Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Olho opaco - AJUDEM!    
Autor
Mensagem Páginas:  1 2 3
larissa

De: São Gonçalo/RJ
registrado(a): 19-05-2006
Oi Pessoal.
Como vocês sabem, estou lutando contra uma possível isóspora em Miguel. Como a medicação não fez efeito, estamos aguardando o resultado do exame de fezes sair. Mas agora surgiu um fato que me deixou desesperada, estou sem comer e dormir. O olho direito de Miguel está com a cor diferente do outro, está levemente opaco. Antes essa diferença só era possível ver quando eu tirava fotos dele, o olho ruim sempre refletia a luz, foi assim que eu percebi que havia algo errado. Mas hoje essa diferença já pode ser vista quando ele olha diretamente pra gente, num local bem iluminado. O vet disse pra eu não me preocupar, e levá-lo no sábado para um exame, mas não consigo ficar calma...Alguém já ouviu falar em uma doença que deixe o olho assim? Será que tem a ver com as fezes moles, bastante gelatinosas? Se alguém tiver alguma suspeita, e quiser ver fotos dele, me diz o e-mail, que eu mando.
Miguel é o amor da minha vida, se algo acontecer a ele, nem sei o que será de mim...

29-05-2007 20:54:07

Charles

De: Florianopolis
registrado(a): 20-04-2007
Infelizmente nao posso te ajudar com nenhuma dica, mas espero do fundo do coração que o Miguel fique bem e que isso nao seja nada mais que uma preocupação atoa que qualquer "mamãe" e "papai" possam ter.

Ficarei torcendo por voces e espero que tudo fique bem, viu?!

Abração.

Nascimento: 21/11/2006
Ração: Premier Filhotes Pelos Longos
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1 ... 1258872715

30-05-2007 01:51:34

larissa

Deus te ouça, Charles. Obrigada pela força.

30-05-2007 20:19:40

lisi
Convidado

Olá Larissa,

Logo que vi o tema do tópico já imaginei oque fosse, e quando li oque você escreveu tive certeza..

Ulcera de Córnea..

Já comece a passar Epitezan ( pomada oftalmica humano) compre na farmácia é baratinha e nao tem contra indicação, logo confirme com o vet se é ulcera de córnea...

Se ficar confirmada lhe passarei um colirio...

Pra nao ter erro.. que já aconteceu de vet achar que é alergia e tascar injeçao de corticoide..

PROIBIDO para gatos, injeçoes de corticoides quando se tratar de problemas oculares, pomadas e colirios só se tiver certeza absoluta que não seja ulcera de córnea..  neste caso o corticoide pode ser muito perigoso, podendo até cegar ou piorar muito o estado...

Beijão
Lisi

31-05-2007 15:48:28
Última edição por lisi (31-05-2007 20:15:32)    
Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlina Larissa,

Demoramos um pouco pra responder, apesar d evc ter enviado e-mail com a foto dela, porque eu estava procurando algumas doenças realacionada.
Realmente não podemos opinar que é isso ou aquilo, porque o olho é algo extremamente delicado e o veterinário precisa ser consultado e fazer alguns exames até.
Estive vendo que pode ser muita coisa, inclusive doenças relacionadas a remédios secundários ou estresse mesmo; pode ir desde Glaucoma, passar por úlcer até uma catarata.
Selecionei estes links pr vc dar uma olhada:
http://www.vidadecao.com.br/cao/index2. ... ftalmo.htm
http://www.blacklab.com.br/cornea.htm

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

31-05-2007 20:41:20
Última edição por Cia. do Gato Persa® (31-05-2007 20:49:42)    
larissa

Charles/Lisi/Roseli.
Acabei de voltar de uma outra veterinária. Depois de um longo exame (fiquei mais de uma hora no consultório) ela disse que o problema no olho trata-se de uma uveíte, provavelmente causada por vírus (talvez, FIV,FELV OU PIF), receitou biamotin e ocufen, ambos colírios. Quanto a diarréia, mandou eu dar Giardicid 50, porém, acredita mesmo que se trata de uma infecção no intetsino. Mas nada disso que ela falou foi com 100% de certeza, só saberemos algo amanhã, pois o Miguel fará uma ultrasonografia, e também sai o resultado do exame do sangue que ela colheu hoje (hemograma completo, próteínas, estado dos rins, FIV/FELV).
Torçam por nós.

