Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Natura e Toxoplasmose    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Ana Rodrigues

De: Niterói RJ
registrado(a): 02-02-2006
Não sei se vocês têm acesso às revistinhas da Natura. Pois, no última revistinha da Natura saiu uma pequena reportagem intitulada: "Verdades e Mentiras sobre Gravidez".
Segue a baixo um trecho da reportagem:

"Não posso ter gato em casa. VERDADE. Gatos transmitem toxoplasmose, doença perigosa para o bebê. Se você não está imunizada, dê um lar temporário para seu bichano."
Revista Natura Ciclo 07/2006 p. 62

O que acham desta questão?

Abraços,
Ana

10-05-2006 21:30:16

Deuziana

Uma vergonha!
O pessoal da Natura deve ser contra gatos, isso sim. Isso ja foi muito discutido em listas. Hoje em dia é mais fácil adquirir toxoplasmose de verduras e carnes do que de um gato. Ha vinte anos atra, sim, mas hoje???? Os gatos são adquiridos novinhos, bem tratados, não saem na rua. Eu boiocoto Natura pois faz texte em animais, e a Natura está na lista da PEA faz tempo. Eles devem ter lançado isso de bronca. Eu prefiro o Boticário, pois ja questionei eles, e em resposta me mandaram uma carta pessoal garantindo a não utilização de textes em animais.

10-05-2006 22:38:04

Rogerinho

registrado(a): 03-02-2006
Esta reportagem é prova que a Natura não entende de animais, está incorreta.
Aliás, a natura nem respeita os animais, sacrificam os coitadinhos em suas experiências, todo mundo sabe disto.
Como disse a Deuziana, prefira O Boticário.

Rogerinho

11-05-2006 01:30:04

renata

De: São Paulo
registrado(a): 20-04-2006
São estas coisas que fazem com que uma parcela de nossa sociedade continue tendo preconceito contra gatos; Este trecho faz parte de uma Seção Verdades e Mentiras,  para Gestantes, No Catálogo da Natura em vigência este Mês, respondido por um médico da UNIFESP:

"Não posso ter gato em casa.
VERDADE. Gatos transmitem toxoplasmose, doença perigosa para o bebê. Se você não está imunizada, dê um lar temporário para seu bichano."
Revista Natura Ciclo 07/2006 p. 62 "

Acho que todos que se sentem prejudicados de alguma forma: associações e clubes de Gatofilia, ONGs, Protetores e amantes de animais em geral, deveriam escrever para a Natura protestando.

Aqui está o Link para reclamações (do site da Natura):

http://www2.natura.net/Web/Br/Attendanc ... tactUS.asp

Eu já escrevi protestando contra a publicação deste texto, tão mal explicado, que pode causar ainda mais maus tratos e abandono. Por favor, se possível, façam o mesmo.

obrigada

11-05-2006 19:24:06

Deuziana

Agora, a Natura vai se arrepender de ter lançado essa nota, deve ta chovendo reclamações de protetores, criadores, donos, ongs. Ja deixei meu pitaco lá!

11-05-2006 22:24:06

Patricia Babo

De: Ribeirão Preto -SP
registrado(a): 22-04-2006
Eu também já fui lá puxar a orelha do povo!

12-05-2006 00:55:46

Fernanda Mattos

De: São Pedro/São Paulo SP
registrado(a): 01-02-2006
Seria interessante divulgar o nome do médico da UNIFESP que deu esta resposta, se alguém possuir a matéria na integra gostaria de receber ou, se puderem postar aqui.

12-05-2006 12:51:44

Allan

A deuziana me enviou um e-mail com a transcrição do teor da matéria e o 'site' da natura ... Não resisti ... enviei um e-mail à eles. Vejam abaixo o teor da mensagem ;

Ilustres Senhores ,

Referente a Seção Verdades e Mentiras, para Gestantes, No Catálogo da Natura em vigência este Mês, respondido por um médico da UNIFESP:

"Não posso ter gato em casa.
VERDADE. Gatos transmitem toxoplasmose, doença perigosa para o bebê. Se você não está imunizada, dê um lar temporário para seu bichano."
Revista Natura Ciclo 07/2006 p. 62 "

MENTIRA ... é lamentável que uma conceituada e renomada empresa preste informações ERRADAS.

