Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Fabi Lima
De: Maceió-AL
registrado(a): 29-12-2006
|
|
Oi pessoal,
Após analisar algumas tabelas de cores pela internet, percebi que não existe a cor BRANCA, nos cruzamentos, por exemplo:
O que vejo nas tabelas é o seguinte:
Macho preto X Fêmea Vermelha Macho preto e branco X Fêmea creme Macho azul X Fêmea preta e branco
E assim por diante. Nunca aparece o branco sozinho, seja no macho ou na fêmea. Exemplo: Macho branco X Fêmea vermelha Macho azul X Fêmea branca
Então eu queria saber o seguinte:
Como surgem os gatos brancos puros, sem nenhuma outra cor junto? Minha Ice é branca, o Morpheus é preto. Na primeira cria dela os dois filhotinhos que nasceram e infelizmente morreram, um era branco com uma manchinha preta na cabeça e o outro era todo branco.
Desculpem se minha pergunta é boba, mas pesquisei no fórum e não achei nada relacionado, pesquisei tbm na internet e ainda não consegui entender direito a questão do BRANCO nos persas.
Obrigada e até mais!
|
|
30-12-2006 23:31:10 |
|
Juliana Domene
registrado(a): 19-11-2006
|
|
sempre vejo escrito White mas nunca reparei vou ver se acho uma resposta p sua pergunta Beijossss
|
|
31-12-2006 02:04:12 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Meninas...
O branco na verdade não existe...ou seja não é cor! O gen do branco é duplo dominante é "WW" e o gen do simples dominante é "Ww". Aí vai depender das cruzas que fizer! É um gen dominante o "W" mas não vamos entrar aqui na parte genética da coisa, para explicar melhor, todo gato possui uma cor que não é o branco.
Os filhotes machos herdam a cor da mãe e os filhotes fêmeas receberão uma cor da mãe e uma cor do pai (porque herdam um “X” de cada). É por isso que os machos possuem uma única cor e as fêmeas podem ter duas ou mais , surgindo assim gatas escamas.
Vc disse que o gatinho que morreu era branquinho e tinha uma manchina preta na cabeça. Essa é a cor dele, ele seria branco no Pedigree, mas para saber possíveis cores em cruzamento vc tem que saber qual é a cor por baixo que ele esconde. No caso dele era o preto. Isso mesmo, quando um gato branco nasce com uma manchinha pretinha na cabeça, uma pincelada de preto...a cor dele por baixo, aquela que será dominante na cria, é o preto! Há gatos brancos, que tem por baixo, o vermelho ou o preto. Esta são as cores de base, todas as outras são derivadas destas! É preciso saber as cores da família para saber exatamente a cor do gato, dizemos que é a cor que ele carrega. Quando os gatos são bicolores ou tricolores, fica mais difícil para fazer as contas , pois os pares de gens são muitos e as cores podem ser muitas diferentes em cada cria! Veja isso: uma gata cálico intenso (filha de escama e van azul e branco) cruza com um macho bicolor golden (filho de cameo e calico diluído) nascem: 1 fêmea preta 1 fêmea blue tabby 1 macho brown
Depois de um ano a mesma gata cruza com o mesmo gato e nascem: 1 fêmea calico diluído harlequim 1 macho black White Van 1 macho bic vermelho e branco 1 macho bic azul e branco
Te pergunto...é pra enlouquecer o não??? ahahah
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
31-12-2006 09:46:08 |
Última edição por Cia. do Gato Persa® (31-12-2006 09:53:01) |
|
|
|
Fabi Lima
De: Maceió-AL
registrado(a): 29-12-2006
|
|
Roselli,
Nossa!!! Fiquei meio zonza quando li sua resposta pela primeira vez...rsrsrs Cada dia que passa fico mais encantada com a questão da genética.
Mas finalmente entendi a questão do branco.
Obrigada e gostaria de dizer que este fórum e as pessoas que fazem parte dele são nota MIL!!!!
Mais uma vez obrigada e até mais!!!
|
|
31-12-2006 12:02:50 |
|