Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Probelam Renal    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Karin Parada

De: Jundiai - SP
registrado(a): 02-07-2007
Bom Dia,

Tenho uma gata e ela tem 18 anos...a mais ou menos uns 20 dias minha mãe notou que ela estava com dificuldade de fazer coco.
De imediato liguei para um veterinário que trata dela e ele diosse que seria o caso de colocar um supositorio e se não tivesse resultado teria que fazer uma lavagem.
Colocamos o supositorio e nada...levei a gata em uma clinica de indicação do veterinario e lá disseram que ela nao tinha coco,mas que estava muito desidratada (foi detectado puxando o pelo dela).
Recomendaram fazer um exame de sangue (hemograma,função renal)...na mesma hora colheu e no resultado o hemograma estava tudo bem já o de função renal apresentou as taxas muito elevadas de creatinina (256) e de uréia (7).
O veterinário disse que seria bom deixá-la 3 dias seguidos tomando soro para ver se baixava essas taxas...deixei os 3 dias e repetiu-se o exame...as taxas baixaram. Creatinina foi para 130 e uréia foi para 4,1 porém disseram que ainda estava alta e deixei minha gata mais 3 dias tomando soro...
Repetiu-se o exame de sangue na qual o resultado saiu hoje...a creatinina foi para 120 e a uréia foi para 3,3.
O veterinario disse que as taxas deveriam ter baixado mais e neste caso seria necessario soro subcutâneo todos os dias na gata...(disse que eu mesma poderia fazer em casa)
Busquei uma 2º opinião e o outro veterinário disse que seria o caso de se pensar em eutanásia já que a gata não tinha respondido bem ao tratamento...
A mais ou menos 15 dias ela vem comendo somente a ração da Royal Canin de problema renal...domingo ela passou a comer também a mesma ração só que a que vem em sachê que é pastosa.
Ela come e bebe água normalmente,está fazendo coco todos os dias.

Gostaria de saber qual a opinião de vocês...

seria o caso mesmo de se pensar na eutanásia?
o soro todos os dias é o ideal?
li em alguns artigos que água de coco muitas vezes substitui o soro nos gatos,isso é verdade?

Aguardo um contato de vocês.

Muito obrigada!!!!

03-07-2007 09:19:23

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Karin, eu tenho uma gatinha com a síndrome do rim policístico, mas que nunca apresentou sintomas, mas eu sei que um dia isso vai acontecer.......

Tenho muita amizade aqui no ABC paulista com veterinários especializados em felinos.

Todos dizem que a administração de soro é muito boa sim, e deve ser feita diariamente num caso como o da sua gatinha. Mas devemos tomar cuidado, pois nem todos os veterinários sabem o que estão dizendo quando o assunto é GATO. Devemos considerar também que é um animal de 18 anos.

Fazer eutanásia é muito complicado... Mas ao mesmo tempo, a gatinha está teoricamente com vida normal: comendo, bebendo etc...... Eu não faria!!!!!!!!!!!!!!!

Já ouvi falar da água de coco sim, mas acho que outros forunlinos têm mais experiência do que eu nesse assunto.

Ah, mais uma coisa!!!!! Eu faria o exame de função renal com mais frequência na sua gatinha (uréia e creatinina). Assim vc não e pega de surpresa.

Bjo.

04-07-2007 08:15:20

Karin Parada

Obrigada Valeria pelas dicas...

Ontem minha mãe começou a dar agua de coco e ela nao quis...nao bebe de jeito nenhum...no mais ta tudo bem,come,bebe agau,faz coco,xixi...tudo normal...

Você saberia me indicar algum veterinário de SP que entenda de gatos???

Muito obrigada pela atenção e pelas dicas!!!!

bjos

04-07-2007 10:22:32

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlina Karin,

Em primeiro lugar, seja muito bem vinda ao nosso Fórum Felino.
Afora vc é uma forunlina!

Também não acho que eutanasiar uma gata  porque está com idade avançada seja o caminho. Afinal ela não está internada entre a vida e a morte!
A água de côco é hidratante natural, o melhor que existe, se ela não quer tomar, vc pode misturar na água da tigela dela, colocando metade/metade. Ela vai ter que tomar pois misturda à água, o sabor fica mais longe.

As rações prórpias para problema renal, as vezes os gatos não querem comer...eu te indicaria a Sopinmha da Roseli pra vc dar pra ela, pois a sopinha conribui par ao bom funcionamento do intestino, faz os rins trabalharem, mormente se vc utilizar sempre cenoura com Chuchu!
Fica aí a minha dica!

Abç

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

04-07-2007 11:26:29

Sandrinha

De: São Paulo - SP
registrado(a): 20-05-2007
Valéria, será que vc pode em indicar algum bom veterinário em São Caetano, ou mesmo no ABC???

Moro próxima a está região e até agora não encontrei bons veterinários!!!

Bjks

04-07-2007 14:02:57

Valeria Veronezi

Sandrinha / Karin!!!

Eu não esquecerei de vcs, hehehe... Só tenho o telefone dos veterinários na loja, então passarei os telefones amanhã à noite, ok??

Bjos!!

04-07-2007 19:27:21

Sandrinha

De: São Paulo - SP
registrado(a): 20-05-2007
Obrigada!!!

05-07-2007 08:33:20

Karin Parada

Obrigada a todos pelas dicas e pelas palavras...

Minha gata continua recusando a água de coco...mesmo misturada a água normal...
O veterinário disse que não poderia dar nada além da ração e minha dúvida é se essa sopinha eu poderia dar,já que o recomendado foi somente a ração para problemas renal.

Mais uma vez obrigada a todos!!!!

bjos

05-07-2007 09:58:51

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlina Karin,

Sim, a sopinha não faz mal nenhum, ao contrário, só traz benefícios, pois é natural e não vai absolutamente nenhum tempero ou sal. Ela ajuda a fazer o intestino , rins , bexiga, todos mundo trabalhar!
Abç

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

05-07-2007 10:22:35

Karin Parada

Obrigada pela informação...vou ver se faço neste final de semana que ela estará comigo,pois ela mora com minha mãe.
A água não deu mesmo,nem misturada nem sozinha,nem de jeito nenhum...vou ver se la comigo ela toma...

Obrigada mais uma vez a todos.

bjos

05-07-2007 14:27:56

Luana Wagner

De: Sapiranga - RS
registrado(a): 02-12-2009
Oi Gente, agora to apavorada!! preciso da ajuda de voces!! sou uma leiga no assunto, ja pesquisei um monte no forum, mas como todas voces sao experientes, o que leio parece Grego pra mim(nao entendo nada)!!!