O gato é considerado o hospedeiro definitivo do toxoplasma pois o ciclo de vida deste protozoário se completa no intestino de GATOS JOVENS NÃO IMUNES, esses gatos SE contaminados com o toxoplasma, eliminam oocistos nas fezes q após maturação (em torno de 4 dias) se tornam infectantes. O gato só pode adquirir toxoplasmose se ingerir carne crua contaminada ou tiver alguma forma de contato com gatos contaminados.
No entanto, TODOS animais de sangue quente são considerados hospedeiros intermediários do toxoplasma, e podem transmitir a toxoplasmose na forma de cistos e até mesmo trofozoítos em líquidos orgânicos na fase aguda.
Sabe-se q a grannnnnnnnde maioria das pessoas (+/- 90%) adquire toxoplasmose através de carne mal passada (contendo cistos do toxoplasma) ou vegetais crus mal lavados (contaminados com oocistos) e não pelo contato direto com felinos.
Profissionais da área da saúde e da comunicação q divulgam informações erradas só podem ser mal informados ou mal intencionados, de qualquer forma não podem ser bons profissionais e não tem noção da responsabilidade q têm nas mãos.

Saibam que a 'matéria' em tela causou uma grande revolta em comunidades do orkut (onde são mais de 20.000 pessoas), bem como em ONG´s e entidades ligadas a gatofilia.

Certos da urgência e primazia de V.Sas. no sentido de se retratarem, antecipdamente agradeço a atenção dispensada

Agora vou esperar a resposta ... será que terei ?
Abs

12-05-2006 19:11:59

Deuziana

òtimo texto Allan!

12-05-2006 22:50:22

Cristina

De: Osasco-SP
registrado(a): 04-02-2006
Ótimo email...Agora vamos ver se irão se retratar...Deixei também registrada a minha queixa no link de reclamação...Realmente deve estar abarrotado de queixas. Esperamos que surta resultado.

Abs

13-05-2006 21:46:23

Deuziana

Ah, vai ter que ter resultado sim. Hoje, participei de um curso de leis e proteção animal, tinha vereador, presidentes de Ongs, catei o emmail de todo mundo e mandei pra eles, inclusive a presidenta da PEA estava lá, a Gaby, e ja notifiquei e mandei o link pra ela!!!!

13-05-2006 22:39:28

Allan

Deuziana

'The house despencation' (a casa caiu !!! rs) p/ a Natura ...

Comunidade

Até agora não me responderam tb ... hoje enviei outro e-mail pedindo para eles me informarem o CRM do médico que prestou as informações ... Se eles informrem sou capaz de protocolar uma representação contra aquele profissional ...

abs a todos

PS* Deuziana, realmente o texto 'me pareceu' muito bom ... copiei-o de uma comunidade no orkut (Gato Persa), especificamente de uma bióloga, se não me engano.

15-05-2006 16:54:14
Última edição por Allan (15-05-2006 16:55:55)    
Jaime

registrado(a): 26-03-2006
Verdades e mentiras sobre a Toxoplasmose.

Muito se tem falado sobre a Toxoplasmose e seus perigos, mas esta preocupação – por vezes cheia de preconceitos e desinformação – atinge um dos melhores amigos do homem: o gato!
Será mesmo este felino o verdadeiro culpado pela disseminação da doença? Devemos nos abster da sua amigável companhia? Leia o texto abaixo e tire as suas próprias conclusões.

O que é Toxoplasmose?
    Toxoplasmose é uma zoonose - doença transmitida ao homem pelos animais - de características muito variáveis e ampla distribuição geográfica, sendo encontrada em todos os continentes dos mais variados climas.

Qual o agente causador da Toxoplasmose?
    A Toxoplasmose é classificada como protozoose – doença causada por protozoário - o Toxoplasma gondii.

Por que a Toxoplamose é também conhecida como Doença do Gato?
    Porque o protozoário Toxoplasma gondii completa o seu ciclo biológico somente na família “Felidae” – família da qual o gato é um dos integrantes. Em outras palavras, é somente nos felinos que o protozoário Toxoplasma gondii produz os seus ovos.

Como se processa este ciclo biológico?
    O ciclo biológico do Toxoplasma gondii é dividido em dois tipos:

Ciclo intestinal (ocorre somente nos felinos)– o felino ingere carne de animais infectados pelo Toxoplasma gondii. No organismo do felino o cisto tissular infectante reproduz-se sexuadamente formando os ovos chamados oocistos e que são eliminados através das fezes. Por volta de 1 a 5 dias – em ambiente propício com temperatura e umidade ideais - estes oocistos sofrem esporulação dando origem aos espozoitos, tornando-se infectantes e sendo disseminados pelo ar, água ou pelos insetos (a barata é a mais importante).
    O gato infectado elimina os oocistos por um período de 15 a 20 dias, tempo que leva para formar anticorpos contra o Toxaplasma gondii, controlar a enfermidade e interromper a eliminação de oocistos. Por este motivo o gato só oferece perigo de transmitir a Toxoplasmose durante esta fase de eliminação, pois fora deste período o gato não transmite a doença.

