Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Meu persa com Leucemia e PIF    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Ana Catherini
Convidado

Estamos muito tristes hoje.  Acabamos de receber uma ligação da nossa veterinaria, com a notícia que nosso FRED, um gatinho persa cinza lindo de 5 meses está com suspeita de Leucemia e PIF.  Ela recebeu o exame de sangue, que pela contagem das plaquetas leva a esta conclusão  e  no Diagnóstico Ultra-sonografico que ainda está comigo, diz:

LINFONODOS: linfoadenomeglia mesentérica (1,2cm) em região epi-mesogástrica esquerda.

Falta ainda receber um exame, que comprova a PIF (que segundo ela, é uma doença pior que a leucemia, que o gato tem de 3 a 8 meses de vida), mas que por os linfonodos estarem com um tamanho alterado, é quaze certeza que também tenha esta doença.

Tudo começou com uma afta que apareceu no labio à uns 2 meses atras e que estava tratando como se fosse uma feridinha, com agua-oxigenada e methiolate, mas como não tinha melhora, desconfiei de afta e começei a pingar um remedinho que uso em minha filha. Não adiantou nada... a afta não desaparecia... até que na semana passada, o lábio inferior dele inchou bastante, como se tivesse sido picado por uma formiga.  Foi aí que o levamos para uma consulta.

Quando disse a origem do Fred, a MONDO, a melhor pet de Campinas, no shopping Iguatemi, na hora ela pediu os exames, pois a alguns meses atras, tratou de um persa de lá que teve os mesmos virus (disse que após muito sofrimento, decidiram sacrifica-lo, não posso nem imaginar se tiver que fazer isso com o Fred...).  No dia em que fomos comprá-lo, fomos em várias casas de família que estava anunciada no Jornal, mas decidimos compra-lo neste pet, mesmo pagando 4 vezes mais caro, porque  a vendedora nos disse que a raça de lá é desenvolvina por um professor da UNICAMP e que a raça é pura e é livre de doenças ereditárias e que na linhagem dele não constava nenhuma doença grave.
Neste mesmo dia, tinha um irmãozinho junto com ele na vitrine, um persa exótico cinza também... coitadinho, deve estar com a mesma doença, pois a veterinária estava nos explicando que tanto a leucemia quanto a PIF são transmitidas por virus (que passam somente de gato para gato).  Gostaria de saber quem comprou o outro gato...

O Fredinho hoje está super bem, com um bom apetite, fazendo coco todos os dias, nunca teve diarreia, é bastante alegre e brincalhão....

Minha filha, meu marido e eu pegamos um amor muito grande por ele.  Estamos sem saber o que fazer...  se alguém já passou por isso, por favor nos escreva...

Abraços!

14-02-2006 21:56:30

Deuziana

registrado(a): 02-02-2006
Oi Ana, que noticia triste!
Infelizmente voces terão que aceitar o fato e dar as melhores condições e qualidade de vida até onde ele necessitar!

Se for Pif, ele ja veio com essa doença do gatil ou de onde ele foi comprado!
A leucemia tem tratamento, mas não tem cura.

