Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Oi gente!
Gostaria de saber porq tem gatinhos persa que os olhos ficam sempre com aquele corrimento escuro, e outros não tem esse problema. Tive uma gatinha branca q sempre estava com o olhinho sujo, e era difícil de limpar, além do que ficava muito feio, tinha q limpar todos os dias. Já a filhinha dela, e um macho que tive, nunca tiveram esse problema. Será a cor da pelagem mais escura? Ou é o tipo de gato persa? Se alguém puder tirar essa minha dúvida eu agradeço muito.
|
|
07-02-2006 11:10:02 |
|
Allan
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Luciana,
O gato persa é uma obra 'humana'. vulgarmente conhecidos como 'gato de laboratório'. Na incessante busca por um 'nariz' cada vez mais 'alto' findamos (nós humanos) por estreitar / encurtar o 'canal lacrimal'. Por isso os persas lacrimejam tanto ... é 'normal'. Devido a este problema - e outros co-relacionados (problemas respiratórios tb) - as renomadas entidades gatófilas tem recomendado aos criadores que abordem a prática de cruzamento que objetivem a 'subida' do 'nariz' dos persas.
|
|
07-02-2006 15:45:44 |
|
|
Oi Allan,
muito obrigada pela resposta. É, eu tenho entrado em muitos sites de criadores de gatos persas e vi essa importância do narizinho deles serem o mais alto possível, na linha dos olhos, o que, sinceramente, eu acho feinho, prefiro os persas tipo pet, são mais lindinhos. Mas, mesmo assim, quando eu for adquirir um, vou observar os olhinhos, para não comprar um que fique sempre c o olhinho sujo.
brigadão!
|
|
08-02-2006 09:02:44 |
|
Cristina
De: Osasco-SP
registrado(a): 04-02-2006
|
|
Olá...
Por falar em sujeirinha nos olhos...nos meus persinhas, além dos olhinhos, o narizinho também fica sujinho...É normal? às vezes ao limpar, umedeço bem com o soro fisiológico e sai muita sujeirinha seca do narizinho...
Bjks
_______________________________________ Cristina Norkevicius fotolog: www.fotolog.com/olhosdegato
|
|
08-02-2006 10:58:41 |
|
|
Olá CRis,
É normal sim o narisinho ficar sujo.. eu sempre tiro.. o john é o recordista em melequinha do naris... as vezes tiro umas que fico impressionadaaa!! huaUHAuhaUHAhu Eu mesmo tiro.. com a unha.. SEM MACHUCAR É CLARO! pra umidecer faço como vc.. mas eu molho o soro no meu dedo e passo.. tenho medo de ir muito soro e ele se afogar.. o narisinho é muito pikininho!
Olá Luciana,
É muito importante deixar os olhinhos do seu bebe sempre limpos.. sem a secreção escurinha que sai.. não por uma questão de estética.. mas pq depois de um tempo a secreção endurece, ficando pretinha.. e pra tirar isso o bixo pega.. ela gruda no pelinho de um jeito.. que é muito doloroso pro gatinho retira-los.. sem dizer que vai deixar falhas no pelinho..
|
|
08-02-2006 12:16:06 |
|
Allan
|
|
Luciana,
Não há do que agradecer. Vale dizer que mesmo os persas 'pet´s' produzem secreção, mas claro que em menor quantidade. Abs
Olá Cristina,
Sim, tb é normal a secreção no nariz ... Assim como vc, eu tb limpo com soro. Não tenho certeza, mas creio que se trate de 'mesma' secreção dos olhos, pois como sabemos, 'olhos', 'nariz' e 'ouvidos' são 'interligados'. Abs
|
|
08-02-2006 12:17:58 |
|
Daniela
De: Porto Alegre / RS
registrado(a): 03-02-2006
|
|
Ixi... Parece que todo mundo sofre com o narizinho... A Mel (breeder) acumula no nariz e no olho nem se fala... mas o miguelito (pet) não acumula nada no nariz e bem pouco no olhinho... Mas passo um tempão fingindo que to limpando ele... Se não ele fica com ciúmes hauhauhauah.
Tb limpo com soro, e no narizinho tb... Passando bem de levindo vai amolecendo... Eles são pacientes.
