Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / gato que come feijão    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Monica
Convidado

Olá pessoal !!!
Alguém poderia me dizer se caldo de feijão é bom para gatos!?Meu gato só come ração e não gosta de frango, arroz, ovo, atum, sopa... só aceita ração mesmo, só que eu peguei ele lambendo o resto do caldo de  feijão que tinha no meu prato. Eu não acreditei, ele lambeu tudinho e não teve dor de barriga.
Será que eu posso dar a ele um pouquinho só, ou faz mal ?

18-02-2006 00:12:49

Ana Rodrigues

De: Niterói RJ
registrado(a): 02-02-2006
Oi Mônica,
não sei ao certo se o feijão em si é prejudicial aos gatinhos...
Mas pelo que sei os temperos que usamos: sal, alho, óleo, caldos... não são bons para eles.
A Rosely talvez possa lhe dar informações mais precisas...

Bjs,
Ana

18-02-2006 12:35:49

Monica
Convidado

Oi Ana,
Eu utilizei para o tempero cebola, azeite,  pimentao e um pouquinho de sal. Não gosto de muito tempero não.
Vou esperar mais respostas sobre o assunto.
obrigada
beijinhos !

18-02-2006 17:59:27

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Oi Monica,

Pois é, ele pode gostar, mas o feijão, ou o caldo do feijão temperado pode até não dar diaréia nele, mas bem não faz!
A cebola, o alho são tóxicos para os gatos, além de provocarem anemia.
o pimentão ainda não testei, estou estudando sobre outros legumes para o nosso Centro de Culinária Felina.

Veja o feijão não seria muito bem vindo aos felinos pelo fato de ser carboidrato e eles não tolerarem bem carboidratos como bata por exemplo.

Veja o que o Dr. Drausio Varella fala em um artigo, apesar de ser para humanos:

Flatulência

O ar engolido ou os gases formados no aparelho digestivo podem ser expelidos por via oral (arroto) ou via anal (gases intestinais ou flatos). A maior parte deles, no entanto, é produzida no intestino por carboidratos que não são quebrados na passagem pelo estômago. Como o intestino não produz as enzimas necessárias para digeri-los, eles são fermentados por bactérias que normalmente ali residem. Esse processo é responsável pela maior produção e liberação de gases.
Em alguns casos, por fatores genéticos ou porque adotaram uma dieta saudável com pouca gordura, mas rica em fibras e em carboidratos, algumas pessoas podem produzir mais gases. No entanto, a maioria das queixas parte de pessoas que produzem uma quantidade que os gastrenterologistas considerariam normal. Estudos demonstram que, em média, um adulto pode expelir gases vinte vezes por dia. De qualquer modo, há como prevenir a maior formação de gases.

Recomendações
Dieta é a palavra-chave para reduzir a produção de gases, uma vez que é impossível eliminá-la totalmente:

·Leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas e soja, entre outras, são causadoras de gases. Ricas em carboidratos não absorvíveis, as leguminosas tendem a fermentar no intestino. Eliminá-las totalmente da dieta pode não representar uma boa solução porque constituem uma fonte importante de proteínas, fibras e outros nutrientes. Uma dica prática e com bons resultados, por exemplo, é deixar o feijão de molho durante a noite. No dia seguinte, a água deve ser trocada por outra antes de cozinhá-lo bem, pois amido mal cozido aumenta a produção de gases;

·Intolerância à lactose (veja Diarréia) é outra causa importante de flatulência;

·Algumas pessoas notam aumento na produção de gases quando ingerem comida ou sucos adoçados com açúcar de frutas (frutose) ou adoçante artificial à base de Sorbitol. Nesse caso, esses produtos devem ser evitados;

·Reserve um tempo tranqüilo para as refeições. Mastigue bem os alimentos. Engolir a comida sem mastigá-la direito e às pressas atrapalha a digestão e o bolo alimentar pode chegar ao intestino sem estar digerido adequadamente;

·Procure não falar muito durante as refeições para diminuir o volume de ar deglutido;

·Prefira alimentos ricos em fibras e beba bastante líquido, pois isso facilita o trânsito intestinal. A obstipação retarda a passagem da comida pela parte inferior do aparelho digestivo, provocando maior fermentação dos alimentos e, conseqüentemente, maior produção de gases;

·Preste atenção, no seu caso específico, aos alimentos que podem estar associados a gases. Algumas pessoas reagem mal à farinha (pães, massas, etc.), batata doce, cebola, rabanete, aipo, berinjela e germe de trigo. Alguns vegetais como repolho, brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas, acusados de aumentar a produção dos gases, têm seu consumo recomendado pela Sociedade Americana de Câncer;

·Andar é sempre saudável, pois estimula os movimentos intestinais.

Fonte:http://www.drauziovarella.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=38

Abraços

/\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
http://www.ciadogatopersa.com.br
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®

Prestigie nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

18-02-2006 21:46:50
Última edição por Cia. do Gato Persa® (18-02-2006 21:52:25)    
Helena

registrado(a): 04-02-2006
Oi Monica , tudo bem ?

Olha fique muito muito muito feliz por seu gato gostar de ração !

Você não imagina O INFERNO que é ter um gato exigente como o meu para alimentação !

Mas se você quiser variar a alimentação do seu tigre , experimenta passar suavemente os alimentos na língua dele para que os centros nervosos responsáveis pelo sabor sejam estimulados.

Um abraço !

20-02-2006 10:44:16

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.