01-06-2007 23:13:16

Cia. do Gato Persa®

Olá Forunlina Larissa,

Esperamos que não seja nada e que somente o uso dos colírios resolva isso.
Sobre a PIF, um alerta: as vezes se faz um exame de snague para sorologia pra PIF e o resultado é alto. Isto NÃO significa que o gato esteja com PIF.
A PIF é pode dar em resultado até de um gato que morreu atropelado, porque  quando o rganismo tem baixa resistência, o resultado da sorologia é positivo. É precios observar outros detalhes, se o gato está comendo, brincando, se o tecido da pele não está molinho, se tem distensão de abdomen. Tem uma série de fatores que envolvem um risco de PIF. Não se desespere.
Se o seu gato não sai pra rua, não tem contato com outros gatos, não teve doenças (DOENÇAS) nos últimos meses...acalme-se que PIF não é assim não. EU te digo isso, porque as vezes com um resultado pode-se cometer alguma bobagem ouvindo que animal com PIF precisa ser sacrificado. Então fique alerta. E n´so aqui esperamos os resultados positivos d euma boa recuperação.

beijocas

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797

02-06-2007 14:39:14

larissa

Resultado dos exames: Ultrasonografia normal; fezes sem isóspora, exame de sangue, negativo para FIV e FELV, tudo ok, com exceção de uma proteína,  que deu altíssimo valor. A vet acha que pode ser alguma infecção no intestino, ou algum vírus, e antes de indicar uma colonoscopia ou medicar corticóides, quer que eu dê giardicid 50, e veja as fezes dele como estão. Juntamente com a Royal Intestinal, esperamos que o intestino dele melhore. Tambem vou continuar com os colírios até segunda-feira que vem.
Continua alegre e bem disposto, porém cada vez mais arredio, devido estar sendo manipulado várias vezes para aplicar os colírios e os comprimidos. Ainda não consegui ver ele fazendo cocô, logo não tenho certeza de como estão as fezes nesse momento. O olho continua bastante escuro e embaçado.

Abraços.

04-06-2007 21:02:10

larissa

Amigos.

A veterinária já tem quase 100% de certeza que o Miguel tem PIF. O olho dele está piorando, as fezes não melhoram. Associado Ao altissimo nível de proteínas que deu no exame de sangue dele, mais uma "massa" que ela apalpou na barriga dele, ela já acha que é PIF. Sábado me mandou fazer outra ultra, mas já me mandou ir pensando no que farei (fazer tratamentos pra tentar aumentar os dias de vida dele, ou sacrificar). Nem preciso dizer o quanto estou sofrendo, e provavelmente, quando ele se for, não participarei mais desse fórum, não tenho forçar para amar mais nenhum gato.
Agradeço a todos as palavras de carinho que sempre recebi.

11-06-2007 22:20:59

Cia. do Gato Persa®

Olá Querida Forunlina Larissa,

Vamos ficar aqui na torcida pra que não seja PIF não.
Larissa, antes de mais nada, volto a te falar, EXAME DE SANGUE não dá resultado de PIF, mesmo que apareça alterado. É preciso fazer sorologia específica para detectar a PIF , ainda assim, se ele estiver com  a imunidade baixa, pode aparecer. Isso não significa que vc deve  pensar em sacrificar seu gato.
Querida, muitas doenças se parecem com PIF, um gato que come uma lagartixa e tem lipidiose hepática, e é muito parecido com PIF, cuidado. Veja só, mesmo que o ultrassom revele líquido abdominal, não precisa necessariamente ser em função de Peritominte. Se , como eu te disse, um gato tem lipidiose hepática, o fígado produz uma enzina aceleradamente e faz o abdomen ficar estufado com líquido, na região do peritônio.
A história da PIF já fêz muitas pessoas perderem seus gatos porque sacrificaram antes de ter certeza.
Existe tratamento com Interferon que vc pode fazer se realmente o resultado for PIF.
Cuidado Larissa, pense positivo. É preciso que vc seja forte, muito forte e procure fazer tudo por ele. Ele saberá disso!

beijocas

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797

11-06-2007 22:35:01
Última edição por Cia. do Gato Persa® (11-06-2007 22:38:54)    
lisi
Convidado

De acordo com a Ro!

