Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Fabio Vincenzo
De: São Paulo
registrado(a): 05-01-2007
|
|
Boa Noite! TEnho uma (femea) persa branca com 1 ano e já é castrada! Não sei dizer de quanto tempo para cá ela passou a fazer xixi no chão em local bem próximo a caixa de areia e as fazes utiliza a caixa normalmente! tenho 2 caixas na casa uma proxima a outra! Não sei desde quando criou este hábito por que passei uns 6 meses sem morar com ela! Neste periodo ficou em uma casa de Campo onde ficava na maior parte do tempo sozinha de humanos, pois, vivia com outra Gata e acho que neste lugar a caixa de areia as vezes ficava além do tempo da troca da areia...acho eu! Ela é muito certinha por isso acho muito estranho este comportamento! O que já tentei:
1-Molho sempre um papel higiênico na urina do chão e deixo na caixa de areia e levo ela para a caixa e a faço ver e cheirar a sua urina do papel na caixa e deixo lá!
2-já coloquei um plástico nos locais aonde faz o xixi mas tbm nada, dizem que isso incomoda raspar a pata no plástico, etc.
Em todas as situações limpo muito bem a área urinada para não virar referencia mesmo por que tenho um gato novo (macho-Norueues) que não quero que aprenda a fazer errado como ela e ele faz direitinho na caixa!
As vezes tenho a impressão de que ela prefere fazer no chão por que fica tão limpo......., melhor que a areia!
As vezes perco a paciência e brigo muito severamente com ela, sei que não se deve mas estou ficando muito chateado com isso! Coloco um cheiro de produto ruim no lugar de onde urinou, etc. loucuras de desesperado!
As vezes penso se não teria sido a castração por que foi depois disso que ela começou, um pouco depois tipo 2 meses depois!
Obrigado
|
|
15-10-2007 23:55:21 |
Última edição por Fabio Vincenzo (16-10-2007 00:02:01) |
|
|
|
Charles
De: Florianopolis
registrado(a): 20-04-2007
|
|
Fabio, estou com um problema parecido. Meu gatinho vai fazer 11 meses e ainda nao foi castrado.. e SEMPRE usou a caixinha... mas de 2 semanas pra cá, ta sendo um fiasco. Ele ta urinando pela casa toda.. do lado do fogão, embaixo da cama, dentro do guarda-roupa 2x, na porta do meu quarto, no tapetinho da cozinha.. e o pior: em cima da cama.. NO COLCHÃO! (ainda bem q nao foi a minha!) ....
como pode ver, estou desesperado tambem.. sempre limpo bem os locais onde ele urina, mas a cada dia que passa, parece que o cheiro aqui em casa ta ficando pior.
Será que se eu castrar agora ele vai parar com isso?? Tem que ser o quanto antes?? .. o problema que eu gastei demaaais esse mes e só vou ter grana pra castração em dezembro:'(
HELP
_______________________________________ Nome: Micchi Sexo: Macho Raça: Himalaio - Blue Lynx Point (padrão Pet) Nascimento: 21/11/2006 Ração: Premier Filhotes Pelos Longos http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1 ... 1258872715
|
|
16-10-2007 00:44:55 |
|
Fabio Vincenzo
|
|
Acho que com a castração pelo que já andei lendo por aqui melhora sim! Mas não é o meu caso, a minha gata, urina ao lado da caixa de areia ou bem próximo a ela, na verdade no mesmo banheirinho onde tem a comida e a caixa de areia! Abraço!
|
|
16-10-2007 01:02:47 |
Última edição por Fabio Vincenzo (16-10-2007 12:32:46) |
|
|
|
Marcia Scheiner
De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 12-03-2007
|
|
Oi, Charles : Quando seu machinho sai fazendo xixi por tôda casa, êle está está "delimitando" teritório. Quanto mais ràpidamente castrá-lo , melhor será. Castrações não são uma exorbitância, principalmente em machos. Já ouvi falar que até por 50 reais já castraram os machinhos. Aqui no rio eu paguei 90 reais, e no cartão de crédito, vale ressaltar. Faça uma pesquisa em sua cidade. Pendure os cheques, negocie com o vet..rsrsrs...é a única forma de resolver o problema, na minha opinião. Abraços e boa sorte !
