Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / qual é a melhor ração para gato persa filhote?    
Autor
Mensagem Páginas:  1 2 3
Fernanda Franco

registrado(a): 30-09-2007
Olá,

Bom, eu dou a Whiskas para meus gatos, até hoje não tive problemas. Bom ela passou no teste do inmetro. Ouvi dizer que a Garfield é boa, alguem já testou?
Ai queria muito poder oferecer aos meus gatos uma ração super premium, faço contas e mais contas e nada de achar um lugarzinho no orçamento hunf...Tenjho 15 gatos, todos abandonados e cuido de outros na rua.

Quanto a sintomas de possíveis doenças sei que é bom ficar atenta a: Apatia, emagrecimento, gengivas esbranquiçadas ou amareladas, fezes moles, fezes escuras demais, terceira palpebra aparente(menbrana branca dos olhos dos gatos) etc. É fundamental levar ao vet quando há qualquer sintoma ou mudança de comportamento.

Falando em fragilidade dos persas passei um sufoco com a minha(chama-se Beleza):
A Beleza foi ABANDONADA na porta da minha casa, parecia não ter uma grama de gordura no corpo, pra que se tenha uma idéia, mesmo com a pelagem vasta se via os ossos; ainda estava com uma rinotraqueite terrível, chegou a ser desenganada pelo vet, pois não comia de jeito nenhum. Bom foi aquele sufoco, internação(uma semana) e outra semana eu levando todos os dias na clinica pro vet dar soro e medicamentos injetáveis(ela não aceitava os comprimidos...babava tudo).

Ela só começou a comer depois que começei a fazer inalação nela, e mesmo assim não conseguia comer a ração normal, também não gostou da ração de latinha(tentei da Whiskas e Guabi-mas é raro um gato não gostar gente, a maioria dos meus adoram-só comeu quando fiz um caldo de carne ou frango com ração de bebê. Agora ela está curada!!! e já come ração normalmente. Faz uns dois meses, só acho que ela não engordou tudo que devia ainda, é normal? Pensei em ração pra filhotes o vet achou bom, vocês recomendam alguma? Há algum suplemento que possa oferecer? Ah estou seguindo as dicas das vitaminas :)

Beijos

Fernanda Franco

01-10-2007 06:13:31

Fernanda Franco

Ah esqueci de dizer: Segui também a dica da Brionia rs Passei a dica pro vet, outros pacientes testaram a aprovaram. : )

01-10-2007 06:20:16

Fernanda Franco

Ah desculpa gente erro no primeiro post: Não é ração de bebe, é papa pra bebe humano rs com caldo de carne ou frango natural, e não sei se é bom arriscar isso no dia a dia dos gatinhos, foi só neste momento mesmo porque foi a única coisa que ela aceitou, além também do leite de baixa lactose que ela bebia aos poucos.

01-10-2007 06:24:33

Alisson Castro

De: Londrina - PR
Fernanda Franco, voce nao pode dar nada que contenha sal para seu gato persa, nem gato nenhum. Nao pode dar papinha para bebe, e muito menos caldo de carne. Recomendo dar a famosa " Sopinha da Roseli ", que você encontra no site, ou mesmo cozinhar peito de frango, sem temero nenhum, desfiar e dar para seu gatinho.
Recomendo a Ração Iams Adulto, que você pode dar para seus gatinhos, a partir dos 4 meses. É uma ótima ração, na minha opinião, a melhor para seu persa.
Suplemento que recomendo é o Organact Cat.

Todos os produtos você encontra no Feline Shop da Cia do Gato Persa.
É isso.

03-10-2007 14:19:47
Última edição por Alisson Castro (03-10-2007 19:44:38)    
Lissa

registrado(a): 28-01-2007
Fernanda,

Quando fiz alguns testes com algumas rações nem comprei wiskas, pq todo mud sabe que wiskas é mata gato... passou no teste do inmetro pq lá ele veêm se a embalagem do produto condiz com o que está no pacote, e nao quer dizer que seja boa a ração.

Já ouviu dizer em cat chow?? até essa é melhor que wiskas. eu uso aqui em casa Iams, tenho duas persas.

E não fica caro pra mim... mas são duas né.. por enquanto, hehehe!