Com base apenas em exame de sangue a vet já imagina a hipotese de sacrificar? Sinceramente... triste ver isso ainda acontecer nos dias de hoje com tantos estudos feitos e acessíveis aos veterinários...

Minha menina Shay teve lipidose hepática e realmente acontece oque Ro Explicou... Infelizmente Shay não resistiu mas estive com ela até o fim! Lutando, torcendo, rezando.. fazendo de tudo para aquela menina viver!

Beijos

11-06-2007 23:28:31

Charles

De: Florianopolis
registrado(a): 20-04-2007
Larissa,

Eu não tenho muita experiencia com gatos, ja que tenho o meu há apenas 4 meses. Mas como foi falado acima, pode não ser, e mesmo que a veterinaria atual do Miguel de esse diagnóstico, procure a opinião de outros profissionais tambem! Posso imaginar o quão triste voce está, mas tenha fé e não desista.

Assim como eu, te garanto que todos os membros ativos aqui do forum estarão torcendo pela recuperação do Miguel.

O risco dessa transmissão é grande? Pois as vezes aparece uma ou outra lagartixa aqui em casa e ja flagrei meu gatinho "brincando" com elas (ele da umas patadas, deixa ela atordoada... talvez até umas mordidinhas, igual como faz com uma bolinha de papel). Quando isso acontece, imediatamente retiro ele do local e jogo ela no lixo.
Ele corre risco de se contaminar?? O que devo fazer para evitar/remediar??

Abraços

Nascimento: 21/11/2006
Ração: Premier Filhotes Pelos Longos
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1 ... 1258872715

12-06-2007 01:34:55

Raquel Justo

De: Porto Alegre - RS
registrado(a): 25-04-2007
Oi Larissa,
fiquei muito sensibilizada com o que estás passando e estou aqui somente p/ te dizer: Luta pela vida do Miguel, pois só quem ama estes bichinhos adoráveis e tem o privilégio de conviver com eles  é que sabe que vale a pena qualquer sacrifício nosso. Não desista.

Estou torcendo muito pra que tudo dê certo!!!!
Bjos

12-06-2007 09:00:57

Karime Barboza

registrado(a): 10-05-2007
Larissa,

Nós imaginamos o sofrimento que vc tem passado, na luta para diagnosticar e tratar seu gatinho. Faça o melhor que puder, sempre.
Isso é o que seu Miguel mais precisa seu apoio, sua dedicação e principalmente, seu amor.
Estamos todos torcendo para que vc e o Miguel possam sair deste clima de suspense e terror que os acometeu. Que tudo possa se resolver.
Faça o que nossos amigos aconselham: pesquise, insista, não aceite a primeira opinião, busque alternativas e LUTE.
Beijos amiga, e força.

12-06-2007 09:10:56

silmara

De: São Paulo - SP
registrado(a): 07-07-2006
Larissa,

Também não tenho muita experiência, mas não pense em sacrifício, você mesmo disse que ele continua alegre e bem disposto, então é sinal de que ele não está sofrendo, está lutando, mesmo depois de muito pesquisar e até procurar outro veterinário prefira sempre o tratamento enquanto der, acho que sacrificar só mesmo quando o animal está em sofrimento mesmo depois de tratado.

Veja com o pessoal da sua região um veterinário especializado, tente com os protetores de animais que sempre tem casos complicadíssimos e veterinários super competentes e com preços acessíveis para cuidar desses casos.

Por mais que você confie na sua vet me pareceu uma atitude muito cômoda pensar em sacrifício antes de tentar tudo, mas tudo mesmo em termos de tratamento.

