Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Intoxicação por inseticidas - como evitar?    
Autor
Mensagem Páginas: 1
araguacy

registrado(a): 21-04-2006
Bom dia amigos,

A cerca de 1 km de nossa casa a prefeitura está construindo um viaduto e desta obra, milhares de formigas e pequenas baratas estão invadindo as redondezas, e entre elas, para nossa procupação e tristeza, o jardim de nossa casa, nossa cozinha  e o pratinho da Neka (a nova filhotinha de 3 meses).  Tenho o cuidado de colocál-lo numa bandeja com água para evitar essa invasão, mas descobri que existem formigas nadadoras e baratinhas brevetadas (rs, rs, rs). 
Queremos chamar uma empresa para resolver esse problema, no entanto , uma preocupação prevalece: o que fazer para que evitar qualquer problema de intoxicação seja por  inalação do produto químico utilizado (que afirmam que o filhote deve ser retirado por apenas 2 horas a partir da aplicação), ou a possível ingestão das baratinhas mortas que ela encontrar.
Quais os sintomas de intoxicaçào num gatinho?  Que antídoto e dosagem deve ser utilizado num caso de emergência (à noite ou no final de semana, quando é difícil encontrar um vet)?
Antecipadamente agradeço a qualquer sugestão de vocês.
Tenham um excelente final de semana, repleto de muitos ronronados de alegria e prazer!

08-09-2006 12:28:45

lisi
Convidado

Olá Araguacy,

O ideal seria você hospedar seu gatinho em alguma clinica (Confiável) que ofereça o serviço, ou a casa de algum parente, que goste do seu gatinho! hihihih

A intoxicação é coisa séria! ainda mais por venenos, que é usado para exterminar formigas e baratas. Acho que seria muuito perigoso vc manter seu gatinho em casa, durante  E depois da detetização. Pois o produto químico ainda fica no ambiente por muito tempo, mas nas primeiras 2 semanas, ainda muito forte.

Meu gatinho já ficou intoxicado por produto de limpeza, esses de spray, caiu no olhinho dele, me senti muito culpada, apesar de não ter sido eu que cheringuei..

A intoxicação pode reagir de maneiras diferentes.. vomito com espuma branca, pupilas dilatadas, apatia.. Mas tenha certeza Araguacy, intoxicaçao por veneno, a maioria dos casos há morte do animal.

Oque fazemos é controlar os sintomas. o Vet da uma injeçao de anti alérgico, dependendo do caso..

Além disso.. como que fica, depois da detetização as baratas com veneno que aparecerá? e se o gatinho comer? vai ficar envenenado tb...

Eu não arriscaria...

Beijinhos,
Lisiê

11-09-2006 01:51:47

araguacy

Obrigada Lisi, valeu a dica!

Você foi além de minhas dúvidas esclarecendo também o perigo dos sprays para limpeza doméstica.
Além de levar minha filhota para longe do ambiente a ser pulverizado, vou evitar o contato com esses produtos que podem não só comprometer a saúde como podem também trazer um infeliz desfecho para a vida de nossa Neka. 
Beijinhos e muitos ronronados de alegria!

11-09-2006 17:15:08

Loisiana Santos

De: Florianópolis - SC
registrado(a): 30-11-2008
Gente, eu de novo... (ai ai...)
Achei este tópico antigo e tenho ainda algumas dúvidas!

Aqui em SC, depois de toda esta chuva (mosquitos e mosquitas com água p procriar um batalhão)... estamos com sério problema com a invasão de insetos...

Ontem meu namorado resolveu passar aquele RAID casa e jardim na sala... sai eu e os gatinhos (Pepe, Gatão e o filhotinho laranjinha) e deixamos lá fechado um tempo até sair o veneno...

Depois voltamos fomos assistir tv... gatos em volta....E a gata começou a trocar as pernas, toda meio molenga... olhei para o Pablo apavorada:

-Meu Deus! O que é que esta gata tem agora! Ela não tá bem!
Ele olhou calado...
-Humm acho que pode ser do insetcida...
-COMO ASSIM DO INSETCIDA! ONDE VC PASSOU???
-No chão... e nos bichinhos que ela pode ter comido...
-Vc passou veneno no CHÃO com gatos em casa?!?!?!?!?!??!?!?!
-Sim...não pensei nisso...
- Seu *#&&$¨$¨&$&$&*&@#*&@&&¨@#¨#¨@¨&!&#&$!!

