Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Carne crua    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Elisangela Santos

De: RS
registrado(a): 31-05-2007
Oi galera
Faz uma semana que adicionei a carne crua na alimentação da minha gatinha que simplesmente adorou. Ela ficou muito mais feliz e ativa. Sempre dou carne que tenha sido congelada por 48 horas pois li que o parazita da toxoplasmose morre se a carne tiver sido congela por esse período. Na verdade não me preocupo muito com essa doença, pois já sou portadora da mesma.Tenho dado uma pequena porção uma vez ao dia. Mantive a ração nas demais refeições, mas estou com algumas dúvidas:
1- Tem algum risco em darmos carne crua aos gatos, além da toxoplasmose?
2- Qual é a quantidade diária recomendada de carne sem abrir mão da ração?

Munha gatinha tem seis meses e está com 2Kg.
Se alguém faz uso desse tipo de alimentação em seus gatos gostaria que me dessem algumas dicas.
Obrigada
Bjs

13-06-2007 19:36:47

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlina Elisangela,

Para dar a carne crua é preciso realmente que seja, carne moída, congelada por 48 horas e comprada de um açougue conhecido.
A quantidade deve ser uma bolinha do tamanho de uma almôndega.
Deve-se tomar cuidado no calor, alguns gatos acabam vomitando.
Só estou comentando as coisas que sei, li e estudei, além dos amigos que fazem essa prática, pois aqui não somos adeptos de carne aos gatos. Damos preferência à sopinha e muito peito de frango!

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

13-06-2007 20:05:08

araguacy

registrado(a): 21-04-2006
Olá Elisângela,

Em primeira experiência com gatos persas a criadora me orientou a dar carne crua, moída e congelada por 48 horas. A quantidade, aproximadamente duas colheres de sopa/dia.  Não hesitei, afinal como gatos são carnívoros...
Quando a levei ao vet, aí vieram mais recomendações que eu não esperava... além de conhecer a procedência da carne, haveria de vermifugar o animal a cada 6 meses,porque existem vermes que se proliferam com o consumo de carne crua.
Além de que eu deveria estar por perto a cada evacuação,  já que o cheiro ...bem...você conhece (arghhh)!  E por mais que o local do banheirinho fosse SEMPRE limpo e desinfetado, pela deterioração das fezes, esse cheiro exalado as moscas gostam e fazem a festa, resultando daí a proliferação de larvas por onde passam, inclusive por nossa cozinha. Observei, constatei que relamente ele tinha razão.  Há um ano, optei pela carne de frango cozida, pela sopinha, e claro, pela ração de boa qualidade.
Existem defensores da administração da carne crua para nossos felinos. Respeito  e cada um age da melhor forma para seu gatinho.  Optei por ter liberdade de limpar o banheirinho apenas uma vez por dia, sem a preocupação do festival de moscas ao redor, sem o cheirinho indefectível, além de não sobrecarregar o fígado de nossos gatinhos de medicação necessária neste caso e de menor frequência, apenas uma vez por ano, no caso do alimento cozido ( SEM SAL).
Boa sorte.
Abraços.

14-06-2007 00:41:36

Rogerinho

registrado(a): 03-02-2006
Oi Elisangela Santos,

Dou Carne crua a meus gatos a quase 3 anos e te confesso que um dos grandes benefícios é a redução de fezes e a ausência de mau cheiro.
Fezes com mau cheiro, ao contrario vem de rações de má qualidade, com pouca proteína (carne) e muito carboidrato.

Observe que as melhores rações têm mais proteínas (carne), e são redutoras de fezes e mau cheiro. Já que a carne é muito mais bem absolvida pelo organismo dos gatos (carnívoros), então eles terão pouca coisa para defecar.

Dou a meus dois bichanos 100 gramas de carne crua a cada um por dia.
A carne deve ser de boa qualidade e não pode ser moída. Deve ser picada em pequenos pedaços.

Meus gatos adquiriram uma resistência a doenças que impressiona.
Eles defecam uma vez por dia e as vezes dia sim dia não, numa quantidade reduzidíssima e sem odor nenhum.