Ciclo extra-intestinal (ocorre em todos os animais) – Os oocistos maduros são ingeridos por outros animais e passa do intestino para o sangue e desta maneira pode se alojar em qualquer tecido do organismo: músculos, olhos, tecido nervoso, gânglios, fígado, etc. Uma vez nestes órgãos, se reproduz assexuadamente originando uma estrutura denominada cisto tissular e posteriormente os zoitos que provocam uma reação inflamatória e imunológica com a formação de anticorpos que limitam o crescimento do cisto. Desta forma, o cisto permanece em forma latente durante toda a sua vida no hospedeiro. Alterações clínicas só serão observadas caso haja uma queda de imunidade do hospedeiro que proporcionará uma reprodução ativa do parasita e conseqüentemente sintomas clínicos.

Como é transmitida a Toxoplasmose?
    O modo mais comum de transmissão da Toxoplasmose é a ingestão de alimentos contaminados, principalmente carnes cruas e mal cozidas.

Existem outras formas de transmissão?
    Sim, por meio de insetos (principalmente a barata), através da placenta durante a gravidez, através das fezes de pombos, consumo de leite em natura (cabra e vaca), ingestão de carne crua ou mal cozida (suínos, bovinos, ovinos, eqüinos), ingestão de frutas e legumes contaminados, ingestão de água contaminada em lugares onde não há saneamento básico, manipulação de areias e terras contaminadas com fezes de animais doentes.

E o gato?
    Os gatos têm o hábito de limpar-se, não deixando restos de fezes pela pelagem, e enterram seus excrementos. A possibilidade de contaminação dos seus proprietários é mínima ou inexistente. Acariciar um gato o tê-lo como animal de companhia não representa perigo. Mordidas ou aranhões do gato também não transmitem Toxoplasmose.
    Para que o dono do gato se contaminasse seria necessário que o gato estivesse infectado pelo Toxoplasma gondii, no período de eliminação de oocistos e que o proprietário manipulasse as fezes secas do animal, pois as fezes úmidas não transmitem a doença a não ser que sejam ingeridas... O que é altamente improvável que aconteça!

Como posso saber se tenho Toxoplasmose?
    A infecção nos humanos é assintomática em 80 a 90 % dos casos, isto é, não causa sintomas, e pode passar desapercebida naqueles pacientes cuja imunidade é normal. Entretanto, quando o paciente tem as defesas imunológicas diminuídas por qualquer razão os sintomas e a doença podem se manifestar.
    A Toxoplasmose pode ser facilmente confundida com um resfriado ou gripe comum. Os sintomas mais freqüentes são:
    Doença febril - febre e manchas pelo corpo como sarampo ou rubéola; podem haver sintomas localizados nos pulmões, coração, fígado ou sistema nervoso. A evolução dos sintomas tem curso benigno, isto é, autolimitado.
    Linfadenite - são as famosas ínguas pelo corpo, mais localizadas na região do pescoço e raras vezes disseminadas.
    Doença ocular - é a doença mais comum no paciente com boa imunidade, inicia com dificuldade para enxergar, inflamação, podendo até terminar em cegueira.
    Esses sintomas podem persistir de alguns dias a algumas semanas e a única forma de se obter um diagnóstico definitivo é o exame de sangue.
    Atualmente, a metodologia mais utilizada para o diagnóstico da Toxoplasmose consiste na pesquisa de anticorpos das classes IgM e IgG, a fim de que se possa estabelecer a fase de infecção, embora já esteja sendo usado a detecção de IgA como indicador de fase aguda. Diversas técnicas sorológicas têm sido empregadas no diagnóstico da Toxoplasmose com grande eficiência e rapidez como podemos citar a técnica de Sabin-Feldman, a Imunofluorescência Indireta (IFI), a Hemaglutinação (HA), a Fixação de Complemento (FC), a Enzyme Linked Immunosorbent Assay (ELISA) e a Immunosorbent Agglutination Assay (ISAGA).