Ah umas duas semana atraz minha gatinha(SCARLET) q e nova, tem um ano e meio apenas, comecou a vomitar dia sim e dia nao, as vezes com bolas de pelos, as vezes so uma aguinha, dei a pastinha de controle de bola de pelo, observei as feses dela, xixi... o vet disse q ela tava comendo muito rapido e tava se engasgando.....parecia tudo normal.

Mas ela estava mais carinhosa, querendo ficar o tempo todo no meu colo...isso nao e normal, pois ela adora brincar...... levei ela no veterinario sexta feira passada, e pedi q ele investigasse tuudoo....q nao iria arredar meu pe de la se ele nao descobrisse a causa.
e foi ai q descobri q o nivel de creatina estava 4,6!!!! ela ficou internada no soro, pra estimular os rins a funcionar! ele fez ultrason, disse q o tamanho do rim, aparencia, esta ok! fez exame de urina e outros exames de sangue, tudo ok!!
ontem a noite a creatima estava em 2,8! e o vet disse q acha q hoje ela ja podera vir pra casa?!!? disse q o ideal e 1,8??

mas pelo q vi neste topico, a gatinha da karem q inicialmente esta com creatina 256, o vet considerou muito elevado.......to apavorada!!!1, 3 a vet dela tb acha elevado!!!

qual e o nivel ideal de creatina para um gato de um ano e meio?
o que eu devo fazer para ela voltar a ser uma gata normal?
ela tem chances de voltar a ter uma vida normal?

eu moro na thailandia, no norte, nao tem muitos veterinarios aqui, to pensando em leva-la pra capital da thailandia em um hospital melhor, porem o stress da viagem(temos q ir de aviao ou carro demora 7 horas) pode ser ruim pra ela....

Por favor me ajudem, me deen uma luz......

24-11-2010 00:13:17

Valeria Veronezi

Olá, Luana!
Tudo bem?

O nível ideal de CREATININA de um gato saudável é 1,7...  1,8.
Já o de uréia é de 10 a 60.
(De acordo com os valores de referência impressos no exame e o protocolo usado)

Mas, como eu aprendi com um veterinário, não devemos olhar os valores de forma isolada!! O que conta é o estado clínico geral também.

2,8 é um valor alto? Sim e não... Para um gato como a Tetê que tinha insuficiência renal crônica, era um valor médio. Ela viveu com nesse nível durante anos. (ela fazia 1 hemograma a cada 3 semanas para controle) Mas de repente para um gato que está em crise aguda, pode ser alto... Como eu disse, o quadro clínico e o histórico do animal devem ser sempre levados em consideração.

O que você deve fazer para ela voltar a ser uma gata normal:
Eu te dou algumas sugestões, mas a primeira e principal é que você tente passar a gatinha em um vet especializado em gatos ou pelo menos que goste de gatos, pois infelizmente há uma tendência dos profissionais a tratarem nossos gatos como cães pequenos. E há muuuuita diferença entre eles.

Alimentação: converse com o vet e troque a alimentação dela o quanto antes. Lembre-se de que a saúde vem de dentro para fora. Cuidado com petiscos, medicamentos, comida humana. Já existe no mercado rações medicamentosas para crises renais agudas ou para tratamentos a longo prazo para gatinhos crônicos (que era o caso da minha Tetê que comeu ração medicamentosa por 3 anos e viveu super bem!).
Também não adianta administrar a ração medicamentosa por um tempo e voltar a oferecer uma ração ruim, de má qualidade, cheia de sódio... As famosas rações "comerciais". O barato sempre sai caro!

Água: espalhe bebedouros pela casa, compre fontinhas que simulam água corrente. O importante é fazer sua gatinha beber água e estar sempre hidratada.

Ela tem chances de voltar a ter uma vida normal?
Tenho certeza de que SIM, ela volta a ter uma vida normal desde que o diagnóstico for bem feito e que todas as formas de controle e tratamento sejam aplicadas dependendo do caso. São elas: alimentação específica para pacientes renais (se este for o caso), hidratação, hemogramas regulares, etc.

Crônica ou Aguda: acredito que o próximo passo é saber se essa foi apenas um caso isolado ou ela é paciente crônica (calma, porque o gato vive muito bem e por muuuuuuuitos anos!!!). Se for uma crise aguda, o tratamento é um, se for crônica, é outro.

Tenha sempre em mente de que o gato não é como o cão: os gatos sofrem em silêncio e mascaram os sintomas. Ficam quietos e não procuram ajuda. Portanto, cabe a nós estarmos sempre de olho nos nossos bichanos. Peque sempre pelo excesso de zelo!!!!!

Tenho certeza de que ela ficará bem, pois muitos gatinhos que tem problemas renais vivem super bem!

Vá atualizando a gente de como ela está.

Beijokas e boa sorte,

24-11-2010 11:30:30

Solange Vasconcelos

De: Rio de Janeiro
registrado(a): 07-04-2010
Oi, Karin
Uma sugestão a mais , só que está tudo em inglês mas dá para entender. Poderia mostrar para o veterinário pois é uma fórmula elaborada para ajudar gatos com problemas renais. Vc pode também dar junto com a medicação e tratamento , um fitoterá-
pico para  problemas renais. A fitoterapia  é um complemento com excelentes resultados em animais.

Only Natural Pet Kidney Support Plus

Only Natural Pet’s Kidney Support Plus has been formulated with key factors which help maintain optimal kidney function, balance urine pH and mineral levels, normalize circulation, and support the immune response to foreign material in the urinary tract and kidneys.  This advanced formula is a combination of synergistic ingredients that work to normalize homocysteine levels, support renal blood flow, aid in detoxification, and promote proper mineral balance.

Kidney Support Plus has been formulated to support the kidney's optimal function for the animal that needs prevention, maintenance, and care for stressed kidneys. This product may not be appropriate if your pet is in certain stages of renal failure. We suggest consulting your veterinarian if you are unsure. Kidney Support Plus for Dogs is a smoke-flavored chewable tablet which dogs find very palatable.  Kidney Support Plus for Cats is a fish flavored chewable tablet which cats find very palatable.   

Kidney Support Plus for Cats:

Active Ingredients Per 2 Tablets:
Eicosapentaenoic Acid (EPA) 180 mg
Docosahexaenoic Acid (DHA) 120 mg
Astragalus Root Powder 60 mg
Lecithin 50 mg
Rehmannia (Root) Extract 50 mg
L-Arginine 50 mg
Nettle (Urtica dioica) Seed Extract 50 mg
Cordyceps sinensis Extract 50 mg
N,N-Dimethylglycine HCl 25 mg
Potassium (Gluconate) 8.25 mg
Vitamin B6 (Pyridoxal 5-Phosphate) 8 mg
Inositol 8 mg
Vitamin B1 4 mg
Vitamin B2 4 mg
Choline 4 mg
Folic Acid 0.15 mg
Vitamin B12 (methylcobalamin) 0.050 mg

Inactive Ingredients:
brewers yeast, fish flavor, microcrystalline cellulose, silica, stearic acid, vegetable stearate.