|
|
16-10-2007 17:00:36 |
|
Fabio Vincenzo
|
|
Por Favor alguem tem algo de produtivo para ajudar nesta questão, pois, é loucura, mesmo que ela faça do lado da caixa, ainda assim é complicado o convívio! Mesmo pqe tenho outro gato filhote novo na área e pode então partir para esta idéia e o que vai virar então? Obrigado
|
|
18-10-2007 00:19:06 |
Última edição por Fabio Vincenzo (18-10-2007 00:19:45) |
|
|
|
Tatiane Fasolin
De: Porto Alegre - RS
registrado(a): 14-06-2007
|
|
Oi! Não sei se ajuda, mas vale o comentário... A Sharon chegou lá em casa com dois meses e não tinha idéia de como seria na hora das necessidades... Comecei a controlar, cada vez que ela ficava quietinha em um canto cheirando muito eu pegava ela e colocava dentro da caixa. Mesmo assim várias vezes ela saia e fazia do lado e duas vezes ela fez em cima do tapete do banheiro. Depois de muita insistência, fazendo isso... tinha que sair correndo cada vez que ela ficava cheirando o chão, ela parou. De repente vc pode ficar de olho e cada vez que for pro lado da caixa, vc pega ela e coloca dentro da caixinha... e fica do lado. Ah! outra coisa, eu nunca tirava o xixi rápido, deixava horas pro cheiro pegar bem na areia e na caixa. Tem um tópico aqui no fórum que que é "cx de areia", dá uma olhadinha lá. Espero ter contribuído...
_______________________________________ Tati ;-)
|
|
18-10-2007 11:04:25 |
Última edição por Tatiane Fasolin (18-10-2007 11:23:36) |
|
|
|
silmara
De: São Paulo - SP
registrado(a): 07-07-2006
|
|
Oi Fabio, Muitas vezes o xixi fora de lugar é para chamar atenção, se ela passou esse tempo longe de vc de repente ainda está meio "bolada", se for isso assim que ela se sentir mais segura já melhora.
Preste muita atenção no produto que usa para a limpeza, a água sanitária por exemplo tem qualquer coisa que faz os gatos voltarem a usar aquele lugarzinho.
Também é importante que ao limpar o xixi a gatinha não veja, também já me disseram que é bom colocar um potinho de comida no lugar onde ela faz o xixi, e principalmente quando ela fizer o xixi no lugar certo dê um agradinho, carinho ou um petisco, elogie como se fosse a maior proeza do mundo dos gatos rsrsrsrs e quando ela fizer no lugar errado, só ignore.
A Vet dos meus gatos diz também que muitas vezes eles fazem as necessidades fora para "mostrar" aos donos um problema de saúde, o xixi dela é normal? clarinho? quantidade normal? é bom observar também...
E só para terminar, na minha opinião dificilmente os outros gatos vão imitá-la, eu tenho 3 gatos e por um tempo teve uma que inventava de fazer xixi dentro do box no banheiro, até hoje se esquecer o box aberto ela faz, e os outros 2 que chegaram depois e filhotes nunca fizeram essas "porquices" rsrsrs
_______________________________________ "Cães têem donos, gatos têem equipe de apoio"
|
|
18-10-2007 11:56:27 |
|
liandra
registrado(a): 07-06-2006
|
|
Gente, também estou passando por este problema. Tenho 3 gatos, 1 persa (fêmea), 2 siameses (1 macho e 1 fêmea). Antes eram só as 2 fêmeas, a siamesa batia na persa, a persa vivia fujindo dela, mas as duas faziam suas necessidades direitinho na caixinha. Depois veio o machinho, que por incrível que pareça, trouxe um pouco de paz para a casa, as duas não brigam mais, e ele brinca com as 2. Porém, depois de uns 6 meses que eu trouxe o machinho, minha gatinha persa começou a fazer xixi em qualquer lugar, menos na caixinha, porém o cocozinho ela continua fazendo no lugar certo. O pior de tudo é que ela sabe que está fazendo errado, pois quando ela percebe que eu vi ela fazendo xixi no lugar errado, ela sai correndo. Já dei broncas, já dei uns tapas, mas nada adianta. Já passei vinagre branco no lugar, adianta por uns 2 dias, mas no terceiro lá vai ela fazer no lugar errado... já coloquei 2 caixinhas, uma na sacada e outra na área de serviço, não adiantou. Comecei a trocar a areia um dia sim, outro não, não adiantou... Dá até impressão de que quando estou em casa ela segura o xixi, esperando eu sair ou me distrair para que ela faça xixi no lugar errado. Ontem foi o cúmulo, ela fez xixi na cama que minha enteada usa quando vem para casa. Não sei mais o que fazer para educá-la, acho que ela não tem mais jeito não. Me ajudem, please, meu piso é de madeira, daqui a pouco terei que trocar o piso! Abraços!
|
|
26-10-2007 08:29:29 |
|
|
Ola Liandra,
Com certeza brigar e dar palmadas nã vai adianta nadica! só piorar!
Quando minha exótica chegou, ela fazia coco e xixi por TUDOOOOO!eu morava em outra casa,com a minha sogra, que é piorrrrrrrrr!(kkkkkkk) só tinha ela mais meu primeiro persa, ela fazia na minha cama, banheiro, sofá, sala.. tudo menos a caixinha... comecei pondo pratinhos de comida onde ela costumava fazer, e conversar bem calmamente com ela, dava carinho brincava. Ela foi melhorando, levei ao vet, estava com cistite, tratei, Hoje no maximo ela faz coco ao lado da caixinha de areia e só, xixi só na caixinha.