Como posso saber se o meu gato tem Toxoplasmose?
    A Toxoplasmose intestinal pode ser diagnosticada pela análise do material fecal e de sangue. Em lugares de alto risco, como gatils, refúgios de gatos, gatos de vida livre, etc, é importante que este controle sejam feitos periodicamente entre duas a três vezes por ano.
    A Toxoplasmose extra-intestinal é diagnosticada por análises serológicas seriadas, onde se detecta os anticorpos contra o parasita, que geralmente estão muito alto. Este procedimento deve ser repetido num intervalo entre 2 a 3 semanas para não confundirmos os anticorpos produzidos por uma antiga infecção já superada.
    Outros métodos complementares como a radiografia de tórax, fundo de olho, a citologia dos líquidos corporais são utilizados também para ajudar no diagnóstico.
    Não esquecer que todo gato suspeito de ter Toxoplasmose deve ser diagnosticado também pra Leucemia e Imunodeficiência viral felina.

A Toxoplasmose tem tratamento?
    Sim, ela pode ser tratada. Se você desenvolver a Toxoplasmose terá de ser medicado para o resto da vida para que a doença não volte a se manifestar. Seu médico poderá prescrever um antibiótico para tratar esta infecção, mas lembre-se os medicamentos não matam o agente da Toxoplasmose, apenas o mantém sob controle. Em casos muito leves, porém, o médico poderá não recomendar nenhum tratamento.
    As defesas imunológicas da pessoa normal podem deixar este parasita “inerte” no corpo (sem causar dano algum) por tempo indeterminado.
    Em uma pessoa sadia os sintomas desaparecerão normalmente em poucas semanas pois a maioria das pessoas não desenvolve a doença, criando anti-corpos contra ela.

O que posso fazer para prevenir a Toxoplasmose?
    Para humanos:
        Cozinhar a carne completamente.
        Após ter manuseado carne crua, lavar bem as mãos, toda a superfície que entrou em contato com o alimento e todos os utensílios utilizados.
        Lavar muito bem as frutas e os vegetais antes de ingeri-los.
        Evitar leite cru, não pasteurizado, seja de vaca ou de cabra.
        Usar luvas ao trabalhar no jardim.
        Limpar a caixa de areia do gato (use luvas ao trocar a caixa de areia).
trocar a areia diariamente.
        Combater os insetos principalmente as baratas.

Para gatos:
        Dar ao gato somente ração industrializada específicas para o animal.
        Somente dar carne bem cozida ou que tem sido congelada.
        Evitar que o gato cace baratas e ratos, pois eles são uma poderosa fonte de infecção.

Fontes de pesquisa:
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ser ... mp;nrm=iso
www.brasilescola.com
www.abcdasaude.com.br/
www.sampaonline.com.br/saude/toxoplasmose.htm

("")....("")           www.phellinuscattery.com.br

15-05-2006 22:40:16

Cristina

De: Osasco-SP
registrado(a): 04-02-2006
Pessoal, segue abaixo a resposta da natura à minha reclamação. Observem q o nome do "obstetra" não é citado e q tb não houve nenhuma retratação.

"Prezada Cristina,

Agradecemos o seu contato.

Em sua edição do ciclo 7, a Revista Natura trouxe a opinião de um
obstetra
conceituado, sobre alguns procedimentos recomendáveis às mães durante o
período gestacional. Várias fontes confirmam o risco da convivência
entre
gestantes e gatos durante a gravidez. De qualquer forma, o texto da
Revista
Natura em momento algum condena o hábito de manter ou criar gatos em
ambiente doméstico, apenas retrata a opinião médica sobre os riscos que
envolvem essa prática, enfatizando ser recomendável, para futuras mães
que
não estejam imunizadas, isolar esses animais durante o período.

Escreva-nos sempre que desejar, estaremos à disposição.

Atenciosamente,

Ricardo Pereira
SNAC - Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor"

Abs

16-05-2006 21:53:16

Deuziana

Cris, todos que reclamaram, receberam a mesma resposta que a sua! Sem excessão! Eles não vão se retratar. Temos mesmo que boicotar a Natura por tempo indeterminado e passar para donos de animais que não saibam disso! Como ja disse a Natura esta na lista da PEA, fez tempo, como empresa que faz texte em animais, gatos, cães, aves, ratinhos, etc.
Eles chegam a deixar os olhos do animal aberto com um aparelho, pingam o produto por uma semana (chanpo, perfumes, etc) nos olhos do animal, depois sacrificam para ver os resultados da agressão que o produto produziu no globo ocular. Isso é uma pequena parcela do que eles fazem.

