Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Criptosporíase    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Marcia Scheiner

De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 12-03-2007
Gostaria de saber se alguém poderia me explicar o que é criptosporíase.
A veterinária do meu filhotinho Guga-  ( de 5 meses ), me pediu para fazer este exame nêle, uma vez que seus exames de fezes estão negativos para vermes pela segunda semana consecutiva, e suas fezes ainda estão pastosas e com uma frequência acima do normal ( 5 vezes ao dia ).
Estava na luta contra uma isóspora teimosa a 2 meses, que veio "importado " do gatil  de meu filhotinho e contaminou meus outros 2 gatos .
Já administrei Panacur, Giardicid e agora finalmente o Giarlan, que surtiu o efeito e parece-me..nocauteou as bichas...rsrsrs..
Meus filhos estão comendo a ração Intestinal da Royal canin e a sopinha da nossa querida Roseli. Sòmente o bebê está com as fezes pastosas , com algum muco e "granulada "..Já me perguntei se ele está com uma boa digestão.
Mas estou dando tanto o Leucogen para aumentar sua imunidade, e também um Probiótico da Vetnil.
A veterinária mandou que eu repetisse o Giarlan mais 10 dias, como medida preventiva. Não seria medicamento demais ????? Ele é tão pequeno...
Aguardo a ajuda e a opinião de vocês, por favor !!

17-03-2007 14:59:34

Silvia Ramos

De: Santos-SP
registrado(a): 02-02-2006
Oi, Márcia Criptosporíase é uma doença intestinal causada por protozoário, é bom fazer o exame.

Faça o exame e se der negativo, fique só no probiótico 1 vez ao dia e pare com vitaminas, pelo menos por alguns dias, até ver se dá resultado.

Pode ser também sensibilidade intestinal, o meu gato Mário é super dengoso, não pode nem com o levedo de cerveja que dá reação, dou 1 vez ao ano vitaminas num período de 20 dias e só, dou 2 gotinhas de vitamina C  todos os dias, porque ele tolera, não gosta de frango cozido, sopa, vou tentar peixe, quem sabe.

Boa sorte.

17-03-2007 19:10:05

Jaime

registrado(a): 26-03-2006
Olá Silvia e Márcia a isóspora e criptospora são protozoários de dificil controle , a melhor opção de tratamento é com medicamentos a base de sulfa que tem o melhor resultado. Converse com seu vet a respeito disso, aqui eu usei a injetável pela comodidade , pois via oral eles babam muito e acabam vomitando as vezes.
Outra coisa muito importante eh descartar a areia todos os dias e se possivel lavar bem a liteira com herbalvet ou água sanitária.
Outra medida que eh importante é manter isolamento dos gatos com isóspora pois a doença se alastra com facilidade!!
Abraços
Jaime

("")....("")           www.phellinuscattery.com.br

17-03-2007 20:02:39

Marcia Scheiner

Oi, Silvia.
Obrigada pela orientação !!!
Vou fazer o exame de criptosporíase segunda feira então.
Como é  muito específico, aqui no Rio de Janeiro a única pessoa que faz este exame é a Dra Heloisa, da Gatos e Gatos...não sei se vc a conhece....ela é muito competente e conhecida no país. Ela foi que me animou no prognóstico do meu Guguinha !!!
Ando meio "preguiçosa" pra ir lá na clínica dela, pq leva 1 hora  ( trânsito do Rio...ufa...) de carro de onde moro...já viu, né...rsrsrsrs...
Enquanto isto, resolvi suspender o Giarlan, que iniciei ontem, como dose de refôrço contra a isóspora, até o resultado deste novo.
Vou me esforçar para levar o exame dele na segunda.
Beijos e muito obrigada !!

17-03-2007 20:14:44

Marcia Scheiner

Oi, Jaime !!
Muito Obrigada pela colaboração!!
Algum destes medicamentos que utilizei são a base de sulfa ?? Porque o Giarlan   ( furazolidona )  é que surtiu efeito contra a isóspora .Só não estendo porque as fezes dele ainda estão pastosas, mesmo com 2 resultados negativos !!!!!
Qual foi o medicamento injetável que vc deu aos seus gatinhos ?? Foi para isóspora ou para criptospora ?
Bem, a boa notícia é que estou  percebendo que ele está melhorando a cada dia que passa, assim como meus outros dois mais velhos.
Um abraço !!