Bjinhos, Dani
_______________________________________ .:: Fotolog criado graças a Lisi ::. http://www.fotolog.com/nyan07
|
|
08-02-2006 13:03:49 |
|
|
Engraçado.. a milka que é ShoW beem extremada.. não tem nada no naris.. o olho dela é bem grande.. mas quanse não tem lagriminha.. só deves em quando..
|
|
08-02-2006 13:36:01 |
|
Tati
De: São Paulo-SP
|
|
Engraçado....a Mel é pet e fica com o nariz mto sujo....o Johnny é pet tb mas ta sempre limpinho, será q ela é porquinha???? rsrsrsrrs
_______________________________________ Tatinica
|
|
08-02-2006 13:56:46 |
|
|
Poiseh.. o john é porquinho.. e tem um monte de sujeira no naris.. a milka é muito limpinha.. se limpa toda.. e é sempre branquinha!!
|
|
08-02-2006 14:00:26 |
|
|
Pois é gente, essa é a minha dúvida. Tem gatinhos q não tem nada no olhinho, como o meu Elvis, um persinha lindo q tive, mas, sobre ele vou até abrir um tópico aqui já já. E uma q tive, a Duquesa, branquinha, vivia com o olhinho sujo, e se não limpasse, como disse a Lisi ele ficava com a sujeirinha dura, tadinha.
Obrigada por todas as respostas!
Mas...ainda acho q deve haver algum motivo para alguns lacrimejarem tanto e outros não...Percebi q os persas de pelagem clara e mais fininha é q tem mais esse tipo de problema...posso estar enganada, não sei.
|
|
08-02-2006 14:45:06 |
|
Cristina
|
|
Olá Lisi e Allan...obrigada pela resposta...
É verdade, Allan, o canal lacrimal e nasal se interligam...certamente é por esse motivo a causa das sujeirinhas no narizinho...
Olá Daniela...
Vc faz como eu...rsrsrss...eu limpo os meus persinhas e a minha cachorrinha fica olhando...! Aí, fico com dó...e limpo os olhinhos e o nariz dela também...Hahahahaha.... E ela tem um narigão...imagina só....é uma salsichinha...depois ela fica toda alegrinha...Essas crianças são fogo!
_______________________________________ Cristina Norkevicius fotolog: www.fotolog.com/olhosdegato
|
|
08-02-2006 17:18:16 |
|
Allan
|
|
Luciana,
De fato meu persa ('red') lacrimeja 'menos' (bem 'menos') que a persa da minha irmã , que é uma 'black tortie' ... Agora se existe relação ou não ... vou ficar te devendo uma resposta. Quem sabe alguém não aparece por aqui para dar alguma explicação. Abs
|
|
08-02-2006 18:17:12 |
|
|
Olá Allan e cris,
Tem ligação sim.. vcs já sentiram o gosto de colírio? coloquei no olho e senti... interessante né!
|
|
08-02-2006 20:45:54 |
|
Tati
|
|
A ligação tem sim, eu sei pq eu tive uma gatinha q tinha o canal da lágrima entupido, a oftalmo pingou um colírio laranja q tinha q ficar verde em contato com a lágrima, e tanto o nariz qt a boca ficam com a coloração, é td ligado, olhos, nariz e boca!
Legal né?
Bjs Tati
|
|
09-02-2006 12:59:49 |
|
Soraia
De: São Paulo/SP
|
|
Na minha gata ela bicolor um olho dela a na parte preta quase nao lacrimeja ja na parte branca lacrimeja d+ , se tem alguma relação com a cor eu nao sei!Mas bem que podia ser o contrario ja que a parte preta nao ia aparecer a 'queimada' como na parte branca!
|
|
09-02-2006 14:34:32 |
|
Tati
|
|
Soraia, na gata q eu tinha acho q era igual a sua, o diagnóstico q o oftalmo chegou foi q o canalzinho estava entupido, q iria tentar primeiro os antibioticos, se não desse certo ele ia entrar com a cirurgia, q dizem ser bem simples, mas como eu a perdi antes dos tratamentos, não sei qual seria os resultados.
|
|
09-02-2006 15:07:35 |
|
|
O lacrimejamento é uma consequencia do tipo fisico do gato persa, eles são braquicéfalos. As manchas que ficam ao redor dos olhos são causadas pelas bactérias presentes na lágrima do gato, bactérias da flora natural da lágrima, que em alguns gatos são mais ricas que em outros, o que fazem desse os mais difíceis de manter limpinho.
