Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Conselho de veterinários proíbe cirurgias em animais    
Autor
Mensagem Páginas: 1
David


De: São Paulo
registrado(a): 02-02-2006
Conselho de veterinários proíbe cirurgias em animais
Medida abrange retirada das unhas em gatos e cordas vocais em cães
GUSTAVO JAIME




Para evitar transtornos com o latido, alguns proprietários de cães difundiram a idéia de cortar as cordas vocais dos seus cachorros. Outras operações estéticas também ganharam força nos últimos tempos.

Para evitar sofrimentos desnecessários aos animais, no entanto, desde dezembro a prática dessas cirurgias está proibida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A tendência é que amputação com o intuito meramente visual também seja suspenso. Essa prática é muito comum nas caudas. Segundo Albert Lang, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina, já existe este veto na Europa.

- O corte do rabo e da orelha só são permitidos em casos de patologia (doença) - afirma o doutor Lang.

A proibição da cordotomia e tendectomia (cirurgias das cordas vocais) e oniectomia (retirada das unhas) buscam preservar as características primárias dos animais. Para o vice-presidente do Conselho Regional, as mudanças causam dano à comunicação e ferem a natureza do animal. Nos últimos anos, o latido dos cães levou alguns donos a procurarem um veterinário e realizar a desvocalização. A queixa dos vizinhos motivava a cirurgia. Muitas vezes, as operações atendiam a um capricho do proprietário.

- Eu não seria capaz de fazer isso. Acho que a educação é a melhor saída - aponta o estudante Vinícius Gladzik, 22 anos, dono de um Basset Hound.

- O que precisa é ensinar o animal desde pequeno a se comportar - diz o professor Álvaro Pereira, 48, dono de um poodle.

A opinião de uma especialista é semelhante. De acordo com a médica veterinária Fabiana Valle, o adestramento é o melhor meio para evitar transtornos, como a insistência do cachorro em latir. Mas Fabiana não concorda com a proibição.

- Acho que deveria ser levado em conta o bom senso e, caso não haja outra maneira, serem feitas as cirurgias.

Especialistas defendem a castração para controle

Enquanto existe o veto para as cirurgias estéticas, a castração é permitida. Tanto os veterinários quanto as organizações não-governamentais defendem a esterilização dos bichos de estimação.

- Fica inviável pensar em um controle de reprodução dos animais que não a castração - afirma Fabiana.

- Acredito que seja uma forma justa e eficiente de controle da superpopulação - destaca Halem Guerra, presidente do Instituto Ambiental Ecosul.

O Conselho Regional também não impõe obstáculo, e até promove a medida.

- Em princípio, não existe restrição à cirurgia. A operação é até benéfica pois diminui a incidência de tumores e pode ser realizada em qualquer animal - esclarece Albert Lang.

( gustavo.jaime@diario.com.br )


_______________________________________
------------------------
David Esquivel
------------------------
Fidel
http://www.catster.com/?231740

Krystal
http://www.catster.com/?351079
------------------------

03-02-2006 12:05:33
     
Daniela
Convidado



Graças a Deus! O único problema é cumprirem a lei. :(
Arrancar as unhinhas e tirar as cordas vocais dos bichnhos é absurdo demais!

Abs,
Dani


03-02-2006 12:25:17
     
Arlindo Chaves
Convidado



Acredito que de todas as crueldades que se possa fazer a um animal seja ele qual for,  a cordotomia e tendectomia são as piores de todas, pois ele simplesmente tira a capacidade do animal de se comunicar. É triste que muitos "donos" recorram a metodos tão crueis.
Enquanto as cirurgias esteticas (orelhas, rabo e etc) não há nem o que falar, são ridiculas. Tenho uma pit bull de 5 anos que não teve as orelhas operadas e ainda sim é um lindo exemplar da raça.
Enquanto a castração temos que diulgar seus beneficios entre os criadores, pois muitos criadores deixam seus animais reproduzirem sem o devido cuidado, causando mal ao animal e principalmente destruindo o padrão das raças.
E muitos dos que tentam eliminar o problema acabam usando metódos anticoncepcionais que só fazem mal aos animais, com as injeções que são vendidas livrimente nos balcões das lojas de qualquer cidade, que causam desde a esterelização total do animal até tumores malignos.

abraços!


03-02-2006 12:46:50
     
Cristina
Convidado



Olás...

Concordo plenamente com essa proibição...E  digo mais, muitas outras coisas deveriam ser feitas a favor dos animais.As punições para as pessoas q maltratam seja qual for a espécie, não são rígidas o bastante, isso quando há punição (não se pune nem a violência com pessoas, quanto mais com animais que são julgados pela sociedade como menos importante). O ser humano deveria ter  consciência de que quando temos um animal de estimação ele não é propriedade, torna-se  nossos amigo, membro de nossa família...E antes de tudo isso, um ser vivo merecedor de todo o respeito, merecedor de cuidados, assim como nós. Acho que ninguém cortaria as cordas vocais de um filho, pq ele chora demais...Não se pode ir cortando orelha, rabo, corda vocal, arrancando unhas, ou seja lá mais que fazem, apenas para a conveniência de quem se julga dono do  animal..., e infelizmente os coitadinhos  não tem muito o que fazer a não ser sofrer em silêncio.

