|
Sobero os "branquinhos", a história é a seguinte:
"O Gene que controla a expressão da cor do manto é o gene branco-dominante. Este gene determina se o manto é branco sólido ou não, e vem em três alelos: não-branco “w”, branco”W” , e van “Wv”. A existência do alelo van está aberto a argumentos: ele pode ser um gene separado. O alelo não-branco “w” é selvagem, recessivo e permite a total expressão da cor e padrão do manto.O alelo branco “W” é mutante, dominante e produz um manto totalmente branco translúcido, com olhos tanto laranjas como azuis-pálido. Gatos brancos dominantes e de olhos azuis geralmente são surdos, gatos de olhos laranja ocasionalmente também são. Há um fator intressante: um gato pode ser odd-eyed, tendo um olhos azul e o o outro laranja. Esses gatos geralmente são surdos do lado azul. " Não há genes específicos para a cor dos olhos. Diga-se de passagem que a cor dos olhos está intimamente ligada à cor e padrão do manto através de vários poligenes.
Contudo podemos constatar que o gato persa branco de olhos azuis não será surdo por problemas genéticos se - e somente se - tiver o gen HIMALAIA nos seu ancestrais.
É importante lembrar que, geneticamente falando, branco não é uma cor, mas apenas a supressão do pigmento que normalmente estaria presente. Um gato branco heterozigoto pode e geralmente produz filhotes coloridos, totalmente sem branco.
Assim sendo, vc pode ter um gato geneticemente: preto, vermelho, creme, azul, bicolor, himalaia, chinchila, escama ... que tem uma "enorme mancha branca" que lhe cobre todo o corpo, fazendo com que ele tenha o fenótipo banco. Vc só saberá a cor genética do seu gato olhando as cores de seu anscestrais e dos filhotes que ele gerar.
Olhando os anscestrais ás vezes fica muito difícil saber a real cor genética de um gato branco, pois certamente ele tem, no mínimo, um dos pais branco, um dos avós, bisavós, tataravós... também brancos!! Por essas razões, a rigor, é proibido fazer o cruzametno de dois gatos brancos pois, sem sabermos em exato a cor genética dos mesmos, aumentaríamos as chances de termos animais surdos.
Segue um outro textinho sobre a genética dos gatos (em geral, não só os persas) brancos:
"Branco não é uma cor, mas apenas o mascaramento dos genes de cor, resultando na ausência de cor. Há cinco modos pelos quais um gato pode ter a pelagem totalmente branca: ser totalmente branco inibidor, ser totalmente manchado-de-branco, ser branco dominante, ser albino de olhos azuis ou ser albino. Cada uma dessas formas é genéticamente diferente. O manto totalmente branco pode vir de 100% da expressão do gene inibidor “I*”, mascarando todas as cores ou padrões. Dado que a tendência nos mantos chinchilla é ter apenas traços de tipping, alguns gatinhos nascem com esses traços inexistentes, criando um gato totalmente branco. Uma vez que a cor existe, embora mascarada, os olhos terão cor apropriada relativa a cor verdadeira mascarada, sendo portanto de qualquer cor, exceto azul-branco dominante, azul albino, ou rosado. O manto totalmente manchado de branco vem de 100% da expressão do gene manchado-de-branco “S*”, mascarando todas as cores e padrões. Este manto pode ter uns poucos pelos não-branco, especialmente nos filhotes. Como no gato totalmente branco-inibidor, os olhos terão a cor apropriada à cor verdadeira (mascarada) do manto, podendo ser qualquer uma, exceto o azul branco-dominante, azul albino e rosado. O manto branco-dominante vem da expressão do gene branco-dominante “W*”, mascarando todas as cores e padrões. Os olhos sempre são laranja, azul branco-dominante ou odd. O albino de olhos-azuis vem da expressão do alelo albino-de-olhos-azuis do gene albino “ca*”, mascarando todas as cores e padrões. Os olhos são sempre azuis-albino. O manto albino vem da expressão do alelo albino do gene albino ”cc” , mascarando todas as cores e padrões. Os olhos sempre são rosados."
Beijos VV
|
|