Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / depoimento interessante sobre alimentaçao felina    
Autor
Mensagem Páginas: 1
David

De: São Paulo
registrado(a): 02-02-2006
Eu nao dou carne crua para os meus gatos, agora e importante que se complemente a racao, mesmo super-premium com uma proteina de origem animal, porque as racoes do Brasil sa fabricadas com muita proteina vegetal, como milho e soja e os felinos sao animais 100% carnivoros. Digo isso, porque morei nos Estados Unidos e la existe uma guerra dos Veterinarios contra os fabricantes de racao, principalmente contra a Purina, que la e considerada racao de segunda linha. Como nos aqui nao temos escolha, somos obrigadas a fornecer aos nossos gatinhos o que tem no mercado. Nos EUA existe uma racao, chamada Nutro que e fabricada com produtos organicos e nao tem nenhum aditivo, semelhante a Natural Guabi. Apenas a titulo de ilustracao, a gata mais velha do mundo tem 34 anos e se alimenta de camarao, bacalhau e frango, alem da racao. A gata mais velha do Brasil, de 23 anos nunca comeu racao, so carne, peixe e frango. O veterinario mandou suspender a carne e fornecer uma racao propria para gatos seniors. Conclusao, a gatinha morreu. Precisa dizer mais alguma coisa?

Nos EUA eu trabalhava no Boca Raton Animal Hospital e vi muitos gatos doentes por causa das racoes industrializadas.
A conclusao que cheguei e que eh melhor fornecer uma alimentacao mista, ou seja, racao complementada com qualquer tipo de proteina animal, que pode ser ate atum de lata. Um Veterinario americano famoso, que e de opiniao que os gatos precisam apenas de proteina animal e mais nada, fabrica porcoes de carnes de peru, frango e ovelha, desitratadas, que voce hidrata com agua quente e da para o bichano.

Sabe porque o seu gatinho teve diabetes? por causa da grande quantidade de carboidratos (milho, arroz, farinha de gluten de milho) que vira acucar no organismo do gato. Repito, gatos precisam de proteina animal, nao de carboidratos. Porisso eu acho que a Guabi Natural que contem apenas arroz integral e carne de frango e a mais equilibrada. Eu fico indignada, porque 1 kg de racao custa mais caro que 1 Kg de file minhon, entao porque misturam tantas porcarias na racao?

A Royal Canin usa o BHA como conservante, que e altamente cancerigeno e toxico para os rins do gato e tambem palatabilizante, que nada mais e que um flavorizante artificial. Agora uma pergunta, os gatos sao felinos, parentes dos tigres, das oncas e dos gatos selvagens. Qual e a alimentacao deles nos Zoologicos? carne. Sabem porque? porque eles nao sobreviveriam se alimentando de "biscoitinhos" feitos com milho, soja e farinha feita de penas, bicos, unhas e anus de frango (sem falar em coisa pior). E por que precisam adicionar vitaminas a racao? O alimento em si nao precisa de suplemento. Quando crianca eu tinha um cao, que era alimentado com bofe de boi cozido com fuba. Viveu anos sem nunca ter ficado doente. Eu era enfermeira de animais nos EUA e cuidei de muito animal com artrose, cancer, diabetes, alergia, doenca renal e doenca nos ossos. Isso acontece, porque estao vivendo contra a natureza. Gatos sao carnivoros, nao sao vegetarianos, como as vacas, galinhas e porcos. A melhor racao seria a carne desidratada.

Fidel
http://www.catster.com/?231740

Krystal
http://www.catster.com/?351079
------------------------

21-07-2006 20:54:57
Última edição por David (21-07-2006 21:01:41)    
Rogerinho

registrado(a): 03-02-2006
Oi David,

Eu há quase 3 anos dou carne diariamente a meus dois gatos e confesso que neste período não precisaram ir ao veterinário.
Um deles, o Harin, tinha problemas do trato urinário, vivia em clinicas e se alimentando de rações especiais, hoje não tem mais nada, é super saudável.