Blog     -  http://www.acid-lips.net/lemon
Flickr    -  http://www.flickr.com/photos/granfino

03-10-2007 17:31:17

lisi
Convidado

Fernanda,

Como você tem 15 gatos, tente conversar com algum distribuidor para te ajudar e vender pacote profissional mais barato, vai valer a pena!
Veja no site das raçoes e veja um distribuidor mais proximo da sua cidade!

Mas pare com wiskas! tudo menos wiskas! eles gostam claro! ele se sentem atraido pelo sal... por isso essa raçao faz mal.. tem mto mto sal! e pra gato.. proibidoo!

Cat chow, sabor & vida é mais barato também, e melhor!

Olha papinha de bebê acho que não tem sal, se tiver é mto mto pouco.. nao vai fazer tao mal.. mas acho que deve-se evitar,pq tem cebola!
Mas já vi, criadores muito bons e experientes em exposições dando essa papinha pros gatinhos..

Beijokas!

03-10-2007 18:42:01
Última edição por lisi (03-10-2007 18:42:31)    
Alisson Castro

Lisi,

A porcentagem de Cloreto de Sódio que nós humanos temos que consumir é diferente da quantidade de sal que os GATOS tem de consumir. E deve ser por isso que existe ração enlatada para gatos e cães. papinha de bebê serve para o bebê humano.

Pensa assim: se a nossa comida fizesse tão bem para os gatinhos, então nao existiriam rações no mercado.

Fernanda,

Existem vários tipos de enlatados que você pode usar, aqui na cia do gato persa tem Sabor & vida e uma pastinha da Hill's tbm.. Só não usa da wiskas pq dá uma diarréia incontrolável.. a gente aqui em casa, nunca usou nas persas.

O que a gente sempre faz aqui é frango desfiado sem tempero. Cozinhe o frango, desfie, coloque um pouquinho do caldo do cozido e organnact e de para seus gatos.

03-10-2007 19:09:47
Última edição por Alisson Castro (03-10-2007 19:44:11)    
lisi
Convidado

Hamm.. tá .. Mas pensa assim também Alisson

A quantos anos há raçoes no mercado?

não faz muito tempo, que nem existia, pelo menos aqui no Brasil. Sei de criadores de mais de 20 anos, que diz.. antigamente davamos comida..
que é oque damos hoje.. essas receitinha com frango e verduras e etc...

Sem sal!

Sabe quanto de sal um humano deve consumir? um col de chá.. kakakakak

imagina pra gato..

estamos falando a mesma língua amigo!

Só questionei se realmente tem sal nessa papinha..

Bjokas

03-10-2007 19:34:08
Última edição por lisi (03-10-2007 19:35:06)    
Lissa

Calma, calma gentem!

Que isso... é Lisi, faz pouco tempo que existem rações.

E assim, aqui no brasil como no resto do mundo as rações de gatos existem desde 1960... em 1950 foram feitas as primeiras rações pra cachorro. e se vc for pensar nao é tão novo assim!
Meu pai tem uma foto com uma gato dele, com um saco de ração que já nao deve mais existir, isso foi em 75 então, 32 anos com rações no brasil!

Eu sou totalmente contra usar comida humana na alimentação de animais, principalmente se não é necessário.
Nós precisamos de sal mais do que os gatinhos... eles precisam de metade da metade da metade de uma colher de chá!

Então, graças a Deus temos rações pra eles!!

03-10-2007 19:53:05
Última edição por Lissa (03-10-2007 20:04:24)    
Fernanda Franco

Oi Gente,

CALMAAAAAAAA EU NÃO DOU ALIMENTO DE HUMANOS PARA OS MEUS GATOs RSRSRSR FOI UMA OCASIÃO EXCEPCIONAL! RS

Então como eu disse, eu não dou a papinha de bebe, só dei enquanto ela estava doente, pois foi a única coisa que aceitou( ela não aceitava nenhuma ração de latinha), e mesmo assim misturada a caldo de carne natural. Senão fosse a papinha    - vejam bem, neste caso- ela teria morrido de inanição. a papinha do cia do gato persa é uma boa receita, mas eu ainda não conhecia.

