Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Gata grávida e parto complicado    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Valéria
Convidado

Olá!!!!

Minha gatinha está grávida e sempre ouvi dizer que parto de gato persa é mais complicado pelo fato deles terem a cabeça grande. É verdade?
Minha gata é persa, pet e ela é mignon, pequena. Estou preocupada. Fui ao vet semana passada e lá tinha uma gatinha  com um gatinho entaladado. ela nem miava direito, de tão fraquinha. Ela era vira-lata. Isso pode acontecer com a minha?

12-01-2006 13:14:56

Cia. do Gato Persa®
Convidado

Olá Valéria,

Sim, os partos de gatos persas devem ser acompanhados de perto.
Temos um artigo sobre gestação em nosso site e seria interessante vc dar uma olhada, está na seção de artigos em português.
É preciso deixar o veterinário avisado, mesmo que vc não precise dele, pois é bem comum criarem à noite ou de madrugada!
Não há como dizer ou saber se ela criará bem ou não, esperamos que sim.
Por isso sempre faço ultrassom, para ver se todos os gatinhos estão vivos,pois se houver algum mortinho é melhor saber como lidar com isso. Também fico sabendo se estão em posição correta para nascer, o que significa não tr surpresas na hora do nascimento e também fico sabendo mais ou menos quantos bebês há, assim não fico esperando nascer mais sem ter ou ao contrário.!
É só contar os dias certinhos e esperar que ela procure o local para criar, e não adianta tirar ela do local, é melhor deixar, pois se vc tira, elas demoram mais a criar!

Mais dúvidas, escreva-nos!

Abraços

/\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
http://www.ciadogatopersa.com.br
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®

Prestigie nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop

12-01-2006 16:06:55

Deuziana
Convidado

Oi Valeria!
Vai mais uma dica: se esse seu vet não atender a noite, procure um, de antecedencia, caso seja necessário! Se ela realmente tiver problemas no parto, depois pense na castração!

Fique de olho, eu ja tive que sair de madrugada na correria! E em outras vezes, em caso de parto virado, eu mesma fiz o parto! Nessas horas tem que ser bem calma, e saber o que esta fazendo! Portanto, procure um hospital 24 horas e deixe anotado para o caso da necessidade!
Beijos!

12-01-2006 22:23:35

Valeria
Convidado

Roseli e Deuziana

Muito obrigada por responderem! Eu lá li o artigo sobre gestação e estou tentando me preparar.Minha gatinha não quer ficar na cestinha que escolhi pra ela.....então espalhei mais agumas pra ela se decidir.
Eu tenho outra consulta marcada com o vet na semana que vem, vou conversar com ele a respeito de horários.Ele me falou que geralmente se aplica uma injeção se a gata está com dificuldade. é verdade? é seguro?
Também já vou procurar um vet 24 horas, sei que tem um aqui por perto.
E o macho, pode ficar com ela ou tenho que mantê-lo longe? Ele não desgruda dela....tá sempre do lado dela lambendo a cabecinha dela.
Quanto tempo depois do parto posso castrar minha gatinha?

Abraços

Valeria

12-01-2006 23:54:06

Cia. do Gato Persa®
Convidado

Oi Valéria,

O macho pode ficar com ela, mas quando ela tiver os filhotes, é melhor separar, pois as f~emeas ficam com receio que queiram roubar os filhotes e mesmo ele sendo carinhoso, gatos gostam de brincar e o pai pode querer brincar com as bolinhas de pelo, não é uma boa idéia! A não ser que vc realmente tenha certeza que não correrá riscos.
Vc não deve induzir o parto com injeção não, deve esperar que dentro dos 63/65 dias após a ruza ela criará.
A Injeção é aplicada quando, a gata começa a tr contrações e no erído de até 3 horas depois das contrações, ela não consegue criar, também em casos quando a gata começa a criar, um, dois e ainda tendo mais bebêss na barriga, ela não consegue expulsá-los.
Mas isso só o veterinário (caso vc precise) é que vai dizer.
Aqui já aconteceu, uma gatinha que temos começou a ter contrações mas nada de criar, em duas horas de contrações nada, levei na vet que aplicou a injeção, é a OCITOCINA, dentro de 20 minutos o beb~e começou a nascer, o que acontecu é que ele era grande demais e não passava, os outros beb~es dela pra salvar tivemos que fazer cesárea.
Uma outra gat,criou 2 e parou, a mesma coisa, tinha contrações, se virava, miava, mas que nada, levei no vet, ele também aplicou, dentro de 40 minutos os dois que estavam na barriga praticamente escorregaram, nasceram um atras do outro.
Então, veja, a injeção funciona quando é preciso, mas nós sempre levamos no vet quando é preciso, já tenho tudo pronto pra correr, caixa de transporte, panos, tudo.
A quantidade aplicada é um mínimo, bem pouquinho mesmo.
Mas esperamos que sua gatinha não precise de nada disso.
vc deve ficar com ela enquanto cria, pois as vezes a gata se atrapalha e não corta o cordão, mas a maioria corta, come toda a placenta que vc deve deixar,pois é proteína pura!
Qualquer coisa, escreva mais. Tire suas dúvidas para ser uma boa avó! (risos)
Lembre que  vc não deve dar banho nela estes dias, nem por 30 dias depois, qualquer estress pode suspender o leite. Dê ração de filhote misturada na dela pra aumentar o leite e seria interessante dar probiótico também.

Abraços

/\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
http://www.ciadogatopersa.com.br
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®

Prestigie nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop

13-01-2006 07:19:34

Deuziana
Convidado

Oi Valeria, se optar por castrar a gatinha, espere o desmame! Mas tome cuidado com o macho, ela pode engravidar logo em seguida!

13-01-2006 23:26:24

Valeria
Convidado

Olá Roseli

Não sei como vou conseguir separar meus 2 gatinhos, eles não se desgrudam! E estou tendo outro problema com o macho, ele está fazendo xixi nas cestinhas que separo pra gata! Já fez isso 3 vezes! O que eu faço????
Eu preferia castrá-lo já, mas meu marido quer esperar os gatinhos nascerem.....
Eu não dei vermífugo pra minha gata, nem imaginava que ela estava grávida, pois é o quinto cio que ela cruza e só agora aconteceu....dou só depois que os gatinhos nascerem? E ração de filhote ela NÂO quer comer de jeito nhenhum, nem misturando com a dela....ela come royal canin exigent.....tem problema?
Amanhã ela vai de novo ao vet e dou mais notícias!
Abraços

Valeria

18-01-2006 22:32:50

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.