Directions For Use:
Give 2 tablets daily. Daily amount can be divided between AM and PM.

Outra  fórmula :
Kidney Support Herbal Formula contains a blend of herbal ingredients from both Western and Chinese herbal traditions to help maintain your pet’s optimal kidney health and normal renal functioning . The key factors of the formula help balance urine pH, promote healthy circulation to improve renal blood flow, aid in normal detoxification processes and support the immune system in response to foreign material in the urinary tract and kidneys.
From the Traditional Chinese Medicine (TCM) perspective, the formula's benefit to kidneys is enhanced through the focused use of herbs selected to support heart and spleen health, which in turn support the kidneys. Designed to support healthy function of the kidneys and bladder in cats and dogs needing prevention, maintenance and care for stressed kidneys, our blend of herbal and botanical ingredients in this formula includes:
•    Cranberry Juice Extract: Traditionally, cranberry has been used to protect against pathogenic urinary tract conditions. Research suggests that its mechanism of action is preventing E. coli bacteria from adhering to the bladder wall. Cranberry also helps to balance urinary tract pH (acidify), to dissolve struvite (Magnesium-Ammonium-Phosphate) crystals, which may develop in urine if it is too alkaline.
•    Marshmallow Root (Althaea officinalis): The soothing properties of marshmallow make it useful in inflammation and irritation of the GI tract, and of the urinary organs. It is excellent for discomfort of the urinary organs, exerting a relaxing effect upon the passages. It also has mild diuretic properties, helps control pathogen activity, and soothes and softens irritated tissues.
•    Astragalus Root: Astragalus (Huang qi) has been used as a popular herbal tonic in China for many centuries. One of its primary uses in TCM is to invigorate the spleen. As an adaptogen, it helps the body regain balance and is the most popular herb in Chinese medicine for its diuretic, cardio-tonic, vasodilating and other useful qualities. Astragalus is used to help maintain normal functions of the liver, lung, kidney, spleen, stomach and heart, to detoxify the system, and to bolster white blood cell growth in supporting the immune system.
•    Rehmannia Root Cooked (Rehmannia rutinosa): Rehmannia (shu di huang) nourishes the blood and replenishes the kidney. TCM sees kidney dysfunction as a syndrome of excessive heat in the blood, impairment of body fluid generation and Yin-deficiency in all channels. Rehmannia is often selected in Chinese herbal formulas for its ability to nourish Yin, and normalize heat and moisture imbalances.
•    Hawthorn Berries (Crataegus oxyacantha): Healthy circulation is essential to kidney health, and studies show that hawthorn berries strengthen heartbeat and improve circulation in the blood vessels of the heart. Hawthorn berries gently dilate the coronary vessels increasing the supply of arterial blood to the heart. This action enhances oxygen utilization, resulting in a stronger, more powerful heart muscle. Increased circulation improves renal blood flow leading to renal clearance. This botanical also has mild diuretic action.
•    Corn Silk (Zea mays): Traditionally, herbalists have noted the soothing and diuretic properties of corn silk, using it to address all conditions of the urinary system. It is useful for helping relieve uncomfortable urination, in treatment of pathogenic urinary tract conditions and kidney stones, and in prevention of pathogenic activity in the bladder and kidney. Corn silk has been used in combination with other herbs to soothe inflammation of the bladder and inflammation of the urethra. It is also used to regulate abnormal accumulation of fluids, which may help reduce the formation of crystals by diluting particle matter present in the urine.
•    Olive Leaf (Olea europaea): The main beneficial constituent of olive leaf is the phytochemical oleuropein, which has a powerful anti-bacterial effect, and it has the ability to interfere with amino acid production that viruses need to reproduce in the body. Olive leaf also may strengthen immune response. Many flavonoids in olive leaf extract have been shown to exhibit anti-microbial and anti-inflammatory properties.
•    Ginkgo Biloba Leaf: Another botanical known for promoting healthy circulation, ginkgo is believed to promote healthy blood flow to tissues and organs, help protect against oxidative cell damage from free radicals, and counter effects of unwanted blood platelet aggregation (blood clotting) that are implicated in the development of a number of health issues, including cardiovascular and renal disorders.

Active Ingredients per Capsule:

Cranberry Juice Extract - 50 mg
Marshmallow Root (Althaea officinalis) - 40 mg
Astragalus Root - 30 mg
Rehmannia Root Cooked ( Rehmannia rutinosa) - 30 mg
Hawthorn Berries (Crataegus oxyacantha) - 25 mg
Corn Silk (Zea mays) - 25mg
Olive Leaf (Olea europaea) - 20 mg
Ginkgo Biloba Leaf - 15 mg

Inactive Ingredients: Beef Liver Flavor, Di Calcium Phosphate, Gelatin Capsule, Magnesium Stearate
Cautions: Safe use in pregnant animals or animals intended for breeding has not been proven. If animal’s condition worsens discontinue use and consult your veterinarian. Consult with your veterinarian before using this product if your pet is on heart medication, or has a history of any medical condition.

Cats:
2 capsules daily divided between the AM & PM
Capsules may be opened and contents mixed with food.

Extrato de cabelo de milho(zea mays) tem na farmácia de manipulação Caminhoá  ( 21 2537-9943)
www.caminhoa.com.br  e-mail  cami15@caminhoa.com.br

OLHA ESTE SITE www.renalvet.com.br , tem no RJ, BA e SP:
SÃO PAULO: Rua Heitor Penteado nº 99,Sumaré tels: (11) 3875-2666 e 3872-5138.

Como você reside em Jundiaí , pode telefonar pedindo uma indicação mais próxima, quem sabe?

Abraços, Solange.

24-11-2010 17:02:51
Última edição por Solange Vasconcelos (26-11-2010 11:05:26)    
Solange Vasconcelos

Oi, Karin
ALIMENTOS RICOS EM POTÁSSIO : EVITAR
VEGETAIS E LEGUMINOSAS:
ALFACE LISA, AGRIÃO , ABÓBORA , ACELGA, ASPARGO , BATATA, BETERRABA, BERINJELA,
BRÓCOLIS, COUVE CRUA, CENOURA, ESPINAFRE, ERVILHA, MANDIOCA, RÚCULA.

FRUTAS:
ÁGUA DE COCO(FRUTA) . TEM OUTRAS MAS FELINO NÃO COME.

SOPAS:

NÃO UTILIZE A ÁGUA ONDE FORAM COZIDOS OS LEGUMES E VERDURAS , POIS ESSE CALDO É RICO EM POTÁSSIO.