16-05-2006 22:37:05

Lenita

De: São Paulo
registrado(a): 03-02-2006
Essa resposta padrão é porque acreditam que não temos articulação alguma,
mas nesse ponto estão errados, felizmente!
Vamos cobrar as tais fontes confiáveis então para saber de qual e n c i c l o p é d i a   c e n o z ó i c a   esse médico tirou essas informações!

Há ainda um outro ponto... o médico mencionado é
o b s t e t r a
e   não um
i n f e c t o l o g i s t a,
que com certeza teria um conhecimento mais
específico para esclarecer o assunto.
Eu espero...

Agora vamos questionar isso!

Gente, não basta não comprar os produtos deles, é preciso exigir que
respondam a altura dos nossos questionamentos, porque para nós que estamos
envolvidas com esses assuntos estamos carecas de saber que é um assunto já
gasto.
Mas já saíram perguntando por aí pras pessoas o que elas acham?? Vão dizer
exatamente o que está escrito nessa revistinha. Isso é senso comum! Eu
mesma, acabei por ensinar a uma veterinária o verdadeiro mecanismo do
contágio da doença, levei fontes e tudo pra ela! Isso é ação social!

E sobre a responsabilidade social da Natura, a que ela tanto faz
publicidade, ensinar o correto para as pessoas é importante. Acho, com a
minha boa fé, que o cara que  escreveu isso A C R E D I T A  no que está
falando, não colocaria sua cabeça a prêmio por tão pouco!!

Vamos estender o assunto! Encher a caixa deles com respostas inteligentes,
com fontes citadas, com referências f i d e d i g n a s !
Se não se retratarem, ao menos da próxima vez vão evitar colocar esse tema
de maneira tão preconceituosa!!

17-05-2006 10:27:45
Última edição por Lenita (17-05-2006 10:33:32)    
Patricia Babo

De: Ribeirão Preto -SP
registrado(a): 22-04-2006
Prezada Patrícia,

Agradecemos o seu novo contato e pedimos desculpas pela demora no
retorno.

Entendemos seu posicionamento diante deste assunto. O tema abordado
teve como base a opinião de um conceituado obstetra e pode ser encontrado em
diversas fontes de pesquisas.

Conforme respondemos anteriormente, em momento algum condenamos o
hábito de manter ou criar gatos, apenas levamos ao conhecimento dos leitores a
opinião médica sobre os riscos que envolvem essa prática.

Patrícia, informamos que segundo a Revista Natura, ciclo 07/2006,
página 62, o nome do obstetra que ajudou a esclarecer as verdades e mitos que
cercam a gravidez foi o Dr Abner Lobão, da Universidade Federal de São
Paulo (Unifesp).

Escreva-nos sempre que desejar, estaremos à disposição.

Atenciosamente,

Loriete Paranhos
SNAC - Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor

Gente, dá para acreditar nesse parágrafo: Conforme respondemos anteriormente, em momento algum condenamos o hábito de manter ou criar gatos, apenas levamos ao conhecimento dos leitores a opinião médica sobre os riscos que envolvem essa prática. ???????????

20-05-2006 02:27:36

Fernanda Mattos

Bom, a matéria é muito controvertida, mas acho que a fonte "profissional" da informação é o Dr. Abner.

Pra botar um pouco de lenha na fogueira olhem o que eu achei num site da internet:

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o Dr. Abner Augusto Lobão Neto.
F: 3168 1414 / E-mail: abnerlobao@dr.com

Não sei se são atuais, mas extrai deste site: http://www.clicfilhos.com.br/site/displ ... a+gravidez

Acho que podemos questioná-lo diretamente.

20-05-2006 11:18:32

Fernanda Mattos

Completando: este Dr. não é o único a defender a tese de que "devemos manter distancia dos gatos" durante a gestação, neste mesmo site tem a opinião muito esclarecedora de um tal de Dr. Marcio Pires da USP, mas que fecha a matéria com o seguinte

"Os pêlos dos gatos também podem conter protozoários. Se você não está acostumada a conviver com gatos, mantenha distância deles durante a gestação."

http://www.clicfilhos.com.br/site/displ ... ara+o+bebê

20-05-2006 11:23:45

Fernanda Mattos

Por fim, pra não dizer que só tem Drs panacas na face da terra, achei um que explica e põe os pingos nos is sem "vilãozoar" os gatos:

http://www.portalverde.com.br/gestacaoc ... avidez.htm

aff finalmente.

20-05-2006 11:35:29

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.