Bom pior de tudo é que ela está amamentando...

Os piretróides que são a composição do veneno são pouco tóxicos eu sei,sou Angrônoma e já estudei muito estes venenos!Mais fiquei morrrendo de medo...
Dei banho nos dois gatos (uma da madrugada)... e durante o banho botei a magueirinha para eles tomarem água...

Mas fica o alerta e o perigo! E aqueles de parede com reservatóriozinho tem problema?

Abraços pessoal! Continuo na saga de ter gatos sudáveis e felizes mas tá dificil!

16-12-2008 13:05:35

araguacy

Oi Loisiana,

A conselho de meu vet, tenho sempre na farmacinha de casa, um frasco de Previn Antitóxico;  A princípio, pq os gatinhos são animais muito curiosos e seu instinto caçador pode levá-los a ingerir algum inseto já contaminado por pulverização de ambientes nas redondezas, por alguma plantinha travessa,  e é muito comum aparecer  intoxicação sem que saibamos exatamente o que nossos anjinhos colocaram na boca.  Também é excelente para proteger o fígado do animal quando em algum tratamento à base de antibióticos, fungicidas ou até mesmo alguns vermífugos que podem interferir no trato digestivo de nossos fofuchos.
A dosagem recomendada na bula é confiável para uma medicação de emergência e também pode ser utilizado em casos de intoxicação inalatória, mas nesses casos, é SEMPRE recomendado que um veterinário avalie o animal, para que vc tenha segurança que não seja alergia, que requer um outro tipo de tratamento.  E no seu caso, não sabemos se a intoxicação foi inalatória ou digestiva, e qual o comprometimento que pode haver na amamentação de seus filhotinhos.

Por experiência própria, posso afirmar que o PREVIN, é tão bom, tão bom, que desde que o comprei NUNCA apareceu nenhum caso de intoxicação por aqui...ou seja...ele é um Santo Remédio para ter, mesmo que nunca venhamos a utilizar, kkkkkkkk... e olha que a turminha aqui é grandinha: 5 gatos e uma cadela. ;)

Boa sorte e ronrons a vc e seus gatinhos!

16-12-2008 16:46:55
Última edição por araguacy (16-12-2008 16:53:41)    
Loisiana Santos

De: Florianópolis - SC
registrado(a): 30-11-2008
Obrigada Araguacy!

Vou logo providenciar o remédinho!
Já estou com uma mega farmacinha para bichanos aqui em casa! hihihi

Tudo pelo bem estar dos nosso mais queridos companheiros!

Beijos e Tudo de bom pra vc e para seus pequenos tb!

16-12-2008 19:06:02

Aline Coleto

De: Curitiba - PR
registrado(a): 02-04-2008
E os repelentes de ligar na tomada será q tem algum problema? Não é fácil dormir com mosquitos no ouvido !

28-12-2008 15:46:24

araguacy

Oi Aline,

Os repelentes que colocamos na tomada não oferecem risco se você tomar o seguinte cuidado:  que a tomada não esteja ao alcance do focinho para que não haja risco de inalação , e se for do tipo tablete , assegure-se de que novo, ou descartado, eles não venham a lamber o produto altamente tóxico, em contato direto.  O vaporzinho que propaga quando ligado, não oferece danos de intoxicação.  Onde moro tem chovido bastante, e com tanta umidade os mosquitos se proliferam testando nossa paciência e os saltos em altura de nossos gatos, kkkk, e tenho usado esse tipo de repelente com frequência e sem nenhum problema para os nossos gatinhos.

Abraços e ronrons a vc.

E a todos os amigos do Fórum Felino, um ótimo 2009, com miados, ronronados e tudo de bom que os gatos nos fazem!!!

28-12-2008 18:15:47
Última edição por araguacy (28-12-2008 18:16:10)    
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.