Quanto a Whiskas, ela já mudou a fórmula a algum tempo, e nenhum veterinário até hoje me desaprovou ela, pelo contrário me disseram que era uma boa ração( dentro dos padrões da standart é claro ). Tenho gatos a 20 anos e até hoje, apenas um desenvolveu um problema renal, mesmo assim já era idosa, com quase 16 anos. Sempre ofereci a Whiskas.

Obrigada pelas dicas

03-10-2007 22:48:36

lisi
Convidado

ihh meu Deus, pra que tanta calma...

parece que tem alguém discutindo...

exagero..

Lissa.. mas será que existia assim em todas as pet shops? digo, forte comercialmente...

não sei também.. isso é que me disseram...  há 20 anos atraz eu tinha apenas 1 ano.. hahaaa

beijokaas

04-10-2007 00:22:57

Fernanda Franco

Em 1992 eu começei a dar ração aos meus animais, a Whiskas pra gatos e a Royal light para cães para meu cão.

Já era forte comercialmente sim, já existiam muitos pet shops na época.

04-10-2007 00:32:15

lisi
Convidado

Ahh sim! em 92, 15 anos atraz já era forte sim...

mas em 1960? nao sei... essa é minha dúvida..

04-10-2007 00:34:32

Lissa

Lisi,

Sobre sua dúvida é só ir em alguma faculdade, e procurar um livro sobre nutrição de pequenos felinos, que vc vai ler, já que eu posso estar mentindo pra vc.. rsrsrs...
Eu não sei se existiam em todos os pets... mas com certeza meu pai comprou numa casa agrícola! e olha que Apucarana (onde ele mora até hj) não é nenhuma megalópole, hehehehe.

Há vinte anos atrás eu nem existia Lisi, eu digo o que tem escrito nos livros que eu estudo na faculdade! Fazer o que, não li por curiosidade, e sim pq ia fazer prova, que eu tirei 10, diga-se de passagem! ehehehehe! hey hey hey! =P

Mas é isso.. wiskas nao foi a primeira, graças a Deus hehehe!
eu acho, que o nome da ração era tipo "D'gato" ... pergunto pro meu pai e digo... mas acho que é quase isso mesmo..

Agora, hoje não tem nenhuma necessidade usar papinha mesmo! com tanta coisa no mercado... mas enfim.. né?

FERNANDA FRANCO,

Não sei se vc sabe disso mas, veterinários nao estudam ração nao entendem de ração... então não é apropriado eles opnarem sobre elas. Eles vêem na faculdade 6 meses de bromatologia, eles nao tem noção de constiruição de rações. mas Enfim. Quando eu era criança e tinha meus 17 gatos sempre tinha problemas com o rim deles! pq a Wiskas não presta mesmo, pra mim pelo menos, é uma ração que eu vejo com maus olhos, é mal formulada, cheia de palatalizantes (pra fazer seu gato comer mais) enfim... tem tantas rações melhores.. e baratas igual... Mas enfim..
Para persa eu nao sei qual o resultado com wiskas, deve cair bastante pêlo, e eles devem beber bastante água, e se eles tiverem PKD (já estão sensíveis) aí... mas enfim, a wiskas é a ração que tem mais corante no mercado brasileiro, eu já postei sobre isso num tópico sobre a Iams.
Sabe, muitas pessoas acham ela boa por causa da propaganda e dos gatos bonitinhos que eles colocam nos rótulos... o que é puro engano!

A Cat Chow não é das melhores nãos, sem essa de eu defender esse tipo de ração pra persas, ou pra qualquer outro tipo de raça de gatinhos... mas é uma opção... assim é uma sugestão! sabe? não é por mal que digo isso, pelo contrário.
Talvez de vc fizesse um teste de pH na urina dos seus gatos vc e seu vet acreditariam n que eu estou dizendo. hehe..

Bjo.

Bjimmmm!

04-10-2007 01:21:22
Última edição por Lissa (04-10-2007 01:33:14)    
Karime Barboza

registrado(a): 10-05-2007
Essa discussão sobre as melhores rações pega fogo mesmo!

Mas apenas um lembrete. Nem sempre o ideal está acessível à todos, portanto devemos ter cautela nas nossas críticas.
Imaginem: um ser humano necessita de muita variedade de nutrientes e tem uma ampla gama de alimentos para supri-las, mas quantas famílias podem garantir uma dieta 100% balanceada e nutritiva?

