Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Castrar ou não castrar?    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Roberta
Convidado

Olá, eu estou numa grande dúvida.
Eu tenho duas gatas persas, uma delas tem 1 ano e 3 meses e a outra mais nova tem 1 aninho.
A mais velha foi castrada com 7 meses e nunca chegou a entrar no cio. Eu não sei se isso tem a ver, mas ela mudou muito o seu comportamento depois que foi castrada. Ela passou a dormir demais e ficou uma gata sem muita graça. Ela era super brincalhona, ativa e depois da castração isso tudo acabou. Ela passa dormindo quase o dia todo e a noite também.
Agora no mês de dezembro a minha gata mais nova entrou no cio e ainda não tive coragem de castrá-la. Ela é super brincalhona, companheira em todos os momentos, é lindo de se ver. Vive atrás de bolinhas, papel e tudo que chama a atenção. Só que já entrou no cio 3 vezes e fica chorando muito. Eu percebi que o último foi mais intenso. Eu até penso em cruzá-la, mas não já e isso também não é certeza.
Eu fico preocupado com esses cios porque parece que ela está sofrendo. Será que é isso mesmo? A gata sofre no cio? Dói alguma coisa?
Eu gostaria de saber se não castrar o animal é prejudicial mesmo? Eu já ouvi os veterinários dizerem que é, criadores também.. mas o que será que é pior? o animal perder o seu instinto e ser castrado ou ficar assim e entrar no cio?
Podem me ajudar? Obrigada

12-01-2006 14:09:07

Deuziana
Convidado

Bom Roberta, ficar sedentário não é via de regra tá!
A minha gata mais velha de 13 anos, brinca até hoje! Todos os meus gatos são castrados, alguns ficam mais molengas, mas a maioria dos meus, continuan ativos, alguns até mais!
Doer não dói, mas ela fica com vontada da coisa né? Sem contar que se não cruzar, pode até desenvolver gravidez psicologica, o que é pior!

Como sempre falo aqui no forum, para os interessados em castração, ela evita futuros cancer de mama e útero, e nos machos cancer de prostata!
Sem contar que eles podem até viver bem mais!

Quem sabe ela não esta sem graça, porque voce achou que ela ficou sem graça!
Os gatos sentem o que a gente pensa deles! Se não temos interesse por eles, eles não tem interesse por nós!
Tenho 35 gatos em casa, mesmo os mais molengas, quando resolvo brincar com eles, eles me respondem!  Tente usar o cat nip pra estimular ela!

12-01-2006 22:18:16

Roberta
Convidado

Então Deuziana, a Shiva que é a minha gata castrada é tratada com muito amor e quando eu disse que ela ficou sem graça, é porque perdeu aquela a vontade de brincar que ela tinha. A diferença após a castração foi muito notável e acabei ficando com dó, pois ela parecia ser mais feliz.

Trato as minha gatas como filhas mesmo pois elas são e nunca me desinteressei pela Shiva porque ela não brinca. As duas são tratadas iguais. Tenhoo certeza de que não passo nehum sentimento negativo a elas, pelo contrário só passo muito amor.

A questão que eu coloquei aqui foi em relação aos benefícios e malefícios da castração, principalmente a questão da mudança do comportamento do gato. Quase não se vê esse assunto.

Elas tem vários brinquedos com o cat nip, tenho playground, mas a Shiva brinca muito pouco , mesmo estimulada e isso foi após a castração. De toda forma eu agradeço a sua dica.

Um abraço - Roberta

13-01-2006 08:54:32

Ana Rodrigues
Convidado

Olá,
eu castrei minha gatinha quando ela tinha em torno de 7 meses também, mas ela já tinha passado por 2 cios... um seguidinho do outro (estava com ovários policisticos). Tadinha como ela sofria e queria um gatinho para ela...
Em um primeiro momento a idéia de castrar pode parecer ruim, mas como a Deuziana já disse, pode trazer muitos benefícios... E se o objetivo não é oferecer à gatinha um gatão... acho que é pior não castrar. Os cios começam a chatear não somente agente, mas a deixar a gatinha perturbada.

Quanto a alteração de humor, posso dizer que a minha continuou meiguíssima, hiper carinhosa e brincalhona. A única diferença que notei é que ela ficou mais tímida com estranhos. Fora isso tudo bem.
O veterinário havia me recomendado que eu esperasse o primeiro cio pelo menos para que os hormônios pudessem participar de seu crescimento. E correu tudo bem. Mas realmente não dava para não castrar...

Espero que ajude,
boa sorte e ron rons,
Ana

13-01-2006 09:31:02

Daniela
Convidado

Oi Roberta,

Não é sempre que o gato engorda, para de brincar, passa a dormir mais, etc.

Castrei 5 gatas e nenhuma delas teve comportamento e peso afetados... Continuaram a brincar normal. Uma até continuou tendo "cios" e passou a brincar bem mais.

Abs,
Daniela

13-01-2006 09:31:13

Allan
Convidado

Olá Roberta,

Como disse a Deuziana, tem gatos que, após castrados, até brincam mais. Foi o que aconteceu no meu caso. Meu gato que já brincava bastante, ... , 'estranhamente' ficou 'eletrizado'. não mudou em absolutamente nada.
Contudo, conheço casos em que gatos castrados, ficaram medrosos, bravos, calmos, carinhosos, gordos, sedentários, etc, etc, etc.
Creio que na maioria dos casos os gatos - após castrados - fiquem mais calmos e carinhosos, bem como, criem uma certa predisposição a engordarem ... Mas cada caso é um caso.
Só castrando para saber o resultado. Essa é uma decisão que só vc poderá avaliar ... castrar ou não.
Boa sorte.
abs

13-01-2006 09:41:51

Deuziana
Convidado

Oi Roberta, não quis dizer que vc trata diferente, mas um simples sentimento, eles percebem!

Vou te contar um CAUSO. Uma amiga minha tinha um siames, lindissimo. Por causa de uma fratura na clavicula, ele teve que amputar um braço. Minha amiga tratave ele, melhor ainda que antes. Não é que o gato teve que tomar antdepressivos???
Ele sentia na minha amiga, aquela angustia dela em ver ele sem um braço!

Beijois

13-01-2006 23:20:54

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.