COMO DIMINUIR O POTÁSSIO DOS ALIMENTOS :

DESCASQUE OS VEGETAIS
COLOQUE-OS NUMA PANELA COM BASTANTE ÁGUA E DEIXE FERVER
ESCORRA A ÁGUA E PREPARE-OS COMO DESEJAR

FÓSFORO
ALIMENTOS RICOS EM FÓSFORO:
LEITE E DERIVADOS
MIÚDOS,PEIXE,MARISCOS,MOLUSCOS E OVOS.
SOPA, GRÃOS INTEGRAIS, SEMENTES,GERME DE TRIGO E BRÓCOLIS.

CÔCO.

Estas informações foram tiradas do link abaixo http://www.hdjb.com.br/hospital/qualida ... _renal.htm

Cuidado com água de coco, talvez bem diluída em água filtrada para diminuir o potássio,  cuidado com as sopas .

Abraços,Solange.

24-11-2010 18:23:40
Última edição por Solange Vasconcelos (24-11-2010 18:41:29)    
Solange Vasconcelos

Oi, Karin

Não conheço a veterinária pois ela reside em Porto Alegre. Chama-se Synara Rillo e parece  ser muito competente. Ela tem um site ,inclusive dá  consultoria on line. http://synararillo.com.br
Ela escreveu este artigo muito interessante sobre a eutanásia dos animais queridos.

http://synararillo.com.br/?p=688

Abraços, Solange

24-11-2010 22:03:01

Solange Vasconcelos

Excelente artigo publicado pela Royal Canin  sobre o assunto insuficiêcia renal crônica

Abordagem nutricional da doença renal crônica
Jonathan Elliott, MA, Vet MB, PhD, Cert SAC, Dipl. ECVPT, MRCVS Royal Veterinary College, Londres, RU Denise Elliott, BVSc (Hons), PhD, Dipl. ACVIM, Dipl. ACVN Comunicação Científica, Royal Canin, EUA

Introdução

A composição da dieta é importante para a manutenção da homeostasia em animais que sofrem de insuficiência renal crônica (IRC) e ajuda a melhorar a qualidade de vida dos animais. Em alguns casos, as medidas dietéticas podem prevenir a progressão da IRC até uma fase em que o desenvolvimento se torna fatal, a menos que seja realizado um tratamento de substituição renal (transplante).

As recomendações dietéticas e outras formas de tratamento médico devem ser adaptadas às necessidades de cada paciente, de acordo com a apresentação clínica e os resultados dos testes laboratoriais. A insuficiência renal crônica é progressiva e dinâmica, por isso, é necessário realizar exames clínicos e análises laboratoriais regulares e adaptar o tratamento às alterações observadas para que permaneçam efetivas.

Lutar contra a anorexia e manter um consumo energético suficiente

Nos casos avançados de IRC, o elevado acúmulo de resíduos nitrogenados possuem uma ação irritante nas mucosas. O animal sofre de náuseas e vômito e tende a perder o apetite. Se esta situação persistir durante algum tempo, o animal sofre ainda mais perda de peso e a sua esperança média de vida é reduzida.

A ingestão energética do animal dever ser adaptada às suas necessidades e por isso o seu peso e condição corporal devem ser avaliados com regularidade. Os gatos geralmente necessitam entre 50 e 60kcal/kg/dia, e os cães cerca de 70 kcal/kg peso corporal0,75/dia. Uma vez que os lípidos fornecem cerca de duas vezes mais energia do que os carboidratos por cada grama consumida, aumentam a densidade energética do alimento, tornando possível a diminuição do volume de alimento a administrar e assim reduzir os riscos de náuseas e vômito. Pode ser necessário tentar vários diferentes alimentos antes de selecionar aquele que o animal prefere. Por vezes é útil aquecer o alimento (no caso dos alimento úmidos) e administrá-lo ao animal pequenas quantidades a intervalos muito regulares. O apetite dos animais pode também ser estimulado pela adição de substâncias aromatizantes à dieta base.

Razões para restringir a ingestão de proteína na doença renal crônica

Existem duas razões para a restrição do nível de proteína numa dieta formulada para a doença renal:

•Minimizar a azotemia/uremia – mais apropriada para o fim da Fase 3 e para a Fase 4 da IRC em cães e gatos;

•Diminuir a proteinúria mediada por hiperfiltração glomerular, resposta de má adaptação à IRC que contribui para a progressão da lesão renal.
Esta é a razão para a redução da ingestão protéica nas Fases 2 e 3 da IRC.

Uma vez que a IRC atinja a fase urêmica (fim da Fase 3/ início da Fase 4 na classificação IRIS), é recomendado reduzir a ingestão de proteína de modo a garantir que o bem-estar do animal não seja afetado de modo adverso pela uremia. A determinação da razão uréia: creatinina plasmáticas é útil na avaliação da resposta do animal à restrição protéica (diminuição da produção de resíduos nitrogenados). Nos cães, os valores de referência têm sido recomendados de acordo com os níveis de ingestão de proteína, mas nenhum foi publicado ainda para gatos.

A eficácia da redução da ingestão de proteína como um tratamento para a proteinúria é muito controverso no cão e no gato. Em estudos experimentais com ratos, esta estratégia demonstrou ajudar a retardar a progressão das lesões renais (3), de modo que a restrição protéica foi também recomendada para as outras espécies. Estudos semelhantes têm sido conduzidos em animais de estimação, mas nos casos em que a ingestão de proteína foi mais limitada (2,7g/kg/dia), os animais apresentaram sinais de má nutrição protéica e uma diminuição na albuminemia no final do estudo (4). Um estudo subsequente falhou ao tentar evidenciar qualquer efeito benéfico na restrição de proteína (5,2-5,3g/kg/dia) quando a azotemia foi limitada (Fase 1 e 2 da doença renal crônica, de acordo com a classificação IRIS) (5).

Parece ser evidente, a partir de estudos publicados de modelos felinos, que evitar dietas com níveis elevados de proteína, particularmente as formuladas com proteína animal, deva ser recomendado em gatos com IRC. Outra abordagem dietética para limitar a proteinúria é através da suplementação dietética com ácidos graxos poliinsaturados (PUFA) da série ômega 3. Em cães com IRC, a administração de uma dieta enriquecida com ácidos graxos de cadeia longa ômega 3 retardou a progressão da deterioriação da TFG (taxa de filtração glomerular) (6). Embora sejam necessários outros estudos para determinar o impacto dos ômega 3 na progressão da IRC em animais de estimação é, sem dúvida, muito importante garantir ao animal a ingestão desses ácidos graxos, como o EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexaenóico), uma vez que os gatos não possuem na enzima delta-6- desaturase, o que compromete a sua síntese. Deste modo, o óleo de peixe deve estar sempre contido nos alimentos para animais de estimação com doença renal crônica.