15-02-2006 00:00:43

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Ana,

Vou falar um pouquinho sobre o assunto!
É preciso ter muito cuidado na compra de um gatinho.
Qdo vc disse que adquiriru d eum Pet Shop muito famoso, e que os gatos são de um professor que cuida muito bem, já entendi tudo.
Um criador NÃO DEVE passar seus gatos para pet shop.
Por mais limpo e famoso que seja, o dono do Pet shop não vai colocar os gatos em gaiolas separadas. É impossível saber qtos gatos passaram por aquela gaiola onde o seu estava. É impossível saber se os gatos que estiveram lá antes eram portadores da doença , mas ainda não havia aparecido.
O vírus está no ar, e vc sabe quantas pessoas entram em um pet shop por dia?
Veja são tantas coisas....que realmente não compensa.
A PIF, é uma doença viral e não há cura, nos Estados Unidos estão estudando uma vacina, pois as vacinas  que utilizamos nos gatos , não têm efeito sobre a PIF.
A Pif normalmente, faz o abdomen ficar distendido e com líquido, mas existe a PIF que não dá este sintoma também.
Vc não deve confiar em resultado de exame de sangue para detectar PIF, exiga a SOROLOGIA P/PIF que provavelmente tenha na UNICAMP. Existem outras doenças que se parecem e dão o mesmo sintoma que a PIF. Um gato que come uma lagartixa, tem um problema no fígado e líquido abdominal. Se fizer exame de sangue, o veterinário vai dizer que é pif, entende? Há que se tomar cuidado e fazer o exame certo.
Somente este exame pode te dar 84% de certeza que é a doença nou não.
Vc só pode dizer que um criador cuida de seus gatos bem, qdo tem a certeza que estes gatos têm exames, por exemplo, aqui no Gatil fizemos exame de PIF par a ter certeza que não havia nada errado.
Também fizemos exame de PKD (Síndrome de Rins Policísticos) em todos os gatos.Qdo vendemos um filhote, temos a certeza de estarmos entregando um gainho saudável e se, no futuro alguém disse o contrário, temos como provar que a nossa criação é muito séria e que nossos gatos foram examinados.
Agora, veja porque não vendemos filhotes para Pet Shops. Vc acha que adianta todo esse trabalho e depois o gatinho fica lá exposto com um monte de gente levando através das maõs fungos, vírus, bactérias até ele? Realmente não vale a pena.

Mas peça o exame pra veterinária, como eu te disse não confie em exame de sangue pra saber sobre a PIF, mesmo com alterações.
Qdo tiver o resuldado, escreva pra nós aqui contando como ele está e quais os números do resultado da Sorologia.

Abraços

/\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
http://www.ciadogatopersa.com.br
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®

Prestigie nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

15-02-2006 08:05:29
Última edição por Cia. do Gato Persa® (15-02-2006 08:07:10)    
Fernanda Mattos

De: São Pedro/São Paulo SP
registrado(a): 01-02-2006
Oi Ana

Sou uma apaixonada por gatos e, como em breve pretendo ser criadora, venho estudando tudo o que posso a respeito dos gatos.

Temos uma comunidade no orkut que trocamos informações e fazermos estudo de caso de gatinhos com PIF e pediria pra você acessar: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2391716

Caso voce não seja cadastrada lá, pode me escrever no meu email ok?

Uma coisa é certa: NINGUÉM SABE AO CERTO A CAUSA,OS LIMITES E EFEITOS DESTA DOENÇA. Então não perca a esperança ok

Beijos e boa sorte

E pode contar comigo se precisar

15-02-2006 17:11:55

Cristina

De: Osasco-SP
registrado(a): 04-02-2006
Ana!

Puxa vida, sinto muito...
Estou com dois filhotes de 4 meses e apaixonada por eles...imagino a sua dor...Me coloco no seu lugar...Mas não perca as esperanças...Como a Roseli disse, não confie no exame de sangue...Converse com  a veterinária...e coragem...

Bjks

15-02-2006 18:17:02

sonia

registrado(a): 27-05-2006
Oí pessoal,
estou chegando hoje ao forum.
entrei nele , justamente por estar passando um problema parecido.
Havia um gatinho , não gatão preto aqui na garagem do predio onde moro. começamos a alimenta-lo e durante um tempo, ficou por aqui. mas aa pessoas do predio começaram a enxotar o gato e faer sabe deu o que com ele, pelo fato dele ser grandão, e miar pedindo comida.  então antes que fizessem algo pior, o levei para o  Palacio da Cidade, onde trabalho, e onde temos 18 gatos que cuido diariamente.
só que o Gato preto - "Negão" , fez um verdasdeiro sucesso. todos  queriam ser fotografados com ele, etc. Mas ele adoeceu, com diarréia e com muita pena dele , trouxe para minha casa  para trata-lo. Em casa, tenho dois gatos que são sadios.
Por isso não misturei com os meus antes que tivesse a certeza dele não ter qualquer doença. Mas para minha tristeza, fiz a sorologia e acusou positivo para Leucemia Felina. Bem, a veterinário dos meus gatos , me disse que ha resultados falso-positivo e pediu que eu repetisse o exame daqui ha 30 dias.
Olha gente, o gato é sadio, brinca, come direitinho, é corado, gordo, ao contrario de emgrcer, tem engordado. O exame de sangue que tinha feito nele anterior ao a sorologia,  apresentou taxas normais , na serie vermelha, branca, plaquetas, etc. enfimm tudo normal. e aí veio esse resultado positivo. Estou muito triste.
A diarreiea continua, mas ele tem um resultado de fezes com giardia. ja tomou flagyl, albendazol, e agora está tomando panacur. vou repetir o exame de fezes pra ver se tem outro protozoario, etc.
Aguardo aqui a experiencia de algum de voces.
bjs
sonia