Agora se você for dar a carne, não conte a seu veterinário de forma alguma, pois eles são contra.
Claro, seu gatinho muito pouco precisará deles. Eles quase não adoecem.
Abraços,

Rogerinho

14-06-2007 01:42:48

Vanessa Br

De: Barsília
registrado(a): 02-05-2007
Olá pessoas.
Me interessei pelo assunto das carnes.
Qual a mais indicada? Filet, patinho, coxão mole????
Já ouvi falar sobre os benefícios da carne para os gatos. Acho que vou oferecer à minha Bolacha.
Bjos!

14-06-2007 08:06:01

Elisangela Santos

De: RS
registrado(a): 31-05-2007
Oi Rogerinho
Li algumas coisas sobre os beneficios de dar carne crua aos gatos e lembrei que quando eu era criança minha avó tinha uns seis gatos que eram tratados a carne crua e eles morreram de velhos. Hoje parece que os gatos são mais sensíveis e vivem doentes, principalmente os persas. Não sei se é por causa das rações que damos a eles ou por modificações genéticas. No entanto, percebi que depois que acrescetentei a carne na alimentação da minha gatinha ela ficou muito melhor. Quando chegou em minha casa a coitadinha estava horrível, magrinha, com sarna de ouvido, diarréia e apesar de todas as visitas ao veterinário e os remédios que dava, ela não melhorava nunca. Hoje ela está ótima, alegre, brincalhona... Quanto as fezes não percebi nenhuma diferença quanto ao cheiro mas realmente a quantidade diminuiu. Não sei porque os veterinários são contra a carne, afinal, pelo que eu sei, os gatos são animais carnívoros!! Gostaria de saber se vc dá, além da carne, ração aos seus gatos? E qual ração vc dá? Eu estou dando a Royal Canin Kitten Persian 32 mas não estou gostando e acho que nem ela, pois come só um pouquinho.
Gostaria de saber também com qual frequencia vc vermifuga eles uma vez que, dando carne crua, acredito que a proliferação de vermes é maior. Me corrija se eu estiver errada.
Bjs

14-06-2007 18:52:33

Marcia Melo

De: Mogi das Cruzes - S.P.
registrado(a): 21-02-2007
Olá,

Qdo adquiri meu gatinho a criadora recomendou que eu oferecesse a ele 1 colher de sopa de carne por dia. A carne deveria ser coração de boi ou músculo, ambos moídos 3 vezes. No 1º mês segui a orientação... meu  gatinho adorava... Porém, meu vet, entenda-se o dele..rs... me convenceu a não utilizar a carne crua. Atualmente ele se alimenta de 2 rações: Kitten Persian 32 e Guabi Natural e adora as duas. Além disso, dou a tão famosa sopinha... ele também ama... O Luck tem 7 meses e pesa 2,7 kg...

Bjs

14-06-2007 22:05:49

Rogerinho

Oi Elisangela Santos,

Eu dou a ração também, é claro.
Para que um gato não precise da ração ele teria de comer o animal inteiro, com pele, ossos e vísceras. Como fazem na natureza.

Gatos que não têm acesso a carne e só comem ração, ficam com o intestino frágil e por qualquer motivo evacuam sangue.
A giárdia, por exemplo, pode causar sérios problemas a estes animais.
Uma vez que em gatos de rua ou comedores de carne, eles podem conviver com ela por toda vida sem jamais se manifestar em um problema.

Eu acho a ração a coisa mais prática do mundo, mas nos temos de reconhecer que pagamos um preço por toda esta praticidade. E sem dúvidas, a despesa com veterinários é uma delas.
É muito trabalhoso, todos os dias eu comprar e preparar esta carninha para eles.

Mas tenho de fazer isto, pois meu gato Harin teve problemas urinário, ele tem cálculos de estruvita. Já quase morreu por causa disto, e só melhorou quando passei a dar a carne diariamente como um complemento a ração. Então dou para meus dois gatos.

O outro, o Guga, estava meio gordão e de vez em quando, tinha problemas de pele.
Agora o gato está sarado, musculatura mais firme e nunca mais teve problemas de pele.
Alias os dois nunca mais adoeceram.

E tem outra coisa, eles já têm 8 anos, e o nosso amor por estes danadinhos vai crescendo tanto, que fazemos qualquer coisa por eles.

A carne pode ser qualquer uma, livre de nervos e gordura.
Preferem as mais macias e deve ser picada em pedaços bem pequenos.
Não pode ser moída, já que eles só a comem no inicio, depois param.