Prevenir o hiperparatiroidismo renal secundário através do controle da hiperfosfatemia

Quando a TFG diminui e o consumo de fósforo se mantém igual, ocorre uma discrepância entre a quantidade de fosfato excretada diariamente na urina e a quantidade consumida, havendo acúmulo de fosfato no organismo, o que promove o hiperparatiroidismo e a progressão das lesões renais. Inicialmente, o objetivo é de reduzir o consumo de fósforo através de alimento apropriado de modo a controlar a secreção de PTH. Na fase 3/4 é, contudo, improvável que uma dieta renal seja suficiente para manter este objetivo, e pode ser necessário introduzir agentes quelantes do fósforo de modo a reduzir a biodisponibilidade do fósforo alimentar. Os agentes quelantes do fósforo interagem com o alimento e é por isso importante misturá-los na dieta para uma máxima eficácia. Os efeitos secundários relacionados com a restrição do fósforo alimentar são raros. É recomendado determinar a concentração plasmática de fósforo do paciente e a concentração plasmática de cálcio (de preferência cálcio ionizado) com regularidade, uma vez a cada dois ou três meses. Têm sido ocasionalmente relatados casos de hipercalcemia (7).

Adaptação dos níveis de sódio ao risco de hipertensão

A maioria das dietas destinadas para animais de estimação com IRC contêm menos sódio do que os alimentos de manutenção para animais de estimação adultos. Esta formulação é baseada na hipótese de que com um parênquima renal com função reduzida, tem mais dificuldade de  manter a homeostasia do sódio e a consequente retenção de sódio pode aumentar a pressão arterial sistêmica. No entanto, algumas observações têm colocado dúvidas quanto ao valor de uma restrição sistemática do sódio dietético nos animais de estimação que apresentam IRC espontânea:

•Os animais de estimação que sofrem de IRC toleram um aumento na ingestão de cloreto de sódio até 200mg/kg/dia de peso vivo, durante 7dias (alimento contendo 1,27% de sódio, i. 2,8g de sódio por 1000kcal), com nenhum aumento verificado na pressão sanguínea arterial (8)

•Em modelos experimentais de hipertensão, uma redução no consumo de sódio conduz a um aumento da excreção urinária de potássio e a uma ligeira hipocalemia, com ativação mais pronunciada do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA); a ativação patológica do SRAA pode provocar efeitos nocivos na função renal e exacerbar a fibrose renal em alguns modelos de doença renal felina (9). Devem ser realizados mais estudos para determinar se a redução do sódio ingerido ajuda a minimizar o ligeiro aumento crônico na pressão sanguínea arterial sistêmica, detectada na maioria dos animais de estimação acometidos com IRC, e se a restrição de sódio dietético tem um efeito benéfico nos animais de estimação que recebem medicação anti-hipertensiva quanto ao grau de controle da pressão arterial conseguido.
Prevenção da hipocalemia
A associação existente entre a IRC e a hipocalemia é relativamente limitada aos gatos (nos cães ou nos humanos, a perda de néfrons funcionais acarreta um risco maior para a hipercalemia). Em 20 a 30% dos gatos com IRC a adaptação funcional dos néfrons residuais conduz a perdas excessivas de potássio na urina, resultando em hipocalemia (10). Corrigir estas anomalias eletrolíticas, especialmente quando a concentração plasmática de potássio é inferior a 3mmol/l, é clinicamente benéfico. A hipocalemia severa e a miopatia associada podem ser evitadas se os animais de estimação não forem alimentados com dietas acidificantes e garantindo que a dieta está repleta de potássio e magnésio. Para a grande maioria dos animais de estimação com DRC, pode ser administrada a dieta formulada para a doença renal, a utilização de suplementos de potássio não será necessária uma vez o problema inicial da hipocalemia tenha sido resolvido e o animal apresente novamente apetite.

Lutar contra o risco de acidose metabólica

Os sinais objetivos de acidose metabólica são geralmente visíveis na Fase 3 avançada e no início da Fase 4 da IRC. O papel desempenhado pela acidose metabólica na patologia óssea associada à IRC é bem conhecida na Medicina Humana, mas não foi ainda alvo de estudo nos animais de estimação. A abordagem da acidose metabólica centra-se na administração de um agente alcalinizante por via oral. A resposta do animal ao tratamento pode ser monitorada através de determinações sucessivas da concentração plasmática de bicarbonato, a qual deve idealmente permanecer entre os intervalos de referência fisiológicos. A escolha de um agente alcalinizante depende de diversos parâmetros: a sua palatabilidade, a possível presença de hipertensão (na qual os suplementos de sódio estão contraindicados), hipocalemia (na qual são recomendados os sais de potássio) e hiperfosfatemia; neste último caso, os sais de cálcio podem ser prescritos devido à sua capacidade de captar o fósforo no alimento e nas secreções intestinais. A acidose metabólica aumenta o risco de hipocalemia: estando, deste modo, indicado um tratamento que utilize o gluconato de potássio ou o citrato de potássio.

Outras estratégias dietéticas com o objetivo de retardar a progressão das lesões renais

A disfunção das células endoteliais está envolvida na patogênese da IRC. Na Medicina Humana, área na qual se dedica uma investigação ativa na luta contra estas células endoteliais não funcionais, algumas das estratégias mencionadas abaixo provaram a sua utilidade. Continua por determinar se estas medidas são benéficas em animais de estimação com IRC e quando devem ser aplicadas.

•Enriquecimento da dieta com antioxidantes (vitamina E, vitamina C, taurina, luteína, licopeno, betacaroteno, etc.) de modo a minimizar o stress oxidativo, que contribui para a progressão das lesões da IRC. Os flavanóides, por exemplo, podem desempenhar um papel protetor nas áreas de necrose que ocorrem no glomérulo, graças a períodos alternativos de isquemia e de reperfusão, conduzindo a problemas de circulação que acompanham a IRC.

•Suplementos de arginina por estimular a produção de óxido nítrico, o qual promove vasodilatação.
Importância da fibra

As fibras fermentáveis surgiram recentemente no tratamento dietético da IRC. Representam uma fonte de carboidrato para as bactérias gastrointestinais, as quais utilizam a uréia como fonte de nitrogênio para o seu crescimento. Dado que a excreção de nitrogênio nas fezes aumenta de acordo com a massa bacteriana, foi sugerido que um aumento da massa bacteriana pode ajudar a reduzir a urêmia. No entanto, as toxinas urêmicas clássicas, ao contrário da uréia-nitrogênio, são moléculas de tamanho médio e assim demasiado grandes para transpor com facilidade a barreira membranosa. Por isso, é pouco provável que estas toxinas sejam utilizadas pelas bactérias para satisfazer as suas necessidades de nitrogênio. Pelo contrário, os efeitos benéficos das fibras fermentáveis podem ajudar a regular as alterações digestivas que acompanham a IRC.