Boa sorte

12-06-2007 09:33:58

larissa

Pessoal.
Você me fizeram chorar (ainda mais) com essas manifestações de carinho e apoio.
A veterinária é muito recomendada por aqui, parece estudar a fundo os gatos. Ela não disse que devemos sacrificá-lo, só disse pra eu pensar nisso, ou se vou querer fazer o tratamento. Sinceramente, sacrificar nem passa por minha cabeça nesse momento, já que ele está bem, alegre. Só não sei se, após a ultra de sábado e a vet "confirmar o diagnóstico", se o submeterei a esse tratamento, que, segundo ela, não vai curá-lo, só vai ter uma chance de mantê-lo um pouco mais conosco. Não sei, ele ainda está bem, não quero fazê-lo sofrer, a vet disse que o tratamento, e seus efeitos colaterais, se assemelham a uma quimioterapia. De qualquer forma, sábado, após a ultra, talvez eu o leve a um terceito veterinário.
O que Miguel tem que faz ela dizer que é PIF: ,Febre, emagrecimento, diarréia e um olho extremamente opaco, e uma grande alteração no sangue, com o número de proteinas 3 vezes acima do normal. Acredita que ela quase não conseguiu tirar sangue dele ontem, o sangue estava tão grosso que não entrava na seringa..Quando entrou, coagulou em três tentativas, demorou + de meia hora nisso tudo..Resultado: Colheram sangue dele através da veia jugular, no pescoço. Quase desmaiei no consultorio mesmo..Ah, e a barriga dele não está inchada não..
Estou muito mal, sem dormir direito, trabalhar, nem comer.  Não consigo imaginar como será minha casa, minha vida, sem meu Miguelzinho perto de mim...

12-06-2007 20:34:13
Última edição por larissa (12-06-2007 20:36:59)    
Marcia Melo

De: Mogi das Cruzes - S.P.
registrado(a): 21-02-2007
Olá Larissa,

Também não tenho muita experiência com gatos, mas temos uma coisa em comum: o amor incondicional que sentimos por eles... Nem pense em desistir !!! Tô aqui torcendo e rezando por vcs! Ah! coloque o link com uma foto dele p/ que possamos fazer um pensamento super positivo...

Bjs

12-06-2007 22:35:42

Cia. do Gato Persa®

Volto a insistir.
Vc precisa fazer SOROLOGIA específica para PIF, o resultado leva uns dias pra sair porque não sei se no Brasil já existe o exme, sei que´só nos EUA se faz.
O Ultrassom pode diagnosticar por exemplo que ele tem líquido abdominal, mas não vai identificar o que é.

Existem 2 tipos de PIF a seca e a úmida.
Gato com PIF não brinca, fica debilitado em pouco tempo, tem febre,diarréia, praticamente não come, emagrece rapidinho.
Estamos na torcida, mas faça o exame certo pra identificar o que é exatamente.
A opacidade no olho poderia ser um indício? SIm, poderia, mas existem tantas doenças  que poderiam ser tantas coisas, não é? Então vmaos pensar positivo.

Agora, caso ele realmente esteja, vc pode optar por fazer tratamento a base de vitamina C e o Interferon, pra ele não sofrer.
Ele teve contato com outros gatos?

Mas vamos aguardar.

Dá uma olhada netse link que explica bastante sobre a doença:
http://www.dr-addie.com/Portuguese/treatmentport.html

beijocas

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797

13-06-2007 10:33:24
Última edição por Cia. do Gato Persa® (13-06-2007 10:40:44)    
silmara

Olá Larissa,

Não sei se estou confundido mas você não tem uma outra gatinha? A Sofia? Porque se tiver é bom mantê-los separados por enquanto...

O pessoal mais experiente do site pode te dizer como fazer...

13-06-2007 15:24:43

larissa

Eu falei sobre esse exame da PIF nos EUA, inclusive liguei pro PROVET, em SP, que manda pros EUA, peguei os dados. Mas a vet disse que não confia em nenhum resultado de PIF, apenas o da necrópsia. Eu não tenho como mandar o sangue por conta própria, pois eles exigem uma indicação do veterinário.
Estou sem esperanças, o apetite dele está indo embora, vou acabar com a dieta exclusiva da Royal Intestinal, vou dar franguinho, atum, e tudo o mais o que ele gosta (a Sopinha ele não gosta, infelizmente).
Tenho outra gata sim, a Sofia, Mas eles nunca tiveram contato com outros gatos, a não ser com os pais (eles são irmãos). Acredito que, se o Miguel tive rmesmo, ela tb já tem..Não teria coragem de separá-los, ela é uam espoleta, anima a casa e o anima também, fazendo-o brincar.
O link pras fotos deles é http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/laryth ... mp;.src=ph
Obrigada por se preocuparem conosco, saiba que o carinho dos amigos está me ajudando a não enlouquecer de tristeza.

