Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Primeiro CIO    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Humberto Milani

De: S.C.Sul - São Paulo
registrado(a): 12-02-2007
Tenha uma gata persa (himalaia) com 1 ano e 4 meses e até agora ela não entrou no cio (ou eu não percebi).

Como eu gostaria de cruzá-la, queria saber se é normal demorar tanto assim para o primeiro cio e se existe cio silencioso em gatos.

É que quando fui comprá-la, muitos criadores me disseram que eu não deveria comprar uma fêmea pois o cio é terrível, que a gata sofre muito, não para de miar,  etc, etc...

Mas minha gata é muito quietinha, não mia nunca !  Percebo que qdo eu a penteio e passo o pente próximo ao rabo ela sempre empina o bumbum e poe o rabinho de lado, mas isto é sempre !!

Li aqui algo a respeito do Promater tb ! Vale a pena usar ? Ou melhor deixar a natureza agir ? A alimentação dela é 100% ração (Iams ou Royal Canin Persa) !

O que devo fazer  ?

Humberto

12-02-2007 12:43:57

Jaime

registrado(a): 26-03-2006
Olha Humberto depende da gata não se percebe o cio mesmo, tenho umas que se bobear aparecem grávidas outras são mais escandalosas sim.
Bom para cruzar vc deve fazer os exames do macho e tenha sempre em mente que o parto das persas é dificil, mas se quizer arriscar deve sempre ver a vacinação, realizar a vermiugação, fazer o pkd dela e do futuro papai e estar preparado para um longo trabalho de parto....
Minha ultima gata ficou em trabalho de parto por quase 18 horas e eu sempre ali ao lado....
Abraços

("")....("")           www.phellinuscattery.com.br

13-02-2007 20:52:37

Allan

registrado(a): 01-02-2006
Não concordo que 'pessoas normais' (leia-se "não criadores") coloque seus animais para cruzar objetivando 'tirar uma ninhada' (a famigerada criação de 'fundo de quintal). Vale lembrar que o trabalho dos 'sérios criadores' não se limita em botar 'gatos para cruzar' ... Além do exaustivo 'estudo genético' (que determina os 'padrões da raça'), deve-se fazer uma 'bateria de exames' para que os animais 'não se contaminem' ... valendo lembrar que algumas doenças são 'fatais'. Ademais, como bem lembru o Jaime, o parto dos gatos persas são 'mais complicados' que o de utras raças. Não obstante a 'gestação' e o ato de 'parir' em sí é um tanto quando 'sofrido', pois a gata passa por um stress muito grande ... exqtamente como nos humanos.

A criação de 'fundo de quintal' é a principal (senão a única') responsável pela 'degeneração da raça' ... Por exemplo, não é incomum ver 'cães' poodle do tamanho de pastor alemão com temperamento de pit bull. A raça 'pequines' foi praticamente 'extirpada' do nosso pais devido 'as 'ninhadas de fundo de quintal'.

Segiro que , quem 'não for criador', castre seus animais, pois desta forma, entregar-lhe-a uma melhor qualidade de vida e aior longevidade, além de evitar diversos tipos de canceres. A propósito, a 'castração' é um dos ensinamentos da POSSE RESPONSÁVEL.

A propósito, um animal (fêmea) que entra no cio e 'não cruza' ... além de 'sofrer' pela natural vontade de copular, poderá ter 'piometra' ... ocasião em que, para sobreviver (considerando que 'sobreviva') terá que passar pela cirurgia de esterelização (castração) de qualquer jeito.

Contudo, quem desejar ser 'criador', deve 'estudar muito' (genética, por exemplo) para 'após' iniciar a empreitada, pois somente desta forma não colocará seus animais em risco.

O Jaime é um ótimo exemplo disso. Muitos daqui acompanharam a 'luta' wele para abrir seu gatil ... percebia-se seu interesse em 'tudo' ... adquiriu conhecimento ... estudou muito, e hoje tem seu gatil ... .

É essa a minha opinião ... sugiro reflexão.

15-02-2007 15:08:04
Última edição por Allan (15-02-2007 15:20:02)    
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.