27-05-2006 22:48:31
Última edição por sonia (27-05-2006 22:58:23)    
Jaime

registrado(a): 26-03-2006
Olá Ana!
Eu também sou de Campinas!
Infelizmente os gatos dos pets daqui são realmente de um gatil conhecido e já ouvi falar muito sobre o mesmo.
Realmente os gatos lá são bem mais caros que você encontra em jornais, mas eu também tive uma péssima experiência aqui, comprei dois gatinhos persas de uma veterinária inescrupulosa que vendeu os coitadinhos antes de desmamarem e com diarréia e resumindo ambos morreram!! Realmente como a Roseli falou há criadores e pessoas que criam gatos visando somente o comércio!!!
Infelizmente vc encontrou alguém que se encaixa na segunda opção, aqui em Campinas não conheço nenhum vet especializado em gatos, mas há laboratórios maravilhosos e bons que você pode fazer a sorologia para leucemia e PIF.
Outro grande motivo para não acreditar na mondo é que na Unicamp não tem curso de veterinária!! Então vc jah sabe.
Caso vc queria uma ajuda ou outras informações ou indicações o meu e mail é
jaime_sasaki@hotmail.com ou entre no messenger
Tenho gatos há pouco tempo, 3 anos e estudo muito sobre os gatos e estou abrindo meu gatil caso vc queira alguma informação entre no messenger
Abraços
Jaime

("")....("")           www.phellinuscattery.com.br

28-05-2006 00:43:42
Última edição por Jaime (28-05-2006 00:50:00)    
lisi
Convidado

Olá Ana,

A PIF é uma mutação do FECV (Coronavírus entérico felino).
Existe uma vacina, mas para os gatos soronegativos para coronavíus, a eficácia é de 50 a 75% sendo considerada uma imunização insuficiente. Além disso há a possibilidade de gatos vacinados pra PIF,serem  mais susceptíveis a desenvolver a doença. Sendo assim a vacina não é recomendada.

Portanto, fazer o exame para saber se o gato tem PIF não é suficiente, pois se o gato porta o coranavírus,hoje ele pode não ter PIF, mas amanhã, dependendo de sua imunidade, pode haver a mutação.
Não há como impedir a mutação, é somente questão de imunidade, e porisso a raça persa tem mais predisposição a desenvolver PIF, devido seus problemas imunológicos. Hoje, pesquisadores confirmam, que 80% da raça tem o FECV, mas apenas alguns desenvolvem a PIF. A única maneira de impedir, é selecionar os machos reprodutores, escolhendo oque tem a imunidade mais alta, e assim firmará suas crias.

A PIF uma vez mutada, não há cura, e o desenvolvimento dos sintomas é rápido, assim como o falecimento precoce.

É triste ana, mas como seu gatinho não tem sintomas, há esperanças de que seja um resultado falso.

Quanto ao tratamento que você fez na afta com agua-oxigenada e methiolate, nunca ouvi falar e acredito que a intoxicação ao felino pode ter ocorrido.

Beijos

28-05-2006 14:13:01
Última edição por lisi (28-05-2006 14:15:05)    
renata

De: São Paulo
registrado(a): 20-04-2006
Nossa, eu sinto muito, mas acho incrível que estas coisas continuem acontecendo e nunca, nada seja feito.

Conheço uma moça de Campinas, que perdeu, no fim do ano passado um gatinho com PIF, e adivinha onde ele foi comprado, neste mesmo per shop que vc está falando.

Ela conseguiu, depois de muito custo, chegar ao criador , que claro, disse não ser responsável pelo caso.

E quem compra um gatinho desta forma, fica realmente desolado, sem ter para onde correr e muitas vezes, abalado, não toma nenhuma providência.

Muito triste, te desejo boa sorte

06-06-2006 20:16:46

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.