Conclusão

A dieta desempenha um papel muito importante no tratamento da IRC de cães e gatos. É essencial adaptar a dieta às necessidades do animal e entender os objetivos do tratamento dietético ao longo das diferentes fases da doença.

Fases iniciais (Fase 2 e 3 da IRC)* os princípios de um tratamento dietético são os seguintes:

•Minimizar a ingestão de fósforo: o que previne o risco de retenção anormal de fósforo e retarda a progressão das lesões renais;

•Limitar a proteinúria, evitando elevadas quantidades de proteína de fontes animais e recorrendo à suplementação dietética de ômega 3;

•Suplementação de potássio: necessária em animais de estimação que se apresentam com hipocalemia
Fase 3 avançada e Fase 4 da IRC*, a dieta visa essencialmente a melhoria da qualidade de vida do animal durante a fase urêmica;

•A ingestão protéica deve ser minimizada de modo a reduzir ainda mais o acúmulo de produtos de resíduo nitrogenados. É importante levar em consideração a fonte da proteína: as proteínas de elevada digestibilidade minimizam a produção de resíduos nitrogenados no sangue;

•Agentes alcalinizantes podem ajudar a prevenir a acidose metabólica, a qual contribui para osteodistrofia renal secundária (provocando dor óssea) e para a perda de apetite do animal;

•Pode tornar-se necessário tratar a hipocalemia com suplementos de potássio;

•A utilização de agentes quelantes do fósforo intestinal ajudam a minimizar os efeitos extra-renais da hiperfosfatemia e do hiperparatiroidismo, especialmente, a osteodistrofia renal e a calcificação vascular, que afetam a qualidade de vida do animal.

24-11-2010 22:28:39

Luana Wagner

Ola Valeria e Solange, muito obrigada pelas informacoes.
Hoje o teste de creatina dela deu resultado 3,10....nao baixou desde ontem... o veterinario nao t creditando no resultado e vai encminhar o sangue dela pra outro laboratorio...
Sempre dei Royal canin pros meus gatinhus.
Ja mudamos a comida da Scarlet pra K/D da Hill- especial pra gatos com problemas de rins...
ela esta comendo super bem! ontem tentamos trazer ela pra continuar o tratamento em casa, mas a sonda desengatou e eu tive q leva-la devolta pro hospital veterinario. Hoje um vet vai ir comigo levar ela pra casa, pra passar um dia em casa. pois eu acho q isso ajudara ela a lutar contra este problema. claro q ela vai continuar no soro mesmo em casa.
Tambem enviei um email pra outro vet que confio, porem o hospital q ele trabalha fica a 8 horas de onde eu moro, mas vamos ver o que ele vai me dizer.
Falei por telefone com outra vet do mesmo hospital, e ela me disse que os niveis de creatina podem aumentar se a gata tem vomitos, pois pode desidratar...entao eu dei agua de coco pra scarlet ontem, ela adora....porem vi que a solange escreveu q agua de coco nao e aconselhavel por causa do potassio?? nao vou dar mais entao...
ela teve vomitos com bolas de pelos, e ta eliminando as feses q estavam trancadas ....talve seja por isso q a creatina nao baixou....neh?

e normal a creatina estabilizar, ou ela deve continuar baixando todos os dias?

muito obrigada novamente,
grande abraco
Solange eu sou natural do RS, mas moro na Thailandia....

25-11-2010 04:20:33

Solange Vasconcelos

Oi, LUANA
Resido no RJ . Como tenho 2 gatas SRD com o vírus da Leucemia felina (FELV) ,navego muito pela net pesquisando,escrevendo para vets de outros Estados. Nunca entrei em contato com a Dra Synara Rillo(Porto Alegre), mas sempre visito seu site.
Dou óleo de coco extra virgem para minhas gatas para imunidade. Compro um fabricado
nas Filipinas - Theraherb . óleo de coco > ácido láurico> monolaurina. Como não existe a monolaurina no Brasil dava o óleo de coco, que todo dono de gato deveria dar. Leia sobre a monolaurina.
Mas através de um site Vitacost.com comprei a monolaurina 300mg em cáps. fabricado pela Ecological Formulas e comecei a dar para elas desde ontem. Estão muito bem , faço um coquetel de cogumelos agaricus blazei,cordyceps sinensis e reishi. Tomam silimarina,coenzima Q10 , unha de gato , raiz de astragalus. Vit. tomam Estibion Pasta. A doença estacionou e posso dizer que só têm melhorado. Como cogumelo tem fósforo dou caps de extrato de cabelo de milho (zea mays) e quebra -pedra (phillanthus niuri).
Se tiver algum vet  bom e sério que pratique Medicina Chinesa , procura(chamam de Holistic Veterinarians).
Tem um site excelente onde tiro idéias para fórmulas. Essas  fórmulas em inglês acima são desse site, acho quem reside na Tailândia pode comprar no site.
www.onlynaturalpet.com
Cuidado ! como sua gata tem um problema renal (insuficiência renal?) fósforo,potássio,etc  fitoterápicos tem isso. Por ex. Chá verde não pode ser tomado por quem tem insuficiência renal. Sempre pergunte ao vet devido a condição renal da sua gatinha.
Não vende aqui no Brasil ,não sei  aí onde vc está. Dá uma pesquisada para ver o que tem de   ração de qualidade ,além das marcas Royal Canin e Hill's . Virbac é uma excelente. Visita os sites das boas marcas,compara os valores de fósforo os ingredientes, imprime e pondera com seu vet,de repente a troca de ração. Estuda os valores dos ingredientes junto com seu vet.
Cuidado com água de coco , pergunta ao seu  vet se vc pode dar na seringa chá de cabelo de milho. Se vc tiver tempo e disponibilidade pode medir a ingestão de líquido e medir quantos ml ela urina. Pergunta se ela pode tomar um pouco de óleo de coco extra virgem para bola de pelo funciona ou mesmo azeite de oliva. Não sei se as pastas para bola de pelo têm algum ingrediente (potássio,fósforo etc)que atrapalhe o tratamento dela. Darei uma pesquisada pela net quando tiver artigo ou qualquer outra info sobre esse assunto, postarei.
Abraços, Solange
Olha a ração da Virbac aí embaixo. Só que é vendida na Espanha.

http://www.virbac.es/p-virbacespubes/di ... affp=&

Thaïland
Virbac (Thailand) Co. Ltd
Centralplaza
Chaengwattana Office Tower
12th floor, Unit 1203
99/9 Chaengwattana Road Tumbon
Bangtalad
Amphur Pakkred Nonthaburi
Tel.: +662 193 8288
Fax: +662 193 8291

