Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Li um comentário de roseli em outro tópico, que me chamou atenção. que fêmeas tb demarcam.. Sei que podem demarcar no período do CIO mas a milka minha exótica não está no cio e demarca.. só pode.. faz xixi não frequentemente em alguns lugares.. sofá cama.. tudo de tecido... até um xixi foi parecido com jato de urina da demarcão dos machos.. pois o xixi chegou onde encostamos as costas no sofá. E o cheiro.. nossa puro hormonio... hj já faz uma semana que ela não faz em lugar nenhum... o ultimo foi na minha cama.. HunF... mas coloquei um pote de ração no local.. por enquanto não fez mais... hihihihi
Será mesmo que demarca?
Bjinhu´Ss
|
|
12-01-2006 18:51:07 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Oi Lisi,
Pois é, pode acontecer mesmo. É muito raro fêmeas que demarcam território. Alguns fatores que podem afetar esse tipo de comportamento são: - adquirir uma gata já adulta, a mudança de proprietário, da casa, do cheiro de suas coisinhas pode alterar o comportamento - liteira suja Isso entre outros
Bem, mas fiz um estudo muito interessante que acredito que vale a pena relatar.
Temos uma fêmea que adquiri já adulta, coisa que já não faço mais. Ela é um doce, uma gata filha de campeões internacionais e que dá filhotes tão lindos que sempre acabo ficando com algum para o plantel. Ela fazia suas necessidades na liteira, mas de uma hora pra houtra começou a fazer fora, e eu ficava intrigada porque temos muitas literas aqui, quase uma por gato. Bem, o final desse estudo que fiz e que enfim descobri o porquê é o seguinte. Ela não se importa em conviver com outros gatos, mas ela se importa e muito em que alguém utilize a caixinha dela. Ela teve filhotes em Novembro e eu mais que depressa coloco uma caixinha minúscula para os bêbes aprenderem e depois aumento o tamanho. Bem, quando eles começaram a fazer xixi na caixinha dela....hummm...ela não gostou, e fêz um dia um xixi novamente fora. Então agora é assim, deixo duas liteiras, uma só pra ela e outra para os bebês, que têm 53 dias. A cada vez que alguém usa, vou lá e limpo, então permanecem limpas o tempo todo, só pela manhã é que estão mais sobrecarrecagadas, mas eu rapidinho tiro tudo. Posso te assegurar que acabou a história de marcação de terrritório dela. Então, apesar de ser raro, mas mesmo assim acontecer, é preciso fazer um estudo e descobrir a causa! Pode ter certeza que existe uma!
Abraços
/\ /\ (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa®
Prestigie nossa Feline Shop http://www.ciadogatopersa.com.br
|
|
12-01-2006 21:58:25 |
|
|
Olá Ro,
A Milka tem uma caixinha só pra ela e o john tb, só que O Sapeca do john teima em usar as duas e ela tb faz isso. Eu uso silica, não dá pra tirar o xixisinho.. mas as caquinhas, tiro logo que fazem, todos de casa fiscalizam... Mas o fato da gatinha fazer xixi fora é demarcar? ou simplesmente fazer xixi em algum lugar que ngm tenha usado? oque achei interessante na milka, é aquele xixi pro alto igual macho.. e não uma pocinha... Mais um detalhe.. ela faz caquinha fora tb... até debaixo da cama... Bom o mais provável é pq peguei ela adulta.. é a terceira mudança de casa dela.. tadinha.. no gatil.. ela tb fazia isso.. e pequena foi acosumada a fazer no jornal!
BjiNNhu´Ss
|
|
13-01-2006 14:14:14 |
|
marisa
De: Santo André - SP
registrado(a): 24-08-2006
|
|
Lisi,
tenho 1 raggie que peguei bb que demarca. É a fêmea alfa da casa. E demarca no sofá.
As liteiras são sempre limpas e em quantidade
ela quer é mostrar que manda, mesmo :)
comprei o feliway. vamos ver como será (já está a venda no www.petsupermarket.com.br)
em trabalhos de fora ví que é muito útil em demarcação e qualquer problema relacionado com stress. No nosso caso, são vários gatos e gato é territorialista
beijocas
|
|
11-11-2009 13:40:53 |
|
Vera Vivas
De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
|
|
Prezadas amigas do forum,
Tenho 5 femeas, TODAS castradas(nunca tiveram o primeiro cio, apenas a mother cat o teve , claro) . Bem, se comportavam maravilhosamente, em se tratando das necessidades...até porque, nenhuma aceitou usar cx de areia(raro, só em dias de chuva), nós moramos num cond de muitas casas e tem 700m2 só nosso de grama, plantas..., de forma que sempre foram pro quintal!NO NOSSO território.
Um dia surgiu um macho aqui, com uns 2 anos, que ficou a provocá-las...tentando monta!Bem, Começou com uma, depois, todas copiaram o comportamento....demarcavam território dentro de casa!!
Na porta, no sófá...tudo que ficava de pé...uam fez até numa camisola longa minha um dia.....
Simplesmente o macho sumiu e elas pararam.....fazem 4 meses, surgiu aqui o Branco, uma macho que acabamos adotando, e tudo de novo começou, todas as femeas começaram fazer suas demarcações(até o Branco ser castrado ...)...até ans plantas do quintal.....na minhas couves....tive claro, que tirar todos os pés.....impróprios pro consumo...(risos)
Sabem, não encontrei nenhuma explicação plausível...mas como pra mim, foi só de diferente no ambientes, os machos inteiros...logo: Tem haver com o ciclo delas de femeas.....incrivel!!São castradas desde os 5 meses!
Cada uma que nossos felinos aprontam...mas certo que tem alguma explicação pra cabeçinha delas.(risos)
Boa tarde! Vera
_______________________________________ www.artcal.xpg.com.br
|
|
11-11-2009 14:08:34 |
|
Eliana Nicoli
De: são Paulo
registrado(a): 27-07-2008
|
|
Olá meninas
Li todosos relatos de vcs. e nenhum se parece com o meu exceto o fato de fazer o xixi em todo e qualquer lugar e nao na caixinha. só tenho uma gata, nao tenho cachorro, só moramos eu e ela e a oq eu acham que faço com essa pessoinha que se recusa em fazer suas necessidadesa na caixinha e pior solto el todos os dias p passear no corredor do predio e ela resolve fazer na porta de algns dos moradores tanto o numero 1 coo o numero 2. será mimo demais e deixo fazer o que ela quer??
um bju
|
|
21-05-2010 12:34:22 |
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Olá, Eliana! Tudo bem?
Você já tentou trocar o tipo de areia? Tem gato que só gosta de areia grossa, outros das finas, outros daquelas que formam torrões.
Lembre-se de que a caixa sanitária não pode ter odor forte de produtos de limpeza. A caixa de areia está muito perto das tigelas de comida e água?
A caixa está próxima de área de passagem no seu apartamento? (como o corredor, por exemplo) Tem gatinho que é tímido. Vamos tentar avaliar o todo para te ajudar! :)
Beijo,
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
21-05-2010 18:41:15 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Forunlina Eliana,
Leve em conta tudo o que a Valéria comentou e pare e pense por onde começar a procurar o problema, pode ter certeza que existe um! Uma pergunta, ela já entrou no cio? Não está agora? Já reparou se ela faz mais isso quando está no cio?
Cia. do Gato Persa Vetnil, Pet Nutrition, Virbac, Organnact, Kelco, Hill's e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
21-05-2010 20:38:08 |
Última edição por Cia. do Gato Persa® (21-05-2010 20:39:10) |
|
|
|