É claro que cada dono de gato, quer o melhor pros seus Pets, e cada um faz o que pode para dar qualidade de vida aos felinos. Veterinários e criadores possuem opiniões diferentes, por isso tanta variedade de produtos.

Que cada forunlino possa se esforçar em dar o Melhor que Puder, para seus "filhinhos" e sempre fiquem atentos às reações as mudanças de alimentação e alterações de comportamento.

Todos queremos saúde!

04-10-2007 10:49:51

lisi
Convidado

é isso ai Karime! não nos esqueceremos do nosso ideal, que é ajudar como podemos nossos amigos, amantes felinos...

Fernanda,
Vai tentar com os distribuidores? Fico preocupada pq sei oque é sustentar 15 gatos. Participo de um lista de protetores e vejo o que passam para alimenta-los, pedindo doações de raçoes, qualquer uma, para que não passem fome pelo menos.

Beijokas!

04-10-2007 11:18:14

Lissa

Karime e Lisi,

Quando eu falei da cat chow, eu só faloi dela porque custa o mesmo que wiskas, e é bem melhor..

04-10-2007 12:06:37

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Folunlinos !,

Sim, é verdade, muitas vezes as pessoas não têm condições de dar a melhor ração para o gatinho.

Vamos no ater um pouco nesse tema.
Nós nunca  devemos nivelar as situações por baixo, neste caso nós só daríamos as rações mais em conta, porque nós criadores, pelo menos aqui em nosso gatil, gastamos oq ue for necessário para os gatos.

Também temos que pensar no seguinte, os gatos de pelo curto (não estamos falando de persa exótico, claro..) são muito mais rsistentes do que os de raça pura, como os persas que são delicadíssimos.

Doação de gatos persas por exmeplo é complicado, porque um persa só deve ser doado a uma pessoa que tenha condições de manter a vida do gato como deve ser, pois se a pessoa não puder dar uma ração balanceada e boa a um persa... todos sabem que pode levar o gato a óbito com o passar dos anos. Então, temos que ser realmente responsáveis, porque um persa não aceitas as más condições de limpeza, higiene e alimentação ruim!

Lisi, vc é criadora, te pergunto: vc correria o crisco de doar uma persa de sua criação que vc ama e cuida com tanto desvelo e carinho, vc o doaria pra alguém que não tem a menor condição de dar uma ração pelo menos boa ?

Os exemplos de abrigos , onde os gatos passam dificuldades estão aí pra nos alertar que  gatos que vivem na rua sãomais resistentes, ou os abrigos não estarim cheios deles...agora dentre eles quantos persas há?

Garanto à vocês que muitos já morreram antes de chgear num abrigo!

Aqui , fazmos o que podemos pra ajudar protetores, muitas vezes já mandamos medicamenteos e até ração pra Deuziana, que vc sabem que é protetora e ela também tem muitos gatos.

O melhor é ser sempre responsável.
As distribuidoras de rações  têm o maior interesse em pessoas que têm quantidades de gatos e que com isso possam comprar deles.

Nós aqui vendemos  ração a preço de custo, não ganhamos nada, absolutamente um centavo em cima do valor, é somente para que as pessoas tenham uma condição de dar uma alimentação melhor para seus gatos!

Abç

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

04-10-2007 12:17:11

lisi
Convidado

Oi Rô,

Com certeza não venderia nem doaria um persa para quem não tivesse condições de sustentá-lo com uma ração super premium e mantê-los com todos cuidados necessários. A Pookie, vira-latinha que peguei na rua, como sabem, doei ela agora, com muita dor no coração, mas um dos meus critérios foi que pudessem dar a ração da royal, sensilble a mesma que dou, e achei!

Mas a questão aqui é diferente, a Fernanda tem 15 gatinhos que resgatou, inclusive a persa, que foi abandonada na porta da casa dela! e não tem condições de dar a todos uma ração super premium, mas tem muito amor por eles, tanto que está aqui buscando informaçoes e ajuda!

Sempre luto para que as pessoas deêm super premium aos seus gatinhos seja persa ou vira lata. Minha tia que tem 8 viralatinha já consegui convence-la, hoje ela da Royal pra eles.. Tanto que falei a fernanda para conversar com os distribuidores.