17-03-2007 20:23:38

Marcia Scheiner

Queria dizer que o exame de criptosporiase do meu begê Guga deu negativo..
Em compensação..voltei à luta contra giárdia e isóspora...
O resultado acusou uma cruz de infestação. Aiiiiiiiiiiiii..que saco !!
Tentei dar o Dietrin ontem e .. quase morremos..os dois....O bichinho babava, salivava, espumava..um verdadeiro circo de horrores... Ele assim de um lado, e eu chorando de outro...
Enfim, amanhã vou conseguir o Trissulfin Injetável aqui no Rio, pois sei que o Jaime- excelente amigo e ouvinte do meu desespero diário-  teve excelentes resultados com a medicação.
Torçam por nós !!
Abraços coletivos !!

03-04-2007 13:19:58

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlina Marcia,

Te mandei um e-mail, vc recebeu?
Acho que seu gato precisa de um descanso de remédio!
O Trissulfin é bem melhor se for injetável mesmo, mas se o gato já está tomando um remédio atrás do outro, é possível que as vezes não tenha o resultado esperado!
Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

03-04-2007 14:34:14

monica

De: Salvador
registrado(a): 27-04-2006
Olá pessoal, apesar de registrada há um ano, só agora estou participando ativamente. Mas já acompanho o fórum há um bom tempo e aprendi muito por aqui. Espero agora poder dividir minhas experiências com vocês.

Com relação a sulfa, já utilizei e tenho uma dica pros gatos nao babarem: põe o comprimido dentro de uma cápsula, eles não sentem o gosto. Como a dose que usei foi 1/4 de comprimido, colocava numa cápsula pequenina e dava tudo certo, sem stress. Espero que ajude!

Um abraço a todos,

03-04-2007 17:02:23
Última edição por monica (03-04-2007 17:03:08)    
Marcia Scheiner

Oi, Mônica !!
Obrigado pela dica !!
Mas aonde vc compra estas capsulas ??
É sempre bom saber. Manda manipular ??

Oi, Roseli !!
O Guga está sem medicação a muitas semanas-pelo menos 21 dias. Os resultados estavam negativos, lembra que eu te falei ?
Então...
Tô dando o ORGANNACT  e o probiótico da Vetnil desde ontem. já que muito provavelmente nosso Correio não funcionou. Incrível..pq a encomenda ainda não veio.
Mas, tudo bem, pois eu tô resolvendo, né?
Hoje ele só evacuou UMA VEZ !!!! Fezes mais durinhas, não sei se por causa do Organnact ou pelas duas frações do Dientrin que dei pra ele ( Ontem à noite e hoje pela manhã ).
Amanhã então se Deus quiser , começo o Trissulfin injetável.
Darei notícias breve.
Estou confiante.
Bjs a vcs !!

03-04-2007 21:07:13

monica

De: Salvador
registrado(a): 27-04-2006
Oi Marcia,

Eu comprei em uma farmácia de manipulação, mas não mandei manipular não. Comprei as cápsulas vazias e coloquei 1/4 do trissulfin dentro.

04-04-2007 17:28:46

Patricia Soares

De: Porto Velho - RO
registrado(a): 17-03-2007
T.T tadinho da sua coisinha fofa, sofrendo ainda....

Bom... com relação ao remedinho, minha gatinha Linn já tomou Trissufin líquido, vem com uma seringuinha pra gente dar... ela não babava e tem gostinho e cheiro de sorvete de Morango *_*  foi ótimo pra ela, ela tava com diarréia, cortou em 3 dias.

10-04-2007 11:17:24

Marcia Scheiner

Patrícia, oi !!
Queria te dizer que dei Trissulfin Injetável pro Guga, e ele está outra " pessoa" ..rsrsrsr..bem melhor..
A medicação injetável é a salvação da lavoura.
Beijos e obrigada pelo carinho !!

11-04-2007 22:17:15

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlina Marcia,

Muito boa notícia.
O injetável é bom que o gato nem sente!
Não e dolorido e é bem rápido, além do mais todo remédio injetável tem efeito rápido!

Estamos torcendo!
Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

12-04-2007 06:31:29

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.