Bjks


03-02-2006 14:40:15
     
anderson
Convidado



muito conveniente essa noticia. infelizmente, seu cumprimento, irá galgar morosamente, haja vista a falta de punição em nosso país.
existem três tipos de pessoas tocante ao sentimento pelos animais: 1) as que não gostam; 2) as que gostam e respeitam e 3) as que gostam e não respeitam. quanto aos dois tipos primeiros, sem comentários. o que é cabível de questionamento, é quanto à terceira. já ouvi muita gente dizendo: "nossa, comprei um gato lindo, é a raça mais pura, mais linda e mais cara. é um verdadeiro lord ingles". como se animal ligasse para essas coisas. na realidade, o dono, neste exemplo, esta se gabando de uma situação criada por ele mesmo, na qual ele quer tirar vantagem "egoistamente" falando. com certeza este gato, do exemplo citado, será bem tratado, sem dúvida, mas pergunto: teria ele amor por um gatinho abandonado, sem raça alguma? (só para deixar claro, animal não liga para essas nomenclaturas criadas pelos homens, com o intuito meramente para ostentar). se ele se encaixar no terceiro tipo de pessoa supra mencionado, a resposta é não. pois para ele o que realmente importa é seu status ante os amigos.
pois bem, aonde quero chegar? o intuito de eu ventilar este comentário, encontra base na questão lançada no tópico. pois a pessoa que gosta do animal e não o respeita (meu exemplo, por exemplo), não exitará em cortar-lhe a orelha, o rabo ou até a cabeça do animal (caso esteja na moda né), pois seu único e preeminente intuito, é ter algo que lhe garanta uma ostentação.

se alguem tem agido desta forma, infelizmente não merece o bixano que tem. a propósito, não merece nenhum.

abraços.


03-02-2006 17:46:38
     
lisi
Convidado



Reenviei o texto para ong!

03-02-2006 19:59:42
     
Deuziana


registrado(a): 02-02-2006
Gente, se vc souberem de algum vet que esta fazendo essas cirurgias, é so denunciar ao Conselho de veterinários!!

Se por acaso voces souberem de alguém que ja fez, dê uma de migué, e pergunte aonde foi e quem faz, diz que está interessado e peça o nome e endereço do vet (maldito) que faz isso!


04-02-2006 01:02:06
     
lisi
Convidado



Nossa.. fiquei sabendo como eles cortam os rabinhos dos cachorros... NO SECO!
vão lá e metem a faca e deu... cruzes.. qe maldade.. como que o dono(maldito) permite uma crueldade dessa...


04-02-2006 12:28:47
     
lisi
Convidado



Gente,

Obtve uma resposta da Ong.. o presidente respondeu...

"Cirurgias estéticas são proíbidas desde o longínquo 1934. O Decreto-Lei da época de Getúlio Vargas, de n° 24.645, em seu artigo 3° já prevê o crime.


IV - Golpear, ferir ou mutilar voluntariamente qualquer órgão ou tecido de economia, exceto a castração, só para animais domésticos, ou operações outras praticadas em beneficio exclusivo do animal e as exigidas para defesa do homem, ou no interesse da ciência;


E também enquadra-se perfeitamente na própria lei 9605/98, dos Crimes Ambientais.

E ainda informam erroneamente de que proibir cirurgias de corte de orelhas e rabo "é um tendência".

Não é "tendência", é crime de maus-tratos mesmo.

Dizer que o CRMV proibiu é puro marketing"


04-02-2006 12:32:39
     
lisi
Convidado



Mais uma novidade, o presidente da Ong, escreveu uma nota no Jornal DC(Diário Catarinense) na nota do Leitor.. Este é feito toda semana por alguém da Ong, mas desta vez.. ele escreveu sobre esta "proibição" do conselho de veterinária!

Segue:

"Ética amputada

Surpreendente a notícia no DC de que o Conselho de Medicina Veterinária de SC proibiu em dezembro a cordotomia (corte das cordas vocais) em cães. Estranha a manifestação,  já que a prática é vetada desde 1934 pelo Decreto-Lei 24.645, que diz que são maus-tratos aos animais "golpear, ferir ou mutilar voluntariamente qualquer órgão ou tecido de economia, exceto a castração..." . E mais preocupante é ler que a proibição da amputação de orelhas (conchectomia) e rabos (caudectomia) são "uma tendência", quando na verdade há muito tempo já são crimes previstos na lei citada, na Lei dos Crimes Ambientais (art. 32) e na Constituição Federal (art. 225).
A execrável prática destas rentáveis cirurgias para satisfazer unicamente os prazeres estéticos de seus donos deve sim é ser coibida pelo Conselho e denunciada às autoridades por qualquer cidadão.

Maurício Varallo
Instituto É O BICHO!
Florianópolis/SC"


05-02-2006 10:43:21
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.