Mas também sei o outro lado da moeda, de protetores que resgatam gatinhos e tentam dar o melhor que podem por eles, gatinhos que a pouco tinham apenas lixo pra comer (uma dor terrível, no coração, de ver essa cena) e correndo todos os riscos na rua, e que logo terão um chance melhor de vida, com carinho e segurança, mesmo que sua ração não seja a melhor.

Bom... Continuarei ajudando aqui, sempre que me sentir útil, e for solicitada, porque minha idéia é ajudar os amantes Felinos e seus gatinhos.

BeijokAs

04-10-2007 13:38:17

Lissa

Pois é Lisi..

Mas o que estava sendo discutido é o preço da ração eu nao disse pra ela usar royal canin e nem Iams, aqui tenho duas, daqui uns dias chega outra. Mas eu tenho condições de comprar a Iams pra elas...

Volto a insistir que eu nao mandei (quem sou eu pra fazer isso) trocar para Iams, royal.. enfim... se vc quer mesmo ajudar os amantes por felinos vc tem que dizer pra Fernanda Franco um ração que custa o MESMO que a wiskas e vai fazer menos mal para os protegidos dela...

Vc sabe disso, todo mundo sabe disso!
A Nestlé é séria no que faz, é só isso que tá todo mundo defendendo aqui. Todo mundo quer o melhor... nao adianta mudar de lado e nao dar uma sugestão que pode mudar a vida de alguns gatinhos, nao é mesmo?

Wiskas custa o mesmo que a Cat Chow e volto a insistir, É BEM MELHOR!

04-10-2007 15:01:56
Última edição por Lissa (04-10-2007 15:04:42)    
lisi
Convidado

Ai Lissa, se você ler oque eu falei lá em cima vai ver que falei justamente isso..

"Mas pare com wiskas! tudo menos wiskas! eles gostam claro! ele se sentem atraido pelo sal... por isso essa raçao faz mal.. tem mto mto sal! e pra gato.. proibidoo!

Cat chow, sabor & vida é mais barato também, e melhor!"

É o mesmo preço sim, escrevi errado, não são mais baratas, mas são melhores que wiskas com certeza...

04-10-2007 15:20:51

Lissa

isso mesmo!

04-10-2007 15:27:32

Fernanda Franco

Olá,

Bom com tanto apelo rs vou pensar em outra ração, não gosto muito da Cat Chow, já dei aos gatos também, mas eles fazem cocô colorido...alguém tem alguma dica de marca?  Gostaria de comprar uma que também seja baseada em proteína de carne ou frango.
Vou tentar com os distribuidores daqui de Rio Preto. Tenho uma vizinha com mais de 10 gatos também, quem sabe se comprarmos juntas eles aceitam nos vender.

Beijos

04-10-2007 19:39:01

Fernanda Franco

Obrigada pela dica Lisi.
Beijos

04-10-2007 19:41:08

Karime Barboza

registrado(a): 10-05-2007
Gente, gente... que maravilha este fórum, onde desfrutamos das opiniões sinceras, mantendo o respeito pelo indivíduo. Um exemplo de cidadania e comunidade.

Não quis incentivar o uso de rações "baratas", até pq conheço bem a diferença na saúde do animal, quando ele se alimenta com ração de excelente qualidade e quando só "quebramos o galho", como costuma-se dizer.

Meu persa Anakin, come RC Persian Kitten, afinal não entrei no mundo dos Persas apenas para satisfazer meu ago. Sei perfeitamente da minha responsabilidade para manter a boa saúde dele.

Mas por muito tempo adotei gatinhos SRD, quando eu tinha menos condições financeiras e acabava tendo que escolher estas rações mais populares. Experimentei todas: Whiskas, Friskies, Garfield, Sabor e Vida. Posso dizer que as duas últimas não me decepcionaram. Mas nestes casos, vale a pena investir num bom suplemento vitamínico.

Eu penso seriamente em dar Iams para meus gatos, assim que o Anakin se tornar adulto. Mas isso porque está dentro do meu orçamento.
Volto a dizer que tem muita gente que gostaria de dar o que há de melhor no mercado de rações mas não pode. Só não vamos fazer estas admiráveis guerreiras do bem, se sentirem culpadas, por não poderem dar uma raão super premiu. Mas concordo com a Roseli, gatos de raça pura são mais sensíveis e exigem um proprietário que possa arcar com todos os aspectos da manutenção do animal. Por isso gente: CASTREM SEUS ANIMAIS!