Não dê a carne embolada.
Dê os pedacinhos na boca deles, ou espalhe em um pratinho.
Gatos não são como cachorros na hora de comer.
São mais seletivos, comem os pedacinhos, examinando-os bem na boca para certificarem que não há ossos ou qualquer coisa que possa os fazer engasgar.

As pessoas podem também pesquisar em tópicos anteriores este assunto que já foi muito discutido aqui.
Abraços,

Rogerinho

15-06-2007 03:17:45

Leila Almeida

De: DF - Brasília
registrado(a): 20-05-2007
Olá Rogerinho,
eu gostaria de  saber se você apenas complementa a alimentação com carne, sem abrir mão da ração ou eles só comem carne? Eu me interessei pelo assunto, pois meu gatinho está fraquinho e com os pêlos feinhos, ele acabou de sarar de uns fungos de pele, então acho que umas proteínas vão ajudar.

Abraços

15-06-2007 13:49:20

Leila Almeida

Desculpa Rogerinho,
eu ainda não havia lido o tópico anterior, onde você explicou direitinho o que faz e como faz.

Valeu.

15-06-2007 14:01:21

Valeria Veronezi

O ideal é a carne crua ou cozida somente com água?? No caso do frango, tem que ser peito de frango cru??

Tenho só 2 gatos. No caso de cozinhar em quantidade, posso congelar ou é melhor preparar todos os dias??? Ou ainda congelar as porções que vão ser servidas individualmente??

Bjos e obrigada,

17-06-2007 09:16:43

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlina Valéria,

A carne, deixo pro Rogerinho falar.
Quanto ao frango, JAMIS cru, sempre cozido!
O meçhor é o peito de frango sem osso.
Outra parte que serve é o drumet.
Não se deve dar a gordura do frango porque solta o intestino.É só a carne mesmo e sempre cozida só em água.

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

17-06-2007 22:26:47

Leila Almeida

Gente,
só a nível de curiosidade, o meu gatinho não comeu a carne crua, cheirou, cheirou e nada, saiu de perto e nem olhou mais pra ela. E eu pensei que ele iria adorar o novo petisco.

Valeu.

18-06-2007 08:47:57

adriana

registrado(a): 18-05-2006
Oi, oi, pessoal.

Dei peito de frango desfiado para a Dai esse final de semana e ela ignorou...
Já havia tentado outras vezes, até com a sopinha da Roseli, e nada. Será que ela é muito exigente? (rs)

Bjs, Adri.

18-06-2007 11:55:35

Valeria Veronezi

Roseli,

obrigada mais uma vez pela ajuda. Tenho mais uma pergunta: o excesso de proteína sobrecarrega os rins? Assumindo que o animal já recebe uma alimentação super premium??!!

Como sempre, Valéria e a eterna batalha contra a síndrome do rim policístico :)hehehe...

Bjos a todos.

18-06-2007 21:40:08

Rogerinho

Oi gente,

A carne do frango deve ser dada sempre cozida, como bem falou a Roseli.
Na natureza existem animais carnívoros e carniceiros.
Carniceiros comem a carne já em decomposição, ou seja, carcaças de animais que morreram por alguma doença ou mesmo o resto deixado pelos carnívoros.

Já os carnívoros, como são nossos gatos, comem a carne fresca abatida na hora por eles mesmos ou pelos companheiros.

A carne do frango se deteriora muito rapidamente, e os gatos, apesar de serem grandes comedores de aves (pássaros) na natureza, só as aceitam muito fresquinhas, normalmente quando a ave é abatida por eles.

Por isto que nos zoológicos os leões recebem sempre a galinha viva como alimento.
Então devemos adaptar nossos bichanos a aceitar a carne do frango cozida.
Alguns gatos têm dificuldade de aceitar (os meus, por exemplo), mas acabam se acostumando.

A carne de boi é mais fácil de oferecê-la crua aos gatos, mas sempre eles irão preferir as mais fresquinhas.
Se o gato recusar a comer com veemência, desconfie desta carne.

Na dificuldade de conseguirmos uma carne bem novinha, a solução é cozinharmos um pouco. (e torcer para que eles comam)

Agora temos que adaptar nossos animais as condições possíveis de cada um.

Particularmente, acho que devemos sempre oferecer uma outra opção alimentar mais protéica (carne cozida ou crua, ou a sopinha da Roseli) em complemento a ração.

Rogerinho

19-06-2007 02:35:32

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.