Gatos que se alimentam apenas de ração adoecem facilmente devido a monotonia que estas lhes proporcionam, baixando-lhes a resistência imunológica e colocando-os a mercê de vírus e bactérias oportunistas.

O mesmo não acontece com animais que tem acesso a carne, pois um alimento altamente palatável funciona como uma verdadeira “terapia” para eles, enriquecendo o ambiente e dando-lhes melhor qualidade de vida. Além, é claro, do inigualável valor nutricional da carne.

Rogerinho

22-07-2006 01:45:10

Silvia Ramos

De: Santos-SP
Oi, David e Rogerinho, eu também sou a favor de suplementar a dieta com carne, estou dando carne moída levemente cozida, será que perde parte das proteínas?
Quando tinhamos  gatos SRD só dávamos carne crua, isso há 30 anos atrás, não sabíamos nem de rações, acho que nem existia ainda, nossos gatos eram saudáveis, espertos, brincalhões, os olhos tinham uma luz que eu nunca vi em gato nenhum, eram felizes, comendo tiras de carne que eu atirava no chão, meus gatos de hoje são persas, fabricados pelo homem, sua genética é outra, não sabemos exatamente o que é melhor pra eles em termos de nutrição, tenho dúvidas também ,como muitos outros donos, esse é um bom tópico para vários esclarecimentos.
Um bom dia para todos.

22-07-2006 11:04:38

larissa

De: São Gonçalo/RJ
registrado(a): 19-05-2006
Tambem gostaria de maiores esclarecimentos sobre esse assunto. Tenho muita vontade de carne pro Miguel (SRD), mas não faço isso, por medo da Toxoplasmose, conheço de perto uma mulher que é cega de um olho por causa dessa doença, e outra que morreu. Se eu cozinhasse a carne, ainda sim estaria fazendo bem ao gatinho? E quanto ao fígado de boi, também é recomendado, sei que gato adora fígado, eu costumava dar aos gatos de rua que alimentava?
Beijos a todos

22-07-2006 12:03:10
Última edição por larissa (22-07-2006 12:03:49)    
David

De: São Paulo
a carne crua qd congelada por 48 horas elimina a toxoplasmose,
agora tb tenho duvida qt a quantidade e a periodicidade q deveriamos dar de carne se por dia ou por semana

Fidel
http://www.catster.com/?231740

Krystal
http://www.catster.com/?351079
------------------------

22-07-2006 14:05:14

larissa

Legal David, gostei dessa informação de que, se congelarmos a carne, eliminamos o protozoário causador da toxoplasmose, nunca tinha lido isso. Mas vc indica apenas a  carne vermelha, ou também inclui frango e/ou peixe? E sobre o fígado bovino, o que vc acha?

22-07-2006 14:12:48

lisi
Convidado

Olá Larissa,

Há varios artigos que esclarecem o contagio do humano com o protozoário da toxoplasmose.

Bom, o gato quando ingere uma carne crua, que tenha o oocistos deste protozoário, fica portador até o momento que defeca os oocistos, depois disto não será mais portador, para você se contagiar com o protozoário pelo gato, você teria que comer as fezes do gato, (uiiiiiiiiiiii) mas lógico que você não vai comer... ou comer a carne no animal infectado..( que horror) mas é isso ai... atravéz do gato, somente desta maneira...

Ouuu você ingerindo carne crua ou mal passada de um animal infectado (muitos mamíferos e passáros também podem ser portador, não apenas o gato!)

Ou seja!
A chance de você adquirir a toxoplasmose a partir de um gato, é bem menor que você cumer uma carne crua ou mal passada!

Além disso, se sua imunidade é alta,  pode deixar este parasita “inerte” no corpo (sem causar dano algum) por tempo indeterminado.
Mas se a imunidade é baixa, uma pessoa muito debilitada, os sintomas e a doença toxoplasmose pode se manifestar.

Beijinhosss!!