ás vezes ela pode estar chateada com algo, ou até com alguma dor ou doença.
Verifique, ás vezes o problema émais simples e pode ser resolvido com alguns exames!
Beijinhoas
|
|
26-10-2007 10:24:15 |
|
Fabio Vincenzo
|
|
Então continuo ainda com a questão já fiz de tudo quase! O que está parecendo que deu um resultado foi o fato de colocar uma caixa vazia ao lado da de areia! Ela está fazendo na caixa vazia! Vamos ver! oBRIGADO A TODOS
|
|
28-10-2007 23:27:13 |
|
|
Fabio você chegou a trocar o tipo de areia?
|
|
29-10-2007 10:51:27 |
|
Charles
De: Florianopolis
registrado(a): 20-04-2007
|
|
Bem lembrado Lisi! Uma vez meu amigo comprou uma areia diferente* e as gatinhas dele simplesmente não fizeram nada na caixinha (nem fora dela..) Ele reparou que as gatas "travaram" ai no segundo dia ele voltou pra areia que usava antes e elas voltaram a usar normalmente. Pode ser isso!
*parece que era uma areinha com aroma...
_______________________________________ Nome: Micchi Sexo: Macho Raça: Himalaio - Blue Lynx Point (padrão Pet) Nascimento: 21/11/2006 Ração: Premier Filhotes Pelos Longos http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1 ... 1258872715
|
|
02-11-2007 15:17:38 |
|
|
É isso mesmo Charles, ás vezes eles não gostam por qualquer motivo. Ou cheiro, ou por ser mais grossa as pedrinhas, e machucar, ou mais fina e grudar...
Assim como a troca de ração, a areia também deve ser gradativa.
BjkSS
|
|
02-11-2007 19:08:37 |
|
Fabio Vincenzo
|
|
A situação é essa tenho dois gatos um noruegues e ela a persa e tenho então 3 caixas (2 com silica que troco a cada 15 dias) e 1 com uma areia chamada Celcat vem em uma lata que vou trocando a cada 3 dias totalmente e retiro as pedrinhas quando com urina! Ela tem feito nesta caixa Celcat mas de vez em muito faz ao lado fora da caixa!!!! Tipo ela faz em um lugar ao lado da caixa então desloco a caixa para onde ela fez o xixi, então ela faz no lugar aonde estava a caixa anteriormente e assim ficamos gladiando! As vezes quando faz longe das caixas infelizmente e desesperdado confino ela num quarto aí então ela passa a fazer o xixi somente na caixa! Parece as vezes que ela chama a atenção mas eu penteio ela diariamente, cuido troco agua comida, lavo tudo, etc. enfim estou presente! Não sei por que faria isso, casar com ela não posso, dormir tbm não, deixar de ir trabalhar tbm não, algo está faltando para ela mas não sei o que é! Ela é magrinha e muito doce passa o dia entocada ou quando eu chamo ela vem, mas só está ativa nea madrugada! Ela Adora ser penteada, na verdade ela me chama pra que penteie ela enquanto come, parece loucura mas é verdade!Será que existe psicologo pra dar uma avaliada? Obrigado a todos por ouvirem meu desabafo!
|
|
02-12-2007 14:32:03 |
Última edição por Fabio Vincenzo (02-12-2007 14:38:07) |
|
|
|
Fabio Vincenzo
|
|
Ninguém vai dizer nada não!!!! Obrigado
|
|
14-12-2007 23:22:42 |
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Olá Fábio!!!
Nos últimos tempos, alguma coisa mudou na sua casa? Alguma rotina? Ela foi a primeira gata a chegar? Exemplo: uma amiga estava grávida e nem sabia, mas a gatinha dela começou a ficar estranha! Ela fez uma bateria de exames na gata e nada... Eu ainda disse: menina, é alguma coisa que mudou em vc ou na sua casa e.... batata!!!!
Já vi relatos de animais que não suportam nem a mudança de móveis na casa. Outra coisa, qdo ela veio pra vc, ela já fazia a sujeirinha na caixa? Tenho outra amiga que pegou uma feminha persa muuuito novinha e ela nem sabe o que é caixinha. Só faz dentro exatamente quando vc faz a mesma coisa: tranca num espaço minúsculo. A gata já tem quase 10 anos e é a mesma coisa sempre.
Já o meu Princippè é birrento. Se alguma coisa não sai do jeito dele: cocô fora da liteira!!!!! Tente entender o que se passa naquela cabecinha peluda!!!! hehehehe...
Bjos.
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
15-12-2007 12:15:18 |
|