Limpeza e Remoção de Tártaro em Felinos

 

 

A gata da foto é a Portezuello's Aurora  of Nicolle Tot (Prue), uma das matrizes do Gatil Nicolle Tot. A remoção do tártaro e a limpeza de seus dentes foi feita no dia 30 de Outubro de 2006, data esta, em que ela estava com 5 anos. Como ela foi adquirida com 3 anos de idade, esta foi a primeira vez que foi feita a limpeza.
A Pru já estava apresentando um hálito ruim há algum tempo, para evitar problemas foi feito o tratamento anterior com o produto  HALIGENIC  SPRAY.

NOTA: A forma dental definitiva compreende 30 unidades de dente totais, aos quais se distribuem da seguinte forma:

A cada lado do maxilar: 3 incisivos, 1 canino, 3 premolares e 1 molar
A cada lado da mandíbula: 3 incisivos, 1 canino, 2 premolares e 1 molar
 

Não houve nenhum tipo de procedimento em termos de alimentação ou medicamento no caso dela, porque não foram constatadas nenhum tipo de infecção ou inflamação.
Caso houvesse uma gengivite, por exemplo, a remoção do tártaro somente seria feita, após o uso de um medicamento por 3 dias consecutivos.

No dia e horário marcados, levamos nossa gatinha para o Dr. Sérgio Yukio Yokosawa, veterinário responsável pelo diagnóstico e tratamento, para efetuar o procedimento.

                          Acompanhe abaixo, através das fotos o passo-a-passo deste incrível trabalho.
                                             Para ver ampliada, clique diretamente sobre a foto.
 


Com a sala do centro cirúrgico pronta para iniciar os procedimentos, a gata já está preparada recebendo soro. A utilização do soro neste caso se dá em função da anestesia geral que ela receberá. A anestesia é ministrada em pouca quantidade através do soro e várias vezes. A anestesia geral não é para o gato ficar desmaiado, mas necessária para mantê-lo sonolento e o veterinário poder manusear e trabalhar sossegado, sem riscos de mordidas!


 


 

 


É possível identificar a presença de tártaro nestas placas amareladas que aparecem nos dentes.
É mais comum nas presas, mas no caso da Prue, as placas estavam nos molares.


 

 

 


O veterinário utiliza uma "pinça" odontológica para a remoção.  O trabalho é semelhante à limpeza em dentes de humanos, é preciso colocar certa "força" em alguns momentos!
Não é utilizado o famoso "motorzinho" porque no caso dos gatos (diferentemente dos cães e humanos) o uso da máquina acaba por afetar o esmalte dos dentes. Ela somente é utilizada em casos onde o dente já está com infiltração.


 


 


 


É normal aparecer sangue enquanto há o procedimento, pois o tártaro começa na parte do dente que está sob a gengiva. Neste momento, o veterinário já tem à mão, a gaze que utiliza para a limpeza e estancamento do sangue.


 

 

 


Após a remoção do tártaro de um lado da boca, o veterinário utiliza um equipamento com um tipo de  "pincel" na ponta e que é molhado em uma substância para finalizar a limpeza e dar brilho!


 

 

 


O procedimento continua até que os dentes fiquem perfeitamente limpos!
Abaixo mostramos alguns dos pedaços do tártaro que foram removidos.


 

 

 


Uma última repassada para conferir todos os dentes e pronto...vejam como todos estão totalmente brancos!
Um detalhe importante é que, assim que o tratamento chegou ao final, no mesmo instante já foi possível sentir a diferença no odor do hálito.


 

 

 

 

O texto na íntegra e as fotos aqui publicados são de autoria exclusiva da Cia. do Gato Persa®.
É terminantemente proibida a reprodução parcial ou total sem prévio consentimento!

roseli@ciadogatopersa.com.br