22-07-2006 17:05:44

Rogerinho

Oi gente,

Vou postar minha experiência, fornecendo carne aos meus 2 gatinhos há dois anos e meio.

Primeiro sobre a toxoplasmose, a Lise resumiu em poucas e certas palavras cima, e não devemos ficar neuróticos com ela, privando nossos bichanos de ter uma vida digna.
Uma boa condição de higiene com eles é o bastante para prevenirmos desta e de outras doenças realmente piores.

Na verdade tenho vontade de parar de dar a carne, devido ao trabalho que tenho diariamente com isto, pois meu tempo de folga é curto.
Porem os benefícios que esta dieta trouxe para eles, ou para nós, foi tanto que não tenho coragem de parar. Colocando tudo na balança, acho que é preferível continuarmos.

O volume das fezes é reduzidíssimo, eles chegam a evacuar dia sim, dia não. Além também de melhor cheiro. Não dá mal hálito, ou gazes. Pêlos e olhos mais brilhantes. Não dá doenças de pele, pois adquirem uma resistência que impressiona. Ficam com a musculatura mais firme e forte. O veterinário que os acompanha disse que as defesas do organismo desses gatos assim tratados é tanta, que em muitos deles quando pegam Giárdia, ela não se manifesta, ou seja, eles conseguem conviver com ela sem apresentar os sintomas indesejados que acometem muitos gatos.

Como dou a carne:

Dou diariamente como um complemento à ração, mais ou menos 120 gramas para cada.
O Harin gosta dela crua, o Guga gosta mal passada.
Devemos dar a carne em comedouros separados, pois alguns gatos comem mais rápidos que outros, e os mais lentos ficam sem comer.
Dar um tanto que eles comam na hora, não pode sobrar para depois.
Dar uma carne de boa qualidade, bastante fresca e livre de nervos e gorduras.
Jamais moa a carne, eles não gostam e comem só nos primeiros dias. Ela deve ser picada na taboa de bife em pequenos pedaços, e se não estiver muito macia, picar em pedaços menores ainda.
Se o gato não estiver muito a fim de comer, dêem aos pedacinhos em sua boca, eles amam.
Se mesmo assim eles não quiserem, desconfiem da qualidade desta carne.

Enganam-se as pessoas que acham que dando a carne eles deixarão de comer a ração,  aqui em casa eu escondo o pratinho da ração uma hora antes de dar a carne para que eles tenham apetite para come-la.
A ração fica a disposição deles durante todo o dia, já a carne dou sempre no horário que pré-determinei.

Se vocês tiverem mais dúvidas, podem perguntar que responderei. Abraços,

Rogerinho

23-07-2006 00:02:55

larissa

Lisi: Eu já conheço bem a forma de contágio da toxoplasmose, afinal, conheço duas mulheres que contraíram essa doença (uma delas morreu!), e, coincidência ou não, ambas viviam com muitos gatos em casa, por isso, procurei me informar bastante, antes de adotar o Miguelzinho, eu só não tinha lido que congelando a carne, mata-se o protozoário, mas ontem mesmo procurei sobre essa informação específica, e encontrei algumas coisas.
Rogerinho, gostei do seu relato, estou tentada a experimentar também essa dieta com o meu gatinho.
Beijos

23-07-2006 11:29:10

Allan

registrado(a): 01-02-2006
David e Larissa,

Realmente a carna congelada por 48 horas elimina a 'toxo' de uma carne contaminada ? Vcs podem me informar a fonte ?

Cia. do Gato Persa,

Teem algo a comentar e/ou a nos sugerir ?

Achei o tópico muito bom ...

Abs

25-07-2006 16:58:59

lisi
Convidado

Olá Allan,

Achei um site, que diz, que se a carne tiver congelada por pelomenos 24h já elimina a toxo. Mas não sei se é seguro.