25-11-2010 15:42:11

Solange Vasconcelos

Gato com insuficiencia renal crónica

INDICACIONES
● Gato con insuficiencia renal crónica
● Gato con insuficiencia hepática crónica
● Gato con insuficiencia cardíaca crónica

CONTRAINDICACIONES
● Gato en crecimiento
● Gata en gestación o lactación
● Hipoproteinemia

INGREDIENTES
Cereales tratados térmicamente, grasa animal y aceites de pescado y de colza, proteínas de maíz*, carnes y pescados deshidratados*, pulpa de remolacha , semillas de lino, huevo deshidratado*, almidón pregelatinizado, proteínas hidrolizadas*, citrato potásico, fructo-oligosacáridos, DL-metionina, fibras vegetales, colina, taurina, aceite de borraja, polvo de tomate, quitosan, polvo de pino marítimo, minerales, oligoelementos y vitaminas.
Antioxidantes : aditivos CE (E320, E321)
* fuentes de proteínas

COMPOSICION ANALITICA
Humedad 8%
Proteína bruta 27%
Materia grasa bruta 24%
Cenizas brutas 5%
Celulosa bruta 3%
Fibra soluble 1%
Fibra insoluble 5%
Extracto no nitrogenado 33%
Almidón 24%
Calcio 0,8%
Fósforo 0,4%
Ca/P 2
Ácidos grasos esenciales 4,7%
Cociente ω6/ ω3 = 4
Quitosan 400 mg/kg
Licopeno de tomate 500 mg/kg
Polifenoles de pino marítimo 20 mg/kg
Colina 908 mg/kg
Arginina 1,4%
Energía metabolizable(fórmula de FEDIAF) 384 kcal/100g
Energía metabolizable medida 437 kcal/100g
RPC 70 g/Mcal
Digestibilidad media 91%
pH urinario 6,9 - 7,1
Vitamina A 10000 UI/kg
Vitamina D3 1000 UI/kg
Vitamina E 500 mg/kg

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONALES

● La alta densidad energética, gracias a un contenido elevado de materia grasa, permite obtener
raciones poco voluminosas en gatos con apetito a menudo caprichoso. El recubrimiento graso garantiza además a una excelente apetencia.
● El aporte proteico en su justa medida y las proteínas de alto valor biológico ayudan a luchar contra la uremia y evitan sobrecargar el trabajo de metabolización hepática.
● La concentración elevada de fibra soluble ayuda a disminuir la carga nitrogenada del organismo.
● El contenido reducido de fósforo combate la hiperfosfatemia y protege la función renal.
● El elevado contenido en potasio compensa su pérdida renal.
● El mantenimiento del aporte de calcio contribuye a luchar contra el hiperparatiroidismo secundario
● El bajo contenido en sodio contribuye a luchar contra la hipertensión arterial.
● La riqueza en vitamina E, selenio y licopeno de tomate, complejo antioxidante, protege contra el envejecimiento celular y ayuda a limitar las lesiones vasculares, cardíacas y renales.

BENEFICIOS PARA LA SALUD

Protección renal - quitosan + arginina + polifenoles de pino marítimo + ácidos grasos esenciales omega 3 (aceites de pescado y de colza)
El quitosan, extracto purificado del caparazón de los crustáceos, es un quelante digestivo de los derivados fosfatados y nitrogenados. De este modo contribuye a bajar las concentraciones sanguíneas de fósforo, urea y amoníaco, y ayuda a mantener la función renal.
La arginina es un aminoácido indispensable en el catabolismo protídico (ciclo de la urea) cuyo centro es el hígado. Su elevado contenido permite potenciar la destoxificación de proteínas.
El extracto purificado de pino marítimo, rico en polifenoles con propiedades antioxidantes, protege los vasos y facilita la circulación sanguínea.
Los ácidos grasos esenciales omega 3, precursores de moléculas con propiedades antiinflamatorias, vasodilatadores y antiagregantes, contribuyen a mejorar la vascularización y la filtración renal, y por tanto, retrasan la progresión de la insuficiencia renal crónica.
Protección hepática - colina + arginina
La colina es un factor lipotrópico: protege las células hepáticas contra la degeneración grasa. Minimiza la insuficiencia hepática crónica.
La arginina es un aminoácido indispensable en el catabolismo protídico (ciclo de la urea) cuyo centro es el hígado. Su elevado contenido permite compensar una insuficiencia hepática crónica.

DOSIFICACIÓN Y MODO DE EMPLEO
Distribuir la ración diaria si es posible en varias tomas pequeñas.
Ver tabla de racionamiento en el saco

PRESENTACIONES
1,5 kg y 3 kg

25-11-2010 15:50:30

Solange Vasconcelos

Oi, LUANA

Dá uma olhada

http://www.felinecrf.com/

Condição do gato e medicação

http://www.felinecrf.com/meds0.htm

http://www.felinecrf.com/tests0.htm

http://www.fabcats.org/owners/kidney/index.php

25-11-2010 16:10:03
Última edição por Solange Vasconcelos (25-11-2010 19:35:02)    
Solange Vasconcelos

Luana

http://www.nativeremedies.com/petalive/ ... ngredients

25-11-2010 17:09:56

Luana Wagner

Oi Solange, muito muito obrigada pelas indicacoes, estou lendo estes sites todos que voce me passou! e estao sendo bem esclarecedores!!!
Ontem o veterinario inconformado com o resultado do exame de creatina, vez um novo exame, em um outro laboratorio e o resultado foi melhor, 2,7! Fiquei mais aliviada de saber que esta baixando gradativamente!!!
ele injetou fluidos embaixo da pele da scarlet e deixou ela passar um dia em casa!
ela esta aqui do meu ladinho agora... ela esta comendo bem, indo ao banheiro regularmente!
parece estar bem feliz em casa!
mas a noite ja levarei ela de volta pra continuar o tratamento intravenal....

eu li em um destes sites q a causa do problema pode estar ligada com os dentes...a scarlet fez uma cirurgia ah 3 meses atraz, e removeu um dente e lixou outro, entao nesta ocasiao ela tomou uma anestesia, e dizem neste site q a anestesia usada em cirurgias de boca pode acelerar o problema de rins ou ate mesmo causar o problema atraves da liberacao de bacterias e toxinas durante a cirurgia...
ela fez esta cirurgia pois tem a mandibula fraturada(qdo era bem pequena de tanto correr e brincar, se machucou e fraturou a mandibula), os dentes nao sao alinhados, e ela nao conseguia comer direito pois os dentes machucavam a gengiva....foi por isso q tiramos um dos dentes e lixamos o outro, para ela poder comer melhor....
Acredito q ela tenha nascido ja com este problem, e so se agravou apos a cirugia nos dentes...

vou tentar compra pela internet o remedio natural para Kidney support, que vc me indicou.
Hoje q a scarlet esta em casa, eu estou trabalhando de casa, entao estou no controle pra ela comer apenas a comida recomendada pelo vet, e tambem pro meu gatao nao comer a comida dela!! mas quando eu tiver q ir trabalhar....Como fazer para evitar q ela coma a comida Royal canin adultos e coma so a dela(especial para este problema) e evitar q meu gatao coma a comida dela?