13-06-2007 19:34:55

Cia. do Gato Persa®

O assunto PIf ainda é uma incógnita.
O resultado pode ser positivo se a imunidade do gato estiver baixa.
É sempre complicado.
COmo eu já comentei em tópicos anteriores, s eum gato morre atropelado e for fazer exame de PIF depois, pode dar e ao invés de dizerem que morreu atropelado, dizem que morreu da PIF! Já pensaram como é complexo isso??

Se vc tem outra gata, o ideal seria separar, mas se vc diz que eles se gostam e que não tiveram contato com outros gatos, eis aí a questão.

A PIF é uma doença transmissível, não há o que argumentar se os gatos não tiveram contato com outros gatos, além disso ela não fica imcubada tanto tempo assim que se demore pra descobrir que o gato tem a doença. Ela aparece e pronto.
Gatos que têm contato com gatos que tem a doença podem OU NÃO se infectarem, depende da imunidade deles.
Acho que os gatos ainda devem ser muito estudados e mesmo assim ainda é difícil podermos detectar tudo o que eles apresentam!

Larissa, quando ele começou a apresentar esses problemas? Quanto tempo faz que vc está tratando de algum problema dele?? Quando a Sofia chegou??

Fique bem!

Mas vamos aguardar.

beijocas

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797

13-06-2007 19:56:54
Última edição por Cia. do Gato Persa® (13-06-2007 19:59:04)    
lisi
Convidado

Ai que aflição Lari! To sofrendo junto!
Aqui pelo fórum, por e-mail...

Mas gente.. sinceramente, não confiar na sorologia e confiar num exame de sangue? estranho não?

Não to muito bem informada, mas sei que tem um kit, e tem aqui no brasil tb, que vc coleta o liquido do abdomem e faz o teste na hora!!! ouvi falar.. nao tenho certeza disso...

De um modo geral, como muitos sabem e outros não, a PIF é uma mutação do coronavirus, ou seja, seu gatinho pode ter o coronavirus e vc nem sabe!
Diz a lenda que 80% dos gatos tem o coronavirus.. Então logo, se é uma mutação, não se pode transmitir pif e sim o coronavirus...é isso que eu li em muitos lugares..

Eu acho que separar a gatinha agora só faria os dois sofrerem mais, pois se for mesmo pif, a feminha tem coronavirus tb...

Gente PIF em adulto é bem dificil de acontecer viu.. acontece mais em filhotes de 3,4-5 meses...

Mas sabe, já ouvi falar e hoje tenho certeza disso.. muito veterinários tem mania de pif, os proprios veterinários falam isso, e se vc for observar os mesmo é oque mais fazem..

Estou aqui torcendo amiga!! qualquer coisa pode ligar heim!!! vou estar esse final de semana na exposição, mas com o celular no pescoço! hihihihih

Beijinhos!

13-06-2007 23:46:43

Karime Barboza

registrado(a): 10-05-2007
Nossa, ao ler o artigo indicado pela Roseli fiquei chocada com o estrago que esta doença faz nos gatos.
E notei a dificuldade em se realizar o diagnóstico. Isso é apavorante, pois se nos EUA já existe este problema, ainda mais aqui no Brasil, onde os gatos não recebem tanta atenção de nossos doutores...
Estamos todos torcendo por um final feliz pro Miguel.
E isso também só nos alerta para a importância das campanhas de castração dos animais, para diminuir o números de gatos vadios, que são verdadeiros portadores de doenças, aos nossos gatos domésticos. Pobrezinhos, não tem culpa, e é nossa responsabilidade evitar o aumento deles nas ruas.
Beijos a todos.

