Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Gatos x Crianças    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Jose Carlos

De: Rio de Janeiro, RJ
registrado(a): 29-04-2007
Pessoal,
Ontem eu estava pensando em uma coisa muito interessante, antes mesmo de ter um gato, preciso pensar nas fases que passarei com ele, e uma delas será que terei filhos e como seria essa convivencia entre gatos e crianças.. principalmente recém nascidos.

Eu conheço milhares de pessoas que não possuem alergia a pelo de cachorro, mas não pode chegar perto de um gato, coisa interessante pois nunca descobri porque isso ocorre...  Dizem que não é muito legal ter gatos em casa na presença de crianças...

Pessoal, teria como me ajudar.. e dar suas considerações e experiencias.

Abraços
José Carlos

14-05-2007 09:11:55

Karime Barboza

registrado(a): 10-05-2007
Caro José Carlos,

O convívio é perfeitamente possível, mas claro que exige mais atenção se você resolver ter os dois bebês ao mesmo tempo. O ideal (já que aparentemente) vc não tem nenhum dos dois é deixar vir os gatos primeiro, para quando vier seu bebê, os felinos já estarem mais crescidos, praticamente adultos. Aí então seria mais fácil, pois filhotes de gatos realmente são bem serelepes e exigem a máxima atenção, quando se tem recem-nascidos em casa. Mas acredito que não haveria problema algum para vc conciliar estas duas alegrias.

Crianças pequenas são atraídas magneticamente por filhotes de gatos, o que também não podemos descuidar pq senão a confusão é certa. Crianças querem pegar no colo e as vezes não fazem de maneira correta e aí, sobram unhas e dentes para o gato se livrar do desconforto. A escolha por raças mais tranquilas como o Persa, seria a ideal para vc, já que são gatos mais tranquilos e tolerantes. Mas temos que cuidar para que as crianças também não machuquem os gatinhos, que são sensíveis as brincadeiras desajeitadas.

Enfim, são tantas coisas para se observarem, mas o principal é: um não impede de ter o outro. Portanto, escolha bem seu bichano e boa sorte na aventura de ser pai de gatos e bebês!

14-05-2007 09:43:02

Jose Carlos

Na verdade nem pretendo ter filhos agora (rs), mas tenho certeza que não vai durar tanto tempo assim, justamente porque não quero ser pai velho também (rs).
Minha dúvida é quanto a administração desse problema de alergia e doenças que possam ser trasmitidas do felino para uma criança, vocês sabem que colocam mitos direto sobre gatos, mas nunca falam nada sobre cães!

14-05-2007 12:05:16

silmara

De: São Paulo - SP
registrado(a): 07-07-2006
José Carlos,

Sou mãe de 2 crianças e tenho 3 gatos, esse negócio da alergia, depende muito do jeito que você e o pediatra tratam seus filhos, acho que criança não tem que ter muita frescura não, se evitar tudo que pode dar alergia na criança tem que colocá-la numa redoma, o ideal na minha opinião é deixar as crianças crescerem à vontade e adquirindo toda imunidade necessária.

Muitos médicos ao saber que a família tem animais logo mandam "livrar-se" deles, isso é um total absurdo, conheço muitas crianças que tem alergia mesmo sem ter animais em casa, se fossem como alguns médicos dizem só teriam alergia as crianças que tem animais, é não é assim que funciona...

Resumindo: Se quando sua esposa estiver grávida ou seus filhos resfriados e o médico disser que tem que se livrar dos gatos, você se livra do médico.

14-05-2007 13:19:50

Jose Carlos

Silmara,
Entendi sua colocação, mas a questão das doenças e possíveis problemas que podem ocorrer para uma gestante por exemplo, tem algo haver? dizem que gatos possuem um substancia nos pelos diferente dos cães que pode causar problemas... sem contar com problemas de doenças passadas dos gatos para a gestante provocando problemas na gestação.. etc..etc...

Obrigado desde já pela ajuda.
Um abraço

14-05-2007 13:36:06

Karime Barboza

As gestantes requerem cuidados extras mesmo, mas nada que obrigue o casal a se desfazer dos animais. Se sua esposa e vc não são alérgicos a gatos, a probabilidade de o bebê nascer com alergia a gatos é menor.
Mas evitar um pouco o contato com as fezes e urina do animal, podem diminuir ainda mais as chances de a mãe contrair alguma doença (vinda do gato).

Mas acredite, os felinos não são tão perigosos assim, ainda mais se vivem em aptos fechados sem contato com gatos de rua.

Relaxa e adota logo estes gatinhos, rapaz!

Abraço

14-05-2007 14:17:06

silmara

De: São Paulo - SP
registrado(a): 07-07-2006
Realmente José Carlos, tem isso de que algumas pessoas tem alergia somente aos gatos porque são alérgicas à uma substância da saliva que fica nos pelos quando se lambem, mas eu mesma nunca presenciei um caso assim.

Como a Karine disse se você e sua esposa não tiverem alergia e o bebê já nascer em uma casa com gatos, muito provavelmente não vai ter alergia também, a parte mais chata é que os bebês geralmente causam ciúmes nos gatos porque eles são deixados "de lado", nessas horas mais uma vez fica na vantagem quem tem 2 gatos porque eles já estão acostumados a dividir a atenção dos "pais".

Tem uma doença que os gatos podem transmitir que é grave para as gestantes, a toxoplasmose, no entanto os gatos pegam toxoplasmose do mesmo jeito que nós, comendo alimentos crus contaminados, os gatos que não tem acesso à rua, são vacinados, vermifugados e se alimentam de ração não podem transmitem doença alguma para ninguém.

15-05-2007 08:12:08

Jose Carlos

Silmara,
entendi você.. fico até mais tranquilo,  penso nisso tudo pois não quero em um futuro próximo (quem sabe) ter que doar meus gatinhos para ninguém por conta desse tipo de problema.

Vou continuar pesquisando enquanto não posso ter o gatinho no meu Apartamento.

Obrigado.
José Carlos

15-05-2007 11:27:47

Karime Barboza

José Carlos,
Lendo um artigo sobre gravidez na página do Dr Drauzio Varella, tem um médico que fala a respeito disso, mas ele alerta apenas ao fato da gestante ter contato com fezes e urina de gato, no caso dela manipular a liteira. Ele recomenda que as futuras mamães usem luvas nesta atividade, mas em hipótese alguma ele aconselhou a se desfazer do animal...
Continue pesquisando, que com certeza conseguirá ter uma opinião formada.
Abraços

17-05-2007 08:44:44

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.