Há alguns tratamentos utilizados, que em geral são a base de antibióticos,com indicação veterinária, claro, mas o problema é que eles literalmente acabam com a flora de bactérias dos olhos...e por um período mantem os olhos claros e limpos, mas que depois retornam e ainda mais resistentes aos antibióticos usados.
Daí temos um caso complicado: quando (se for) for preciso utilizar um antibiótico por uma razão mais séria, pode haver resistência a ele e dificultar o tratamento.
O que ajuda bastante é dar vitamina C (dessas sem açucar), umas duas gotinhas direto na boquinha, todo santo dia!! É meio chato, mas a vitamina C reduz a acidez das lágrimas e diminui sensivelmetne a lacrimação. Outra sugestão é pingar umas 10 gotas no pote de água, no caso de vários gatos, ms pessoalmetne achao melhor aplicar direto na boca.
E é claro, isso todo mundo já sabe, limpar com soro fisiológico todos os dias. Mas atenção ao pote de soro! Nunca esfregue o algodão já usado no bico do pote, ele pode contaminar todo o soro e procure comprar potes menores pois esse soro tende a estragar rápido, para saber basta cheirar a tampa e se sentir um cheiro tipo mofo, não use mais o soro.
Uma dica especial: secar os olhos com papel toalha logo após as refeições, o que acontece é que existe maior produção de lágrima após a alimentação assim os olhos ficam mais úmidos e escorrem, a lágrima em contato com o ar oxida, dando aquele aspecto escuro (cor de cobre) o ideal é sempre deixar o canal ao lado dos olhos bem sequinho, evitando manchas.
Após a limpeza voce pode usar um pouco de hipoglós, visando a impermeabilização dos pelos, junto a extemidade externa dos olhos, junto ao nariz, o que prolonga o efeito da limpeza , sobretudo em gatos de pelagem clara , mas é para passar uma camada bem fininha, apenas para impermeabilizar os pelos e não para deixar o gato todo lambuzado. Em gatos brancos tem que fazer toda semana, nos demais somente após o banho. Voce vai perceber que a lagrima vai escorer por cima do pelo, o que não mancha e facilita a limpeza.
Há ainda alguns produtos para clarear os pelos já manchados como o C r y s t a l E y e e o M A G IC F A C E mas que deve ser usado com extremo cuidado para não entrar nos olhos,pois pode agredir a córnea.
Também existe um "pozinho milagroso" que se chama STARDUST, é fabricado no Canadá, mas é encontrado nos USA. Custa caro, mesmo para os padrões americanos.....como opção o Polvilho anti-septico, (aquele da Granado) para secar aquela região abaixo dos olhos que sempre tem secrecão. Por ser um produto anti-septico, sem perfume e muito rico em aluminio (dai a propriedade de "secar", evitando aquelas manchas que detestamos)
Bom é isso aí, são essa as dicas que sei para cuidar dos olhos dos nossos amadinhos!
Beijos, Lenita
|
|
10-02-2006 19:43:18 |
|
|
Nossa Lenita, que aula!!!!!!
Valeu muito mesmo, vou imprimir todas estas dicas para quando eu precisar, recorrer a elas!!!! Nada como falar com pessoas experientes, e aqui está cheio.
Muito obrigada!
Tenho certeza que essas informações valerão muito para todos do Fórum.
Abs!
|
|
13-02-2006 15:19:23 |
|
|
Luciana
Disponha!! Mas conehcimento é constução, e eu sempre aprendo muito aqui também!! Quero contribuir! Beijos, Lenita
|
|
13-02-2006 17:36:05 |
|
Cristina
|
|
Oi pessoal,
Uma criadora de persas me disse hoje que não é bom limpar com soro fisiologico os olhinhos dos gatinhos todos os dias...Q pode dar sinusite...Q seria melhor limpar umas duas vezes por dia com algodão seco e de vez em quando com algodão molhado no soro...Achei estranho, mas... Essa informação é devida?
Abs
|
|
09-03-2006 21:20:31 |
|