Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
David
De: São Paulo
registrado(a): 02-02-2006
|
|
O Inmetro testa a ração animal
www.globo.com/fantastico
Atenção consumidor: Como você anda alimentando o seu bicho de estimação? Com ração, não é mesmo? Mas será que a ração do seu cachorro ou do seu gato está nota dez?
Isso é que é ser tratado como filhinho da mamãe. Comidinha caseira, feita na hora e servida na boquinha. No lugar da ração...
“É arroz. Tem fígado de galinha, que é mais forte. Serve para fortalecê-los”, diz a dona-de-casa Virgínia Galindo.
“Essa comida é nutritiva, mas não substitui integralmente uma ração”, garante o veterinário Ricardo Coutinho Amaral.
Virgínia sabe que a ração fornece uma alimentação balanceada. Só dá comida de gente para Simone, Pafúncia e Bacurau, que estão velhinhas e não conseguem mastigar a ração.
Os outros oito cachorros e 15 gatos que ela cuida em uma chácara em São Paulo só comem o que o veterinário manda: ração.
“Eu acho cachorro mais confiável que gente”, comenta a dona-de-casa.
Para saber se as rações vendidas no mercado brasileiro também são confiáveis, o Inmetro fez o teste. Foram escolhidas 20 marcas de ração para cães:
- Big - Bono - Bravo Original - Carrefour - Eukanuba - Faro - Frolic Júnior - Golden Fórmula Carne - Gran Cão - Hill’s - Kanina - Keldog Chef’s Selection - Komidog - Mais por Menos - Must - Ossobuco - Pitty - Pop Star - Prina Beneful - Royal Canin Selection
E 11 marcas de ração para gatos:
- Fanny Cat - Friskies - Iams - Le Roy Mix - Mik Cat - Royal Canin Fit 32 - Sofisticat - Three Cats - Top Cat - Whiskas - Wily
Todas as rações precisam ter proteína, gordura, fibra bruta, fósforo, cinzas ou matéria mineral e cálcio. A falta ou excesso de um desses nutrientes pode acarretar problemas para gatos e cachorros.
“A coluna vertebral se fundiu toda e ele parecia um cavalinho de pau andando. Não tinha mobilidade nenhuma”, lembra o veterinário Ricardo Coutinho Amaral.
O professor de veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Aulus Carciofi, faz um alerta: Enquanto no Brasil a ração só precisa ter seis nutrientes, nos Estados Unidos são exigidos 43.
Segundo ele, a associação que reúne os fabricantes brasileiros já se mobilizou para mudar a lei.
“Criar critérios mais claros do que é um alimento completo e balanceado, uma padronização nutricional melhor e de qualidade entre os produtos”, avalia Aulus Carciofi.
O Inmetro testou as rações pela legislação em vigor e constatou que todas são boas para o consumo. Mas seis marcas apresentaram problemas na embalagem: Kanina, Keldog, Komidog – rações de cães – e Friskies, Sofisticat e Wily – rações de gatos. Em todas, o Inmetro encontrou nível de cálcio superior ao registrado no rótulo.
“Se o rótulo do produto apresenta uma informação incorreta, o veterinário também vai ser induzido ao erro na hora de passar a dieta especifica para esse cão”, observa Marcos Borges, engenheiro do Inmetro.
Os fabricantes se defendem. Já tomaram providências para corrigir os rótulos. Sofisticat, Wily e Keldog garantem que já tomaram providências para corrigir os rótulos.
A marca Komidog diz que a alteração no nível de cálcio foi causada por troca de fornecedor de matéria-prima em virtude da febre aftosa. Não houve tempo de fazer a reanálise e mudar o rótulo.
Os fabricantes das marcas Friskies e Kanina reconhecem o resultado do Inmetro, mas alegam que adotam uma outra metodologia – também aprovada pelo Ministério da Agricultura. Por ela, os níveis de cálcio estão corretos e, portanto, as embalagens condizem com o conteúdo.
O Inmetro esclarece que metodologias de análise, mesmo distintas, não podem apresentar números contraditórios e informa que o resultado foi ratificado pelo Ministério da Agricultura. As empresas devem ser notificadas.
Agora uma dica dos veterinários: Na hora de comprar ração, verifique se a embalagem está lacrada e longe do calor. Não compre nunca ração a granel.
“Onde existe saco de ração aberto, até que me prove o contrário, existe rato”, alerta o veterinário Ricardo Coutinho Amaral.
E nada de entupir os bichos de comida. Ração, só duas vezes por dia.
Confira o teste completo do Inmetro com rações para cães e gatos.
_______________________________________ ------------------------ David Esquivel ------------------------ Fidel http://www.catster.com/?231740
Krystal http://www.catster.com/?351079 ------------------------
|
|
26-03-2006 22:00:15 |
|
|
Valeu David...
Eu havia assitido apenas o finalzinho da reportagem...
Abraços!!!
|
|
27-03-2006 15:33:51 |
|
|
Olá a todos!!
"O professor de veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Aulus Carciofi, faz um alerta: Enquanto no Brasil a ração só precisa ter seis nutrientes, nos Estados Unidos são exigidos 43."
BRASIL : 6 NUTRIENTES EUA: 43 NUTRIENTES
Nossa!!! isso significa que rações brasileiras são totalmente inferiores se comparadas com as importadas??? OU EXISTEM EMPRESAS NACIONAIS QUE SEGUEM PADRÕES NUTRICIONAIS EQUIPARADOS AS IMPORTADAS???
Grata pela atenção. Sandra
|
|
29-03-2006 22:06:38 |
|
Helena
registrado(a): 04-02-2006
|
|
BRASIL : 6 NUTRIENTES EUA: 43 NUTRIENTES
Isto já é o suficiente para escolher qual a ração para o seu gato.
A HILLS é a única importada aqui .
|
|
02-04-2006 16:43:37 |
|
|
Única importada?
E a Iams, Proplan, E Royal Canin?
|
|
03-04-2006 10:36:55 |
|
Helena
registrado(a): 04-02-2006
|
|
Oi Lisi !!!
A única importada dos EUA é a Hills.
E nos EUA : 43 nutrientes.
|
|
03-04-2006 15:19:28 |
|
|
fiquei sabendo hoje que a ração hills pra gatos ainda importada, existe um movimento para que ela seje produzida aqui no brasil, a linha de caes da hills já é nacionalizada e produzida pela total alimentos ( k&s equilibrio). vamos ver qd isso vai acontecer.
|
|
03-04-2006 16:14:55 |
|
|
Mas não quer dizer tb que todas, produzidas aqui no Brasil, tem 6 nutrientes, este é o minimo...
Mas por ai já dade ver a importancia que dão para nossos queridos companheirinhos...
|
|
03-04-2006 16:19:23 |
Última edição por lisi (03-04-2006 16:20:00) |
|
|
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá,
As novas rações da IAMS são importadas dos EStados Unidos (por enquanto) pois já estão começando a fabricação da Multicat na Argentina, mas ainda irá demorar umpouco pra vir pro Brasil. Por enquanto estarão comercializadas as importadas.
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
03-04-2006 16:32:10 |
|
|
eu acho que todas as grandes marcas mantem a formula importada, o que muda é a materia prima, elas nao iriam se queimar, nao acho que uma iams uma royal, iriam produzir uma ração com 6 nutrientes. isso acontece acho eu no mercado de rações de caes que tem marcas que vendem 15 kilos de racao por 15 reais, ai vc ja viu.
|
|
03-04-2006 16:40:12 |
|
|
É verdade... Concordo com vc David!
|
|
03-04-2006 17:43:05 |
|