05-10-2007 09:23:20

Lissa

pois é... foi isso mesmo que eu tinha dito! nunca crucifique ninguém por usar wiskas sem saber que ela é ruim... e tem outras do mesmo preço de melhor qualidade, mas aí vai até um ponto, quando a pessoa passa a saber, e mesmo assim nao muda... aí sim! aí a gente tem de defender o direito do animal... Quando vc é protetor tem que saber dos gastos, assim como quando vc só tem os seus porque quer ter... persas como eu tenho.

Tenho duas, daqui uns dias vao ter três, eu assumo o compromisso com Deus, de cuidar desses bebês do melhor jeito possível... se ele confiou a mim... não é mesmo?

Mas enfim, tem gente que nao entende bem, mesmo quando a gente desenha, imagina quando a gente escreve..

Abraço..

05-10-2007 11:41:15

lisi
Convidado

Eu penso assim gente...
Quem não sabe que wiskas é um raçao que faz mal, acha que está dando a melhor raçao! Porque no supermercado ela é a mais cara! em agropecuária tem ração de até 2,00 o kg !!!! e a pessoa vai lá, como toda boa vontade e compra uma que é 7-8 reais o kg que é o caso da wiskas, achando que está dando a melhor!!

Muitos protetores não tem condições nem de dar wiskas ou cat chow, eles acabam dando ração assim, comprada por kg em agropecuária que não se sabe nem o nome da marca. É triste gente, tentar sustentar 15-30-50- 100 gatos! não é brincadeira! ele contam com a ajuda das pessoas ainda pra poderem dar essa ração baratinha... pq wiskas nem pensar, é ouro pra eles!

Vamos também pensar por este lado. Compreender e não só nos esforçar para ser compreendido.

Fernanda vejo que tem condições e toda boa vontade de dar uma ração melhor pra eles, tanto é que vai atraz das distribuidores de ração super, e que tenho certeza que vai conseguir! iupiiiiiiiii não desiste Fê!

Beijokas pro Cês!

05-10-2007 13:01:02

Lissa

Foi isso mesmo que eu falei, foi isso mesmo que postei na primeira resposta que dei pra Fernanda. Mas como o brasileiro gosta de redundâncias e pleonasmos né..

Acho assim, tem uma criadora que conheci ontem na vet, ela nao tem condições de ter site bonitinho pra vender os filhos dela... ela faz exame de pkd... e dá Premier pros gatos, ela tem 4 fêmeas e 2 machos, e gostei do que ela disse:
"se eu nao posso dar uma vida boa pra eles, então prefiro nao lotar meu gatil de gatos e dar uma outra ração... ou nao poder pagar uma vet boa. Eu não quero prejudicar meus gatos dando um passo maior que as pernas!"

05-10-2007 13:10:34
Última edição por Lissa (05-10-2007 13:13:34)    
Franciele Andrade

De: Santo André - SP
registrado(a): 13-07-2007
Isso mesmo Lisi, o importante é auxiliar as pessoas compreendendo as limitações de cada uma! Espero que na próxima semana eu possa visitar seu gatil, afinal de contas seus gatos são maravilhosos...só por foto dá para perceber que você cuida muito bem deles...oferece as melhores rações...e proporciona a eles um ambiente excelente...coisas que só quem ama faz pelos gatinhos...
obrigada mais uma vez pelas dicas e por ajudar as pessoas inexperientes de uma forma muito gatil e por ser sempre muito prestativa...obrigada mesmo! Meus bebês agradecem!
beijinhos....

05-10-2007 13:33:16

lisi
Convidado

Lissa, mesmo que eu tivesse lido seu primeiro post, eu acho que posso escrever o que penso né? não estou escrevendo pra você, estou escrevendo pra todo mundo, mostrando um pouco da realidade dos protetores. Acho que falar o que pensa, mesmo que pensamos igual, não é uma redundância.

Oi Fran!
Amiga querida!
Esperamos por vocês!!

Beijokas!!

05-10-2007 14:23:39

Páginas:  1 2 3    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.