14-06-2007 09:19:24

Celi Cigana

De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 31-05-2007
Larissa, há alguns protozoários q se alojam no olho do animal infectado.Ñ sei se é o caso, mas vale a pena indagar a um veterinário experiente! Sei, por exemplo, q o protozoário da toxoplasmose age assim... Procure mais informação profissional!
Boa sorte, e um abraço!

14-06-2007 18:25:22

larissa

Realmente o Miguel e a Sofia, que são irmãos de mesmo pai e mesma mãe, nunca tiveram contato com outros gatos (detalhe, o pai é um angorá comprado de gatil, a mãe é uma ex vira-latas de rua). Se Miguel tem mesmo PIF, Sofia tb já tem, então é desnecessário e desumano separá-los. A veterinária falou d euma possibilidade remota de o virus ter sido transmitido na veterinaria, ao manupularem um gato doente e depois manipularem os meus..Não sei, a clínica é super séria, acho difícil isso acontecer.
Os primeiros sintomas começaram a uns 2 ou 3 meses, mas a gente tava achando que era isóspora (lembram)? Só comecei a estranhar quando tirei fotos dele e, apesar de os olhos estarem idênticos, nas fotos o olho direito sempre refletia a luz..Aí comecei a pesquisar na net, "descobri" a PIF, e começou o desespero....
Amanha ligarei pra outra veterinaria, contar minha historia e ver o que ela acha..Só sei que enquanto isso meu bebê tá piorando, tá comendo pouco e quase não mia mais, comomiava pra mim (pra me receber em casa ou quando eu preparava algo gostoso pra ele comer)..Acho que o estou perdendo..

14-06-2007 20:14:59

lisi
Convidado

Ahh vou me lembrando aos poucos das coisas.. kkkkkk

A PIF.. ou melhor, o coronavirus (Fcov), é transmitido  pelas fezes gente, aliais isto esta no site que a Ro indicou... "O FCoV é maioritariamente libertado nas fezes, e só muito raramente libertado na saliva. Até ao presente, não existem provas da presença de FCoV nas lágrimas ou na urina."

Meio dificil pegar na clinica né? pode até ser,mas bem impossivel..

Larissa.. c sabe, me liga! hihihi

Beijinhos

14-06-2007 23:24:41

larissa

Se amanhã a vet confirmar a PIF, não sei o que faço...Se eu tratá-lo, ele vai parar de sentir dor? Ou continuará com febre, dores, só prolongarei esse sofrimento?
Não suporto a idéia de não tê-lo mais comigo..Por favor, peço a quem tem fé, que reze por nós.

15-06-2007 14:52:43

silmara

Pode deixar Larissa, tenho certeza de que todo mundo aqui está rezando muito pelo seu Miguel.

15-06-2007 15:04:37

larissa

Obrigada, Silmara..A fé de vocês é importante.
Roseli/Lisi/Fernanda, sabem me dizer se o tratamento faz o gato melhorar (voltar a comer, a se alegrar um pouco) e tirará a dor? Ou vai só prolongar o estado dele como está? Isso será importante na minha decisão amanhã...Queria ter a opinião de criadores, que muitas vezes tem muito mais experiências do que os vets, que só conhecem algumas doenças "pelos livros".

15-06-2007 20:14:59

Cia. do Gato Persa®

Não posso te falar por experiência porque Graças a deus nunca tivemos um caso aqui no Gatil.
Mas o que posso te falar é que o resultado do tratamento vai depender mais do estado dele. Se vc conseguir fazer com que ele se alimente, esteja um pouco ao menos, motivado, ele vai resistir mais tempo sim,.
Por isso volto a te falar, é preciso que vc veja o  estado em que seu gato se encontra.
è possivel que o tratamento ajude ele a ter uma melhor imunidade.
COnheço um caso de uma pessoa que tinha uma gatinha de companhia e ela através do tratamento com interferon, conseguiu resgatar a vida da gatinha, porque ela não estava no estado final, não estava num estado debilitada, tinha alguns sintomas sim, mas a dona conseguiu!

Quem sabe vc, com o amor que tem por ele, não consegue fazer ele ser mais resistente!

Fique bem!

Super beijo

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797

15-06-2007 20:28:13

Páginas:  1 2 3    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.