26-11-2010 02:17:45

Solange Vasconcelos

Oi, LUANA
Que boa notícia que ela está melhorando. Realmente lab também erra ,tem que repetir o exame em outro.

Vc chegou a ler isso aqui ?

http://www.fabcats.org/owners/kidney/su ... /info.html

E  achei um outro suplemento usado por animais com insuficiência renal  chamado

RENAFOOD  http://www.catfoodguide.com/2009/10/26/renafood/

e esse homeopático da Native Remedies

Mas sempre  antes de comprar ,converse com seu vet primeiro

Quanto a comida acho que não tem outra saída enquanto um estiver comendo ,o outro gatinho tem que ficar separado  e não dá para deixar a comida à vontade ,senão um irá comer a comida do outro. Na hora em que for oferecer comida ,prende um e solta o outro,
não tem jeito. Ou coloca eles separados na hora de comer ,cada um em lugar separado do outro.
Alguém do forum pode ter outra sugestão  por ter passado por essa situação.

Melhoras para sua gatinha.

26-11-2010 10:18:57
Última edição por Solange Vasconcelos (26-11-2010 10:30:32)    
Solange Vasconcelos

EXCELENTE SITE:

http://www.iris-kidney.com/

IRIS  INTERNATIONAL RENAL INTEREST SOCIETY

"    We hope you enjoy this site, which is designed to bring you news and information regarding the work of the IRIS group. The mission of IRIS is to help veterinary practitioners better diagnose, understand and treat kidney disease in cats and dogs. "

26-11-2010 16:16:18

Luana Wagner

Ola Gurias,
a Scarlet esta em casa desde quarta feira da semana passada- a creatina dela estava 2,75, dei soro pra ela todos os dias 100mls e comida especial. durante o dia ela dorme bastante, e a tardinha depois do soro ela fica mais alerta e come mais... brinca bastante tambem...ninguem diz q ela tem este problema, pois parece normal....come normal, bebe bastante agua, popo normal e bastante pipi...

Ontem levei ela pra reconsulta, e a creatina esta 2.91, eles tb encaminharam o sangue pra avliar outros fatores como anemia, etc.. mas ainda nao estao prontos---ficarao prontos hoje.
o vet pediu pra mim continuar dando soro todos os dias por mais uma semana.... e entao vet se a creatina vai se estabiliazar, e entao tentar reduzir a quantidade de vezes de todos os dias pra 3 vezes por semana...

minha duvida: 100 ml nao seria muito pouco?

Valeria, vc q ja passou por isso, quantas ml voce dava de soro, e com qual frequencia??

o vet disse pra mim q nao e necessario eu dar estes suplementos vitaminicos( mostrei os sites pra ele e tudo) pois no ultimo exame mostrou q estava tudo normal, a nao ser a creatina mesmo q estava 2,75....

vou dar cominda especial pra este problema-K/D da hills, nao irei dar comida de gente...pra evitar de cometer erros e dar vitaminas a mais, ou a menos...

estou dando muito amor e carinhu pra ela, sempre incentivo ela a beber agua, irei comprar um bebedouro pra ela, e irei admistrar o soro em casa....

Gostaria de uma opiniao de algum vet-talvez se o Argemiro puder me dar uma opiniao seria otimo...
Tem algo alem q posso fazer? se eu comprar este suplemento, ajudaria ela de alguma forma, ou como o vet aqui disse q os niveis estao todos sob controle e normais, se eu der este suplemento pode que os niveis aumentem e isso gere algum problem, tipo ataque cardiaco,...

Um abraco a todas, bom final de semana!!

10-12-2010 01:45:28

Fabiana Cassiano

De: Guarulhos - SP
registrado(a): 03-11-2008
Luana, que bom que sua gata está melhorando, fico muito feliz!

Eu acho errado um veterinário já falar em eutanásia sem dar uma chance ao gato de TENTAR sobreviver, dando a ele as melhores condições possíveis, que é o que você está fazendo. Parabéns pelos ótimos cuidados que está dando à sua gatinha! O importante é qualidade de vida!

Quanto às vitaminas, tbm acho desnecessário se ela está comendo e bebendo normalmente, mas se vc realmente quiser, pergunte para o seu veterinário a possibilidade de dar Glicopan da Vetnil, que é um suplemento vitamínico e mineral muito bom. Só veja se ele contém potássio, se tiver NÃO DÊ ok?
Pergunte pro vet.

Bjos e boa sorte

Fabiana

Amor aos gatos em primeiro lugar

Meus amores: Misty, Naná, Nicky, Austin e Rubi

10-12-2010 09:12:03

Valeria Veronezi

Olá, Luana!

Muitos aqui acompanharam meus dramas e alegrias com a Tetê, minha persinha preta que era paciente renal (PKD positivo).

Eu controlava a uréia e a creatinina dela a cada 3 semans (neurose minha). No seu último ano de vida, ela comia exclusivamente Royal Canin Renal (seca e sachet úmido), por recomendações médicas.

A administração de soro aconteceu somente na sua última semana de vida, então acredito que os valores de referência serão diferentes para sua gatinha.

Veja que a Tetê levou uma vida NORMAL, ia inclusive para exposições de beleza, pois seu pelo era lindo! (nem os vets explicavam, rsrsrs...). Ninguém falava que ela tinha essa doença, a não ser que eu dissesse. Conviveu muuuuito bem durante anos (eu a peguei com 3 anos. Ela ficou comigo por mais 5!).

A Fabiana tem toda razão quanto ao uso de vitaminas e suplementos. Temos que tomar cuidado, pois no PKD é muito comum "cobrirmos um santo e descobrirmos outro", entende? Ajudamos uma coisa e pioramos outra. Tudo o que você for fazer, pergunte semrpe ao médico dela.

O resto você já está fazendo: dando amor, carinho e uma vida digna a ela.

(se você quiser conhecer um pouquinho mais da Tetê, acesse meu blog na seção "Quem Somos" - o endereço está na minha assinatura).

Bjo, boa sorte e vamos conversando!  :-)

11-12-2010 10:11:46
Última edição por Valeria Veronezi (11-12-2010 10:12:31)    
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.