Artigos 

 

Cuidados na Gestação

 

 

 




Henriette Shadow of Nicolle Tot

     
  A concepção  
 

A gestação da gata tem um período curto, porém para as gatas é como se ficassem 9 meses. Os cuidados devem ser dobrados, pois não estamos falando somente de um felino, e sim vários, às vêzes dois, às vêzes 5,6... As gatas aparentemente ficam iguais, estas fotos foram tiradas quando nossa Henriette estava com 30 dias de gravidez.

 



 

 

Nós marcamos o dia do Cio, bem como o dia em que cruzou. Neste caso a data foi dia 28 de Fevereiro de 2004. É importante acompanharmos a evolução da gravidez, desde a sua concepção, pois se assim não for, não saberemos qual a data em que os filhotes nascerão. A gata pode cruzar um dia e no outro dia cruzar novamente. Deve ser contado a partir do último dia que ela cruzou.
Não se deve deixar que a gata cruze vários outros dias, pois poderá acontecer dos filhotes nascerem em dias diferentes e assim não se tem controle das datas, além de prejudicar sua saúde.
Muito importante e um detalhe que as pessoas muitas vezes se esquecem é que quando a gata cruza, alguns dias depois deve-se ministrar uma dose de vermífugo. É o vermífugo que vai auxiliar os bebês a não nascerem com vermes, pois depois que nascem, aos 15 dias é a vez dos bebês tomarem a dose de vermífugo!

Também não se deve esquecer de vacinar a gata na fase do cruzamento, depois não! (vacina que se usa normalmente nos gatos), é preciso conversar com o veterinário para que ele possa explicar qual é a vacina a ser aplicada na gata. Esta vacina protege a mãe e os filhotes de doenças durante o período de gestação e que pode acarretar problemas sérios posteriormente.

     
  A alimentação  
 

As gatas prenhes ficam muito mais carentes de afeto, e com mais fome,claro.

Nesse momento, podemos aproveitar para reforçar a sua alimentação.

Assim que verificamos que a gata está prenhe, podemos alterar a sua alimentação.
A ração ( que deve ser de excelente qualidade ) pode ser substituída de adulto por ração de filhotes. Pois a ração para filhotes contém vitaminas e certa quantidade de elementos que farão mamãe e bebê ficarem saudáveis e auxilia na produção do leite. Essa ração pode ser ministrada até 60 dias depois do nascimento do filhote. É o tempo que a mamãe ainda estará amamentando e o filhote começará a se alimentar da ração também.

 
 
   
 

Além da ração, inserimos em seu cardápio frango desfiado com algum legume como cenoura ou chuchu, além de algum tipo de verdura para a digestão: rúcula, almeirão ou escarola.
Sempre tomando cuidado para não dar muito alimento úmido e ter assim uma possível diarréia.
OBS:
(essa alimentação não é obrigatória, nós apenas estamos fornecendo informações de nossa experiência, com o aval de nosso Veterinário responsável)

     
 



 

A gata por ter mais gatinhos para alimentar, normalmente come mais, então não se pode esquecer de deixar o seu comedouro e sua vasilha de água sempre cheios. A água deve ser fresca, nunca gelada e deve ser trocada 2 vezes por dia.

Também é normal que ela engorde, não só pelo fato de ter os filhotes, mas pelo fato de estar comendo mais do que o normal !

  A tosa  
 



 

A gata deve passar por uma tosa que é chamada  "tosa de maternidade" aproximadamente uns 15 dias antes da data prevista do parto. Veja que são tosados os pelos de toda a área da barriguinha até em baixo dos bracinhos e a parte do ânus e sua volta. O pelo dela pode ser mantido (como foi feito aqui ) caso não se queira fazer um corte total nos pelos. A tosa auxilia no parto, pois a quantidade de líquidos e secreções no ato do nascimento, ficam grudados no pelo e é recomendável banho após 15 dias somente.
O banho antes  do parto só deverá ser dado num período de 15 a 20 dias antes do parto, pois a gata sente-se incomodada e facilmente se estressa e este não é um momento em que ela possa nem deva se estressar.

     
  O local de nascimento dos filhotes  
 

 


 
     
 



 

É muito comum as gatas procurarem cantinhos para terem os seus filhotes. Uns dois dias antes da cria, ela praticamente escolhe o local, e não adianta mudarmos par o local que nós queremos, afinal a mãe é ela!
Conhecemos casos de gatas que criaram dentro de armários, em cima da cama de seus donos, atrás do fogão e outros tantos lugares "diferentes".
O importante é que  o local da escolha seja preservado para que ela não tenha que sair justamente no momento do nascimento. Uma solução é ter preparado um local escurinho, como uma caixa (gatos adoram caixas de papelão) e ir acostumando ela a ficar nesta caixa. É necessário também ter alguns panos rigorosamente limpos para deixar que absorvam os líquidos e secreções advindos do nascimento.

     
  O nascimento dos filhotes  
 



 

O nascimento dos filhotes acontece de forma natural. Quando nascem bem e sem ajuda, não é necessário um veterinário, mas se percebermos qualquer problema, é preciso ter um profissional à disposição para que nem mãe nem filhos corram riscos.

No dia 29 de Abril de 2004, com 61 dias, nossa linda Henriette  criou seus filhotes. Nasceram 3 filhotes saudáveis e fortes. Na fotos é possível ver que logo após o nascimento, depois que a mãe os limpa lavando muito, já procuram as tetinhas da mamãe.
A mãe, por sua vez, algumas horas depois (parto natural) levanta-se para comer e beber águam mas volta rapidinho para seus nenéns ! É sempre verificar se a mãe, ao se ajeitar na caminha, não fica em cima de algum filhote.

     
 

Nesta foto vemos como a limpeza dos pelos da barriguinha é necessária. Os 3 filhotes têm à disposição leite à vontade. Sempre é interessante verificar se as tetinhas estão com leite.
A partir de agora é uma nova vida que se inicia para eles! São novos cuidados, vermífugos, vacinas, ração de qualidade e muito carinho!



 

     
 



 

     

Envie-nos sugestões e artigos para que possamos publicá-los em nossa seção