Veja

http://www.aidsportugal.com/article.php?sid=2691

Abraços

25-07-2006 18:39:55

larissa

Allan, tenho tantas dúvidas quanto você. Assim que li esse tópico do David, me interessei em pesquisar na internet, pois sempre tive vontade de dar carne pro meu gatinho, só não o fazia por ter muito medo da toxoplasmose. Eu fui no google e digitei carne congelada + toxoplasmose . Encontrei algumas coisas, infelizmente não posso dizer o quanto são confiáveis essas informações. Vamos esperar o David nos dar maiores esclarecimentos...
Veja alguns links que encontrei:
http://paginas.terra.com.br/lazer/gatos ... smose.html (site felino) e http://www.sircesp.com.br/html/cgsoftam ... cgsofta=23 (site de oftalmologia)
Bjs

25-07-2006 20:47:37

Allan

Lisi e Larissa ... obrigado pelas informações ... vamos aguardar mais alguém ...
Abs

26-07-2006 11:54:09

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
Olá amigos forunlinos!

Apesar de no gatil não utilizarmos a prática da carne, há muito criadores que a utilizam.
Já conversamos com várias pessoas e todas que utilizam a  carne são unânimes em afirmar sobre seus benefícios e também afirmam que a carne deve ser congelada por 48 horas e somente depois disso deve ser oferecida ao gato. Aspessoas congem, bolinha do tamnha de uma almôndega para facilitar.
A única coisa que ainda vejo divegências é o seguinte:
alguns afirmam que a carne deve ser livre de gorduras e nervos, já outros afirmam que a carne deve conter gordura, uma quantidade pequena, claro, mas deve ter.

Estas são as informações que temos para passar à vocês!
Aqui continuamos com a nossa Sopinha e os gatos continuam crescendo como se tomassem fermento! ahahahaha

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

26-07-2006 12:05:33

Allan

Valeu Roseli por compartilhar conosco sua experiência.
Abs

27-07-2006 12:12:21

larissa

Poxa, fui frustrada em minha tentativa de dar a carne. Comprei uma carne super-macia, sem gordura, nervos..Piquei em cubinhos e congelei. Quando fui dar pra ele, já descolgelada, nem sequer provou, nem chegava perto do potinho..Dei uma esquentadinha na panela, e nada...Conclusão, só comeu um pouco de carne depois que eu joguei vários Feitiços (biscoitinhos) no pote dele e misturei com a carne, depois de ter picado bem pequenininha, ele não teve como separar.

01-08-2006 19:54:33

Rogerinho

Oi Larissa.

O gato é muito seletivo quanto a qualidade da carne, gostam dela bem fresquinha, por isto caçam passarinhos, saboreando o bichinho abatido na hora. Os meus gatos não aceitam a carne que foi congelada, mas pode ser que outros acostumam com isto. Tem de ir tentando.

Eu não tenho essa grande preocupação com a toxoplasmose.
Os cientistas falam que 1/3 da população da Europa  tem esta doença, e lá as condições de higiene da população é bem melhor que a nossa. Fazendo esta comparação, no Brasil, no mínimo a metade de nós estão infectados.

Eu tenho uma conhecida chamada Julia, que mora com o namorado e vive agarrada em seus 4 gatos (desses que fazem miau mesmo), e tem 2 irmãs que moram com a mãe, e que não gostam de gatos, e nuca tiveram.
Recentemente, a Julia que está pensando engravidar, fez exame para saber se tem toxoplasmose, deu negativo. Suas duas irmãs que haviam feito o exame o ano passado deu positivo. E elas falavam que a Julia deveria ter isto até em sua sombra.
Então a Julia que estava sendo criticada pelas irmãs, reverteu as coisas e passou a gozar as duas. Mas o médico da Julia então acabou com sua alegria, disse a ela que seria melhor se o exame desse positivo, pois neste caso ela já seria resistente ao vírus. O que não pode acontecer é ela pegar esta doença nos primeiros meses de gravidez. Vai entender né...

Rogerinho

02-08-2006 01:35:41

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
E quanto a peixe? Alguém dá? Alguma recomendação? Somente carne bovina?
Tive um gato que SÓ comeu sardinha e viveu 17 anos..... Vai entender.....

Obrigada e abraços.

04-05-2007 21:08:01

Lissa

De: Londrina - PR
registrado(a): 28-01-2007
Carne vermelha nao faz bem a ninguém, vamos, convenhamos, como diz um professor, PHD em nutrição animal, o gato, um felino de pequeno porte, precisa de uma ração boa, e uma carne com fonte de proteína elevado, então SOPINHA da Roseli neles!! Aliás, a minha Lola AMAAAAAAAAAA!!!

Blog     -  http://www.acid-lips.net/lemon
Flickr    -  http://www.flickr.com/photos/granfino

05-05-2007 02:27:37

larissa

Valeria.
Já li em algum lugar que não se deve dar peixe a gatos (vai entender?!), só não me lembro aonde li, nem o motivo. Eu até já tentei oferecer peixe fresco para eles, mas cheiraram, e fizeram "cara de nojo", hehehe. Dou 1 vez por semana uma latinha inteira de atum light (só tem atum e água), eles ficam alucinados, dá gosto ver como eles ficam felizes e satisfeitos. Pelo menos para meus gatos, não faz nenhum mal, o Miguel, que tem o intestino mais sensível, adora e depois não ficam com o cocô mole.
Já tentei carne vermelha, como disse em resposta anterior, e não tive sucesso. A sopinha tb não agradou, a única coisa que de vez em quando eles "toleram" é um pouco de frango (cozido sem sal, gordura nem tempero) misturado à ração.

06-05-2007 12:41:05

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
Olá Forunlinas Valéria, Lissa, Larissa,

A sardinha pode dar aos gatos sim, pois a maioria deles gosta muito e é bom uma vez na semana, pois a quantidade de ômega é excelente!
Minha mãe também dava sardinha pra todos os gatos que tivemos na vida e todos viveram muitos anos! verdade, mas com a melhroia da raça, o aprimoramento e tal, eles ficammais frágeis...há que se convir!
Nestes caso, pode-se ferver a sardinha ou ozinhas junto om arroz branco, e dar ao gato, não faz mal nenhum! Mas não sempre né! Afinal gato persa é bem mais sensível!
Peixe cru, veja vc que interessante, há um tmpo atrás eu postei uma mensagem no forum perguntado se algum conhecia ou sabia quais os tipos de peixe que poderíamos dar aos gatos...ninguém respondeu! Talvez porque ninguém saiba, mas é verdade que a sardinha quase todos nós sabemos!
Após pesquisar, vou dizer que o ATUM, vc pode dar cozido ou cru, o Salmão pode dar cru e a Tilápia...veja que são todos peixes que nós humanos comemos cru como sashimi, certo?

abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

06-05-2007 14:27:31

marisa

De: Santo André - SP
registrado(a): 24-08-2006
Pessoal,

eu tive toxo.

Fiquei com 30 por cento á menos de visão na vista direita.

Adquiri da minha mãe que consumia carne crua na gravidez.

Muito cuidado com carne crua, ainda mais pros gatinhos.
Se quiserem dar, congelem e descongelem pra matar o protozoario da toxo.

Um abraço

Marisa

08-05-2007 11:10:22

Roberta Pedroso

registrado(a): 04-01-2007
Gostaria de saber como devo dar a carne, grelhada, cozida, frita, estou um pouco confusa, o meu só come ração royal canin 30 e as vezes eu dou uns pedacinhos de frango picadinho ou carne, ele é super feliz, brincalhão até demais, fez 1 ano em março e só teve até hj micose, mas depois que eu dei tratei e dei glicopan melhorou,ahh eu dou levedo de cerveja quando esta com muita queda de pelo,mas do resto nunca teve nada, mas se for bom pra ele gostaria de complementar a alimentação, aguardo respostas.

Abraços,

Roberta